Aluguel de carro em Miami

Aluguel de carro em viagem internacional


Adoro a liberdade e o cenários das viagens de carro. Não à toa, aqui no Territórios têm diversos artigos e guias com dicas sobre o tema. O que o leitor não deve saber, é o fato de eu nunca ter tido veículo próprio e até minha carteira estar vencida!!! Sempre conto com a família ou providencio aluguel de carro junto com amigos que curtem pegar a estrada . Por um tempo até tive vontade de economizar para comprar um e não depender dos outros, mas quando avaliei toda a despesa e incomodação… desisti e gastei o dinheiro viajando.

Desculpe a sinceridade, mas acho as pessoas viciadas pela falsa comodidade de ter veículo próprio. Com algumas exceções, dá pra ser virar bem utilizando transporte público, carona compartilhada e, se colocar na ponta do lápis, nem sai tão caro o aluguel de carro. Inclusive, depois do Uber, várias pessoas começaram a concordar comigo e se libertaram desse consumismo baseado mais em status do que real utilidade.

Voltando ao título deste artigo, alugar um carro para viajar é super simples, mas exige alguns cuidados que podem trazer vantagens e economia. Principalmente para quem não está acostumado ao serviço. A seguir, separei em tópicos os detalhes para ficar atento.

Aluguel de carro em viagem internacional

Antes de providenciar o carro, precisa pesquisar as seguintes informações:

  1. Confirme se o país aceita a CNH brasileira ou faça a PID

    O Brasil tem acordo de reciprocidade com diversos países para aceitarem a nossa Carteira de Motorista (CNH), mas alguns exigem a Permissão internacional para Dirigir (PID). Clique no link em vermelho para saber como fazer e onde é aceita. Afinal, as próprias locadoras só liberam o veículo conforme as regras do país. Para ter uma ideia, minhas amigas não conseguiram alugar nem quadriciclo na Grécia por não portar a PID. 

  2. Conheça legislação e regras de trânsito do país a ser visitado

    Em alguns países a mão é esquerda, em outros as leis são severamente cumpridas e há aquelas onde as regras são ignoradas. Nesse último caso, eu prefiro contratar um motorista local como relatei neste texto sobre Bali.

Pesquise com antecedência

Se não há problemas nos itens acima, é hora de pesquisar disponibilidade e quanto maior a antecedência, maior será a economia. Isto porque os carros com melhor custo benefício, acabam primeiro, além do risco de sobrar somente os que não atendem as suas necessidades e custam mais caro. 

Um jeito prático de encontrar o veículo mais indicado, ou o mais econômico, para viajar é usar um buscador. Rental Cars é o maior comparador de aluguel de carro do mundo e faz parte da mesma holding Booking.com. No site pode comparar preços e disponibilidade de diversas locadoras no mundo todo em um só lugar e ali mesmo fazer a reserva. Eu já aluguei da Hertz, Localiza, Alamo e empresas locais diversas vezes. O site é confiável para fazer a transação, mas a qualidade do serviço ou do carro é da locadora. Portanto, se não gosta de uma marca, pode escolher entre várias outras.

Entre as vantagens da Rental Cars estão:

  • programar para retirar e devolver em destinos diferentes;
  • o pagamento pode ser feito na hora da retirada, mas por ser fora do Brasil, o IOF será cobrado no cartão de crédito internacional;
  • diversas opções de filtro como avaliações, marcas e tamanho. Definir por depósito caução ajuda a encontrar valores menores e assim não comprometer o limite do cartão de crédito durante a viagem. Saiba mais no tópico retirada;
  • cancelamento gratuito;
  • atendimento por telefone e email em português. Visite a página de ajuda da Rental Cars para saber mais detalhes;
  • encontre a locadora mais próxima do seu hotel pelo mapa.
Busca por aluguel de carro em Santiago
Busca por aluguel de carro em Santiago

Como usar o site Rental Cars

  1. Clique neste link Rental Cars e preencha o destino, datas e horários conforme a sua viagem e clique no botão Pesquisar.
  2. As opções de veículos e locadoras serão mostradas para você escolher. Comece escolhendo o modelo e em seguida clique em Mostrar todos os carros conforme local de retirada.
    • Se ainda parece confuso por ter muitas opções, use o filtro conforme suas preferências;
    • Se há dúvida sobre em qual locadora retirar, pode usar o mapa para encontrar a mais próxima do seu hotel, por exemplo.
  3. Clique me Ver Oferta e siga as orientações do site para finalizar a reserva.
    • Leia com atenção os itens inclusos e as resenhas deixadas pelos consumidores e pegue as dicas a seguir.

Dicas na hora da reserva

Escolha quilometragem livre para ter liberdade de ir e vir sem se preocupar com taxas extras.

Fique atento ao horário da locação para não correr o risco de cancelamento ou pagar taxas extras na devolução.

Os carros sempre são retirados com tanque cheio, já a devolução pode ser determinada em contrato. Se escolher Tanque Cheio ou pagar o valor do combustível estabelecido pela locadora, não precisa se preocupar em abastecer antes de entregar, mas o valor pode ser mais caro do que abastecer no posto mais próximo. 

Escolha o modelo conforme o seu estilo de viagem e quanto pode pagar por ele. A oferta é vasta e agrada desde o viajante solitário, os amigos aventureiros e pode até ser super romântico. Apenas não esqueça de pensar no espaço para as malas, principalmente se a ideia é fazer compras.

Clique em termos do aluguel para se certificar de quais serviços esta adquirindo na reserva.

Defina o local de retirada. Carros pegos no aeroporto podem ser mais caros, por outro lado, é comodidade e economia no transfer. Se optar por devolver em destino diferente, faça o roteiro ao contrário do mais procurado. Por exemplo, alugar um carro em Perth, na Austrália, para devolver em Sydney, custa bem menos porque a maioria das pessoas faz o caminho inverso e deixa os veículos em Perth.

Foto de Gardênia Rogatto sobre aluguel de Carro em Santiago até o Vale do Colchagua
O mais prático para chegar às vinícolas do Vale de Apalta, no Chile, era alugar um carro

Geolocalização

As locadoras costumam oferecer o GPS e cobram por isso, uma dica para economizar é levar um chip internacional no celular. Além de ficar conectado e usar diversos aplicativos úteis na viagem, acaba custando menos que a taxa de aluguel do aparelho. Clique no link vermelho para ver os planos, saber como funciona e contratar o serviço. O chip é entregue na sua casa aqui no Brasil e funciona em mais de 200 países. Outra opção é baixar o Google Maps offline no seu celular, ele vai mostrar os caminhos sugeridos para circular como o carro, mas sem dados do trânsito em tempo real.

Seguro do carro

Em geral, estão inclusos no serviço seguro contra roubo, batidas, danos ao veículo e determinadas tarifas. Verifique as coberturas inclusas no aluguel de carro ou contrate conforme necessidade. Entre as mais recomendadas está a proteção para terceiros que, em alguns países da América do Sul, é a obrigatória Carta Verde.

Se o seu cartão de crédito oferece o seguro do carro ao utilizar esta forma de pagamento, saiba que apenas o básico estará incluso. Geralmente, funciona com reembolso, ou seja, se der perda total ou um dano grande, vai gastar uma grana e demorar para ter o dinheiro de volta. Verifique com atenção o que esta incluso na cobertura oferecida no seguro grátis do cartão.

Outro detalhe importante é não confundir o seguro de carro com seguro viagem. O segundo dará assistência para sua pessoa e seus pertences pessoais e não está incluso no oferecido pela locadora. Clique no link para entender como funciona, pegar o cupom de desconto e tirar suas dúvidas com atendente via chat.

Retirada do carro na locadora

Para retirar o veículo, basta apresentar os documentos exigidos no momento da reserva e conferir o que está sendo entregue. Lembrando que os documentos apresentados devem ser válidos até a data de devolução do carro.

É normal pagar uma caução na retirada. Um valor fica retido no cartão de crédito até a devolução e só será confirmado em caso de ocorrências. Se a devolução for como combinado em contrato, o valor será estornado. O lado ruim é comprometer o limite do seu cartão de crédito se este for baixo.

E claro, aproveite os programas de fidelidade e troque pontos do aluguel de carro por milhas para viajar mais.

Confira o estado do veículo entregue

O veículo deve ser devolvido no mesmo estado que foi entregue ou terão despesas extras. Verifique se o tanque está cheio mesmo, se existem arranhões ou detalhes que possam ser cobrados de você após o uso e faça o funcionário da locadora registrar suas colocações.

Confirme se todos os possíveis motoristas foram registrados na reserva

Em viagens mais longas ou quando a maioria dos ocupantes gosta de dirigir, é comum dividir a direção. Mas o seguro cobre apenas se os motoristas registrados na reserva estiverem dirigindo no momento do sinistro. Se for outra pessoa, o locatário será o responsável e deverá pagar por todas as despesas de um imprevisto. Cadastrar mais motoristas implica em taxa, porém, é uma segurança caso o motorista não possa dirigir em algum trecho.

Vista na Cherry Tree Hill
Liberdade de parar onde quiser com o carro alugado em Barbados

Dicas para pegar a estrada

Calcule os gastos de combustível e pedágio

Hoje existem diversos aplicativos e sites que fazem o cálculo de forma bem rápida e ajudam a escolher as melhores rodovias e até o tipo de combustível.

Como funciona o pagamento dos pedágios

É responsabilidade do motorista pagar os pedágios. Alguns países utilizam tecnologia onde tudo acontece de forma automática no momento em que o veículo passa na praça de pedágio. Neste caso, os valores surgem na fatura do cartão de crédito pós viagem e os passageiros nem lembram onde foi. Na viagem pela Flórida foi assim. 

Tenha fácil acesso aos dados de contato das centrais de atendimento do aluguel de carro e do seguro para chamar em caso de imprevistos. 

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.