stopover

9 roteiros para aproveitar o stopover em El Salvador


Em recente viagem a América Central, descobri o programa chamado Stopover El Salvador. Um incentivo do governo local, junto com o trade turístico e a Avianca, para fomentar o turismo nacional. Agora todo viajante que faz conexão ou escala no Aeroporto Internacional de San Salvador pode aproveitar o stopover para passear até 48 horas sem pagar impostos.

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

Leia todos os artigos sobre o El Salvador

AGILIZE SUA VIAGEM
Lembre o seguro viagem! Pegue o cupom de desconto

Leve o chip internacional com Internet desde o Brasil

Falta reservar hotel? Veja onde nos hospedamos

Quer dirigir neste cenário? Pegue as dicas para alugar um carro no exterior

Quer agendar passeios e transfer agora? Use a Get Your Guide ou saiba como funciona

https://www.instagram.com/p/BQjRHCKjgCN/

O que é stopover? Clique para saber...

Stopover é quando você compra uma passagem com escala e pede pra descer no destino intermediário, por um ou mais dias, antes de continuar a viagem. Eu nunca usei, mas meu irmão mora na Austrália e tem aproveitado o stopover pra conhecer novas cidades sem precisar gastar tanto com passagens aéreas. Na última vez ele fez Perth – São Paulo com escala em Abu Dhabi, ficou dois dias passeando por lá e pagou o mesmo valor do que seria vir direto para o Brasil com horas de espera durante a escala no aeroporto.

Por El Salvador ser um país, de paisagens exuberantes e riquíssima cultura ancestral, que pode ser percorrido em pouco mais de quatro horas, vejo uma excelente oportunidade de conhecer um novo destino. Claro que é pouco tempo pra todas as boas opções que o país oferece. Eu passei cinco dias e em quinze não teria feito tudo, mas os passeios são curtos e a distância máxima é 200 quilômetros, sendo 20 minutos da cratera de um dos vulcões ou 20 quilômetros da praia mais próxima.

Roteiros para aproveitar o stopover em El Salvador

Faça aula de surf em um dos melhores picos do mundo

Aula de surfe em El Tunco com pôr do sol de brinde
Aula de surfe em El Tunco com pôr do sol de brinde

El Tunco está entre os destinos preferidos dos amantes do surf e a região já foi local de campeonatos internacionais. Para compor a paisagem, pedras polidas no lugar da areia, coqueiros, um riozinho e a pedra símbolo dentro do mar. As aulas são com instrutor individual incluindo teoria no chão e prática no mar. Leia no link acima.

Suba na cratera de um vulcão

Cratera de 1,5 km do vulcão San Salvador
Cratera de 1,5 km do vulcão San Salvador

A cratera do vulcão San Salvador (1890 metros de altura) virou o Parque El Boquerón. Local de trilhas para observar aves, a flora e a capital do alto. Na entrada do parque fica o Centro de Interpretação. Ali a história das erupções deste vulcão é contada, sendo a última em 1917. Saiba como foi a trilha no link acima.

Explore o mundo Maia

Sauna mais conservada já encontrada no mundo Maia fica em Joya de Cerén
Sauna mais conservada já encontrada no mundo Maia fica em Joya de Cerén

El Salvador faz parte dos cinco países na rota da civilização Maia e tem um dos sítios arqueológicos mais importantes para desvendar o cotidiano da população. Todos os outros somente revelam sobre nobres e sacerdotes. Joya de Cerén é Patrimônio Mundial da Humanidade eleito pelo UNESCO. Leia no link acima.

Aprecie a culinária salvadorenha

Mariscos e frutos do mar frescos com plátano frito no Acajutla
Mariscos e frutos do mar frescos com plátano frito no restaurante Acajutla

Comer foi uma deliciosa surpresa em El Salvador. Pela variedade em frutos do mar misturados com abacate ou banana frita e a tradicional pupusa. Uma torta compacta feita de milho e muito bem recheada. Enquanto espera o próximo voo pode almoçar mariscos na praia (restaurante Acajutla) ou jantar ceviche de camarão na capital (La Hola Beto’s). Pupusas são encontradas no aeroporto e em cada esquina.

Percorra San Salvador em City Tour

Cemitério com vista perto do Parque El Boquerón
Cemitério com vista perto do Parque El Boquerón

Visite os lugares mais emblemáticos do centro histórico como os prédios ao redor da Plaza la Libertad. E aprecie a vista nos vários mirantes para ver San Salvador do alto e tirar boas fotos.

Passe uma noite nas montanhas ou na capital

Suíte confortável no Sal y Luz Hotel Boutique
Suíte confortável no Sal y Luz Hotel Boutique

Descanse em quartos exclusivos de hotéis boutique e aproveite para descobrir melhor os arredores. MISIÓN DE ÂNGELES, em um ponto alto de Concepción de Ataco, proporcionou o privilégio de acordar pra ver o sol nascer entre vales e vulcões sem precisar sair do quarto. Já o SAL & LUZ, em bairro nobre de San Salvador, tem fácil acesso a diversas atrações e pode ser base para passeios de um dia nas cidades vizinhas.

Aprenda a tingir com anil

Material utilizado no curso para tingir tecido com anil
Material utilizado no curso para tingir tecido com anil

Suchitoto é uma das cidades mais visitadas no país e integrante da Rota Azul. O roteiro leve este nome pela produção artesanal feita com anil para tingir tecidos. É possível visitar um atelier, ouvir histórias, aprender as técnicas e meter a mão na tinta azul até chegar ao tom desejado. Assim pode ter peças únicas criadas você mesmo para levar de souvenir. Veja como foi o meu dia por lá no link acima.

Navegue pelos manguezais

Vulcão Chichontepec visto do Estero Jaltequepe
Vulcão Chichontepec visto do Estero Jaltequepe

Estero de Jaltepeque é um refúgio protegido de aves migratórias e rica fauna e flora nos manguezais. Passeie em lancha por canais estreitos e profundos enquanto escuta as histórias contadas pelo guia e o som da natureza.

Sinta o vapor do maior Ausol da América Central

Água fervente e cheiro de enxofre no solo de Ahuachapán
Água fervente e cheiro de enxofre no solo de Ahuachapán

Observe a água fervendo no solo e o vapor com cheiro forte. Ela fornece energia elétrica e tratamentos medicinais no ocidente do país. Passe o dia no parque spa usufruindo de banhos de lama e enxofre, sauna de vapor natural e piscinas de águas termais. Também tem a vista para vulcões e montanhas nas Termales de Santa Teresa.

Quando e como pedir um stopover?

Stopover pode ser feito sempre que houver escala ou conexão no voo. Mas deve ser previamente solicitado na cia aérea e pode ter custos extras. Em uma rápida busca de passagens na internet, pode ter uma ideia se existe a possibilidade de escala na cidade desejada. Para isso, deve escolher a opção múltiplos destinos (ou cidades, normalmente ao lado da opção só ida) e marcar cada data e trecho por vez.

Escolha múltiplas cidades na busca por passagem aérea
Escolha múltiplas cidades na busca por passagem aérea

O primeiro passo é contatar a cia aérea para ver a possibilidade de stopover e deixar tudo confirmado no ato da compra. Geralmente não é possível depois do primeiro trecho da viagem já realizado.

Como aproveitar o stopover em El Salvador?

Se o seu voo faz escala a partir de 4 horas em San Salvador, pode reservar o passeio que se encaixe no seu tempo e preferencia sem pagar taxa de turista. Quem viaja para outros destinos e reserva uma passagem aérea da Avianca com escala em El Salvador, pode aproveitar até 48 horas no país sem pagar taxas de entrada ou valor a mais pela passagem. Apenas é preciso especificar esta opção com seu agente de viagens ou direto na companhia aérea no momento da compra. As agências de viagem no próprio aeroporto tem programas específicos para este tipo de turista ou pode comprar previamente no site EL SALVADOR STOPOVER. Fiz todo o roteiro com SALVADOREAN TOURS sempre acompanhado pelo guia Eduardo.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

4 comentários

  1. Qual foi o voo que teve stopover em El Salvador? A pergunta é porque me parece serem raros, sei que a Copa tem hub em Panama City e há diversos voos entre América do Nortec, Central, do Sul e Caribe com conexão em Panama, mas como a Avianca é baseda na Colômbia, não faço a mínima ideia de quais trechos têm conexão em San Salvador.

    1. Olá AC Ferreira

      Na época que escrevi este texto estavam promovendo várias rotas com parada em El Salvador, hoje não tenho certeza como esta a situação. Sugiro usar os filtros dos buscadores e marcar com escalas para encontrar esses voos. Meu uso primeiro Google Flights para buscar, depois vou para o site da cia aérea.

  2. Gracias por sus lindos comentarios y las fotos tan bonitas cuando paso por mi bello pais natal. Al igual que usted, cuando yo voy de vacaciones (pues vivo en los Estados Unidos) trato de disfrutas las bellezas turisticas. Me allegro mucho que haya disfrutado de su corta estadia.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.