Guatambu

Almoço harmonizado na Guatambu


Tomar um bom vinho já um prazer e se for na terra onde ele é produzido melhor ainda. Agora imagina incluir neste contexto um churrasco típico em cenário de fazenda, uma estância do vinho e um dia ensolarado… Quem viaja para o Pampa Gaúcho pode aproveitar tudo isto e mais um tour, na vinícola que vem recebendo muitos elogios, durante o almoço harmonizado na Guatambu.

Visita guiada na Guatambu

Era uma manhã de sábado, no início do outono, quando cheguei a vinícola para uma visita guiada antes do esperado almoço. Começou com caminhada nas vinhas ouvindo uma introdução aos tipos de uva e plantação até se juntar a outros grupos para percorrer todo o processo de produção dos vinhos e espumantes produzidos pela Guatambu. Dois especialistas respondem perguntas e vão contando curiosidades por mais de uma hora até alcançarmos o restaurante.

Restaurante no interior da Guatambu
Restaurante no interior da Guatambu

O almoço harmonizado na Guatambu

Um amplo espaço tinha as mesas organizadas pelo nome da reserva e ao fundo um argentino preparava a parrilla auxiliado por ninguém menos que o proprietário da vinícola. Um dos diferencias do Pampa Gaúcho é ter o privilégio de falar com os donos e ver a satisfação que eles tem no seu trabalho. Esposa e filha também estavam envolvidas no evento e esbanjavam simpatia e elegância conversando com todos os presentes.

O público predominante era gaúcho da região e da capital, mas encontrei famílias de mineiros e paulistas encantados pelo lugar e ansiosos para provar a culinária gaúcha. E como eu já esperava, a qualidade dos alimentos estava impecável. Isto porque tudo vem da região, carnes, legumes e vegetais frescos acompanhados por vinhos finos.

A entrada tinha os pimentões que eu adoro
A entrada tinha os pimentões que eu adoro
 

Cada prato e bebida foram apresentados no seu tempo com recomendações para saborear da melhor maneira. E isto fez diferença quando provei o vinho Épico e não achei tão bom em um primeiro momento. Então disseram para mastigar o cordeiro antes de beber, fiz e a sensação foi muito melhor, um realçou o sabor do outro e caiu perfeito no meu paladar.

O menu

Guatambu Rosè Brut
Guatambu Rosè Brut

CHECK IN

Temper cheese de ervas finas e galletas

Espumante Poesia do Pampa Brut

ENTRADA

Linguicinha parrillera com pimentões grelhados recheados com queijo provolone

Rastros do Pampa Cabernet Sauvignon 2013

PRATO PRINCIPAL

Cortes de cordeiro e entrecot de carne hereford na parrilla

Arroz com amêndoas e espumante Poesia do Pampa Brut

Batata doré, feijão campeiro e saladas

Rastros do Pampa Tannat 2014

Épico (vinho alta gama – uvas Tannat, Cabernet Sauvignon, Merlot e Tempranillo)

SOBREMESA

Sorvete de creme com calda de vinho Rastros do Pampa Cabernet Sauvignon

Guatambu Rosé Brut

Produtos à venda
Produtos à venda

Depois da refeição, a maioria se dirige para a loja e aproveita os bons preços e produtos exclusivos com a marca da vinícola. Outros vão para rua curtir o sol, a paisagem ou um passeio de charrete. Nos dias mais frios, o churrasco é feito no tradicional fogo de chão ao ar livre que deve aquecer até a alma dos visitantes.

E depois de lagartear um pouco no sol, lá pelas das 3 horas da tarde, peguei o carro para continuar o meu ROTEIRO PELO PAMPA GAÚCHO.

  • CURIOSIDADE
Desde a última segunda-feira, Guatambu se tornou a primeira vinícola brasileira a utilizar somente energia limpa fornecida pelos painéis solares localizados na propriedade. 
Jardim ao redor da casa
Jardim ao redor da casa

Se gostou da ideia, apenas é preciso se programar porque este é um evento mensal que exige reserva e planejamento na logística pra chegar até lá. Localizada no município de Dom Pedrito, 446 quilômetros de Porto Alegre ou 258 quilômetros do aeroporto mais próximo, a Vinícola Guatambu é a mais preparada de toda a região dos Vinhos da Campanha para receber turistas e apreciadores. Além destes eventos especiais, a loja fica aberta ao público diariamente e o tour ou degustação com tábuas de frio acontece sob agendamento.

Família Hermann Pötter

Família Hermann Pötter
Leia o guia onde e quando quiser
Leia o guia onde e quando quiser

Aproveite que RS é um excelente destino para viagens de carro e alugue o seu no site da Rental Cars.

Se prefere ter todo o conteúdo sobre a Rota Farroupilha para consultar durante a viagem e ainda ter sugestão de roteiros com mapa interativo detalhado, adquira o guia Guia RS Rota Farroupilha.

Tome Nota Guatambu

A VINÍCOLA GUATAMBU fica 15 km distante de Dom Pedrito. A agenda de eventos, bem como valores e contato para reserva, são informados pelo site.

A visita guiada é opcional e tem custo adicional.

Como chegar: é preciso estar de carro ou contratar agências de Pelotas, Bagé ou Porto Alegre que organizam excursões para visitar as vinícolas e incluem esta atração. A estância aparece na beira da estrada BR 293, entrada à esquerda de quem vem de Dom Pedrito no Km 265.

Onde dormir: recomendo a hospedagem no HOTEL ALEXANDRE, em Dom Pedrito. Fica em um prédio com mais de 100 anos de história que acabou de ser reformado e tem um café da manhã delicioso. Na rua Barão do Upacarai 1055.

Touca e blusa de proteção na visita guiada

O almoço foi cortesia.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chame via WhatsApp