Praia Grande

A tranquila Praia Grande

Não é praia, muito menos grande, mas é um destino imperdível para explorar os canyons de verdade. Dali partimos para adentrar nas imensas fendas dos paredões mais exuberantes do Brasil, nos Parques Serra Geral e Aparados da Serra.

Read in English

Vista na pousada Aracema
Vista na pousada Aracema

O que ver e fazer em Praia Grande

Praça no centro da cidade com decoração natalina
Praça no centro da cidade com decoração natalina

A tendência em Praia Grande é olhar para cima e se encantar com as montanhas que nos convidam a percorrer os seus caminhos. É a parte dos parques onde a vegetação tem mais vida, os rios tem um cheiro forte e as trilhas pedem banhos em piscinas naturais e cachoeiras o tempo todo.

O município catarinense é repleto de cachoeiras e rodeado por zona rural. No centro tem a praça, a Igreja e comércio de cidade pequena.  Em dezembro estava todo enfeitado para o Natal. Chamava a atenção uma mesa com guloseimas de verdade servida para os bonecos de Papai Noel, estava no meio da praça sem ninguém tirar um pedaço sequer.

Enfeitada para o Natal
Enfeitada para o Natal 
Cachoeira Leite Moça
Cachoeira Leite Moça
O guia Paulinho explicando tudo
O guia Paulinho explicando tudo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Além das trilhas (Rio do Boi e Malacara) tem opções de rapel, canyoning, bóia-cross, cavalgadas e contemplação da natureza como o passeio PANORÂMICA DOS CANYONS. Dentro de um carro, e em paradas estratégicas, passamos a manhã vislumbramos vários canyons, plantações e balneários ouvindo histórias e explicações do guia.

É uma opção diferente para quem está curtindo a praia em Torres (distante 36 km) ou explorando as bordas dos canyons em Cambará do Sul (distante 42 km). Quem vem da praia basta cruzar o rio Mambituba, que divide os estados, e quem vem de Cambará precisa descer a serra por uma estrada de terra.

Em Praia Grande encontramos infraestrutura e conforto depois de tantas aventuras. Ainda nos preparamos  para continuar as atividades no dia seguinte com uma bela noite de sono e excelente café da manhã.

Plantação de fumo
Plantação de fumo

Tome Nota Praia Grande

Quarto na pousada
Quarto na pousada

HospedagemPOUSADA ARACEMA está em um lugar privilegiado ao lado da fenda do Itaimbezinho. Tem uma vista maravilhosa e traz muita paz com o silêncio que só é interrompido pelo canto dos pássaros. As acomodações são novas e ambientadas conforme a natureza da região. Cada quarto tem uma decoração diferente e um jardim interno ligando todos eles.

Refeições: Aproveite para saborear as comidas típicas da região como pinhão, mel, queijo, salame, carne e frutas da estação.

No RESTAURANTE MALACARA provamos um delicioso bife com molho de nata, fritas, arroz e feijão que trouxe à tona lembranças de comida caseira feita com muito carinho. Um sorvete de frutas ao rum e a vista para o Malacara completaram o clima nos deixando muito à vontade. 

Bolo de chocolate
Bolo de chocolate

CAFÉ RURAL foi uma experiência divina. Logo após 8 horas de trilha, famintos, nos deparamos com uma mesa lotada de pães, doces, tortas, frutas, queijos, sucos e muito mais. Tudo feito com alimentos naturais produzidos no local. O atendimento também nos cativou. Os donos que nos servem e gostam de um papo, desde que alguém puxe assunto. Não abre diariamente, é preciso agendar pelo telefone 48. 91011113 ou email werypk@hotmail.com 

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.