Peixe Piau sempre sozinho no meio dos outros

Aquário Natural para flutuar em Bonito


O melhor de Bonito é a experiência de flutuar em uma nascente e ser levado por seu curso natural. Um momento único dedicado à observar o mundo subaquático em seu ritmo próprio. No Rio da Prata é mais incrível e também mais difícil como relatei anteriormente. Então hoje conto sobre o Aquário Natural, a minha segunda opção em preferencia é indicada para crianças, deficientes e quem não sabe nadar.

Inclusive, no meu grupo havia uma pessoa com fobia em mergulhar e o atendimento do instrutor com ela foi impecável. Além de não deixar o problema dela atrapalhar o nosso momento, ficamos todos emocionados quando ela superou a dificuldade e chorou como uma criança feliz com a conquista.

Nenhuma outra flutuação será tão colorida e cheia de vida como o Aquário Natural. Pode parecer ter menos peixes à primeira vista, mas eles estão ali escondidos na vegetação e podem surpreender a qualquer momento. O percurso tem mais troncos e resíduos por causa das plantas, o que não afeta a cristalinidade da água, apenas parece ser mais natural em relação às outras.

Veja opções de  ingressos
e transfer na região

Aquário Natural é a mais colorida das flutuações
Aquário Natural é a mais colorida das flutuações

Flutuação no Aquário Natural

Ao chegar no horário marcado e com o voucher em mãos, será chamado pelo instrutor que irá orientar e guiar durante todo o passeio. Os grupos tem no máximo 9 pessoas e neste dia éramos 7. Nos deram equipamentos, trocamos de roupa e fomos para a piscina. Ali acontece o treino e teste da máscara e snorkel. Como o instrutor percebeu que apenas uma pessoa tinha dificuldades, deu mais atenção a ela, mas isto não foi um problema até porque todos os outros já haviam feito flutuação antes.

A trilha de 500 metros até a nascente do rio Baía Bonita é a próxima etapa. Logo na entrada passamos pela ducha para tirar o cloro da piscina, protetor e repelente. Os mosquitos estarão à espreita e quanto mais rápido cair na água, melhor. A proibição de produtos químicos ou oleosos faz parte dos critérios de sustentabilidade aplicados no destino.

No início não tem correnteza, começa alguns metros depois e nos ajuda a seguir em frente. O rio é raso e o trajeto é curto, cerca de 800 metros dentro da Reserva Ecológica Baía Bonita. Se ficar cansado, pode pedir carona no bote que nos acompanha ou auxílio do instrutor na água.

Ao final, outra trilha de 1500 metros passa por cachoeiras e tirolesa no Rio Formoso, além de um espaço com animais locais como anta, macacos e pássaros. Pode parar um tempo ou continuar até o restaurante, afinal flutuar dá muita fome. Quem quiser pode continuar aproveitando os espaço de lazer até  o fim do dia.

A duração mínima do passeio é 2h30 e vale combinar com o Balneário Municipal por ficar bem próximo. Outro lugar pra flutuação ou curtir a piscina natural repleta de piraputangas. Os dois atrativos ficam cerca de 7 km de Bonito e estão entre as opções mais perto da cidade.

Piraputangas
Piraputangas

Veja mais fotos do Aquário Natural de Bonito:

Área das piscinas para treino
Área das piscinas para treino

 

Os peixes não se deixam tocar, mas chegam muito perto
Os peixes não se deixam tocar, mas chegam muito perto

Buffet variado com tempero caseiro no almoço
Buffet variado com tempero caseiro no almoço

 

Muitas piraputangas
Muitas piraputangas

LEIA O RELATO DA FLUTUAÇÃO NA BARRA DO SUCURI

 

Tome Nota Aquário Natural

Ingresso: garanta o seu voucher para o Aquário Natural comprando agora na TOURON. No valor do passeio esta incluso o armário nos vestiários, equipamentos de mergulho (roupa e bota de neoprane, colete salva vidas, máscara e snorkel) e dois guias. Um acompanha o grupo do bote e outro flutua junto. Lembrando que é obrigatório comprar antecipadamente em agências de viagem e os valores são tabelados.

Durante a flutuação: preste atenção em tudo que o instrutor falar e jamais bata pés ou toque no fundo. Isso estraga a visão de quem está vindo atrás porque a terra sobe imediatamente tirando a boa visibilidade da água.

O que levar na mochila: roupa de banho e roupa íntima pra trocar, toalha, câmera a prova d’água, hidratante, casaco e repelente pra usar na saída.

Dica para mulheres: leve pente, shampoo, creme sem enxágue e saia com o cabelo arrumado.

Acesse o texto guia que ajuda a planejar a viagem para Bonito.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.