7 parques para praticar esportes no Arizona

Cerca de 85% dos 295 mil km2 do Arizona é composto por florestas nacionais, parques, áreas de preservação da vida selvagem e reservas indígenas. Ou seja, é o paraíso para quem gosta de se meter no mato, fotografar a natureza ou praticar esportes ao ar livre. O cenário varia dos pinos ponderosa, nas paisagens mais altas, aos gigantes saguaros no Deserto de Sonora ou das belas rochas vermelhas de Oak Creek ao maior canyon do mundo.

Algumas atividades são sazonais, devido às quatro estações bem definidas, com períodos de neve ou ondas de calor. Mas sempre haverá algo no momento da sua visita. Fui na primavera e o clima não poderia ser mais agradável mesmo incluindo chuva e ar extremamente seco. Apenas ruim para os alérgicos ao pólen, o que não era o meu caso.

Passeio de barco no Lake Pleasant
Passeio de barco no Lake Pleasant

Durante uma semana visitei diversas áreas naturais e em sete tive a oportunidade de praticar esportes divertidos, educativos e de dificuldade fácil a moderada. Abaixo deixo fotos e impressões do que vivi por lá, mas é apenas uma amostra entre muitas alternativas encontradas no Estado.

 

Trilha com aula de biologia na Prescott National Forest

Cactos em flores
Cactos em flores

Nas terras mais altas do Arizona, próximo a Prescott, a temperatura baixa e a paisagem muda. Os pinos ponderosa tomam conta, mas os cactos persistem e florescem no meio da floresta. É a zona de transição entre o Deserto de Sonora e o Platô do Colorado. Uma trilha guiada por olhos treinados e experientes foi uma aula sobre pedras, plantas e troncos nativos. Os guias eram voluntários idosos empolgadíssimos e no maior pique para a caminhada. Não havia roteiro, eles paravam quando viam algo interessante (como uma pedra rara expelida por um vulcão a quilômetros de distância caída) ou respondiam com a maior didática todas as nossas perguntas.

Cactos e pedra de origem vulcânica na floresta
Cactos e pedra de origem vulcânica na floresta

[box]São 5 km de trilhas para todas as idades e oferecem atividades educativas para grupos de crianças. Mais informações no HIGHLANDS CENTER FOR NATURAL HISTORY. [/box]

 

Caiaque no Watson Lake Park

Granite Dells e o lago Watson vistos da estrada
Granite Dells e o lago Watson vistos da estrada

Seguindo pela rodovia 89, pedras amontoadas chamam a atenção nas margens de um lago, Watson Lake era o destino do nosso próximo passeio ao norte de Prescott. Em caiaques individuais ou duplos entramos na água gelada rumo à mata fechada e foi fácil remar a favor do vento. Mas na hora de voltar para as pedras… haja braço e força de vontade, ainda bem que a minha dupla não se intimou e vencemos o desafio.

Caiaque em dupla no lago Watson um dos esportes no Arizona
Caiaque em dupla no lago Watson

[box]As pedras incomuns na paisagem são de granito desgastado. São únicas, se chamam Granite Dells e tem 1.4 bilhões de anos.

Aluguei o caiaque na MANZANITA OUTFITTERS e segui pelo lago por mais de uma hora. [/box]

 

Trilha de interpretação no Red Rock State Park

Vinte minutos de carro a oeste de Sedona, as rochas vermelhas de Oak Creek ganharam uma área preservada e centro de educação ambiental. Mais uma vez guiados por voluntários idosos no maior pique, nos aprofundamos mais na história natural do Arizona pela Smoke Trail. Apenas um dos caminhos dos 8 km de trilhas em mata fechada ou campos abertos com as enormes rochas como referência.

Rochas Vermelhas em dia nublado
Rochas Vermelhas em dia nublado

[box]Observação de pássaros, caminhadas em noites de lua cheia e estudos geológicos estão entre as opções de trilhas educativas do parque. Diariamente são oferecidas caminhadas guiadas às 10h ou 14h. Também pode fazer sozinho pegando um mapa no Centro de Visitantes e ir seguindo a sinalização. [/box]

 

Arvorismo e mountain bike no Fort Tuthill County Park

Um parque urbano em Flagstaff proporciona muita adrenalina em desafios no solo ou na copa das árvores de quase 20 metros de altura. A Flagstaff Extreme Adventure montou uma série de vários níveis para a prática de arvorismo. A mais simples é pra crianças a 5 metros do chão. Tem tirolesas, pontes suspensas, pêndulos, escorregadores, escadas e malhas. E foi nesta onde começamos porque nosso grupo era de idades variadas, passamos para a próxima fase, mas não chegamos muito longe porque o tempo era curto. Mesmo assim, foi divertido caminhar nas alturas.

Adrenalina no topo árvores de 5 a 20 metros de altura
Adrenalina no topo árvores de 5 a 20 metros de altura
Trecho final do arvorismo
Trecho final do arvorismo

A pista de mountain bike é a nova atração no parque com três níveis de dificuldade. Esta apenas observei porque fui totalmente intimidade pelo time de profissionais que treinava no local. Deram um show voando entre os pinheiros e voltando pra pista sem perder o equilíbrio.

Ciclista solta totalmente a bicicleta no meio do salto, um dos esportes no Arizona
Ciclista solta totalmente a bicicleta no meio do salto

[box] Agende o seu horário de arvorismo com a FLAGSTAFF EXTREME ADVENTURE.

O parque também tem atividades culturais e estrutura para esportes como arco e flecha, cavalgada, tênis e mais. Veja mais informações no site.  [/box]

 

Pedalada no Grand Canyon National Park

Um jeito agradável de explorar os mais de cinco milhões de anos de história geológica encravada nas fendas do maior cânion do mundo. Pelo menos uma parte do South Rim como já contei no texto BIKE NO GRAND CANYON. Fiz o tour guiado da Bright Angel Bicycles chamado The Yaki Road Tour. Foram duas horas e meia percorrendo 11 km com poucos aclives e declives chegando até 43 metros de elevação pela margem sul do Grand Canyon.

bicicleta grand canyon
Tour de bicicleta no Grand Canyon

 

Esportes aquáticos no Lake Pleasant Regional Park

Um lago artificial de 10 mil acres virou o principal ponto de recreação da cidade de Peoria e deu nome ao parque em pleno Deserto de Sonora. A barragem se transformou em um oásis para quem acampa nos arredores. Já quem observa a paisagem de dentro de um barco, os cactos e a terra seca mais parecem uma ilusão de ótica em meio à tanta água.

Vista do Deserto de Sonora no Lake Pleasant
Vista do Deserto de Sonora no Lake Pleasant

Enquanto eu apenas relaxava dentro de um barco, alguns poucos jet skis e praticantes de wakeboard passavam em alta velocidade em uma manhã de segunda-feira. Se fosse um dia antes estaria tomado de gente curtindo o dia ou praticando esportes, disse o guia quando explicava a história e curiosidades sobre o parque. Com duas marinas, restaurantes e muito espaço, as possibilidades de lazer variam do mergulho com cilindro à pesca; do caiaque à aula de natação; do stand up paddle às trilhas pelas margens, entre outras.

[box] Primavera e verão são as melhores épocas, principalmente para pescar e mergulhar.

Fiz o passeio de barco com a SCORPION BAY e na mesma marina haviam outros serviços de aluguel de equipamentos ou passeios.  [/box]

 

Trilha na lava do Sunset Crater Volcano National Monument

Há menos de 1000 anos um vulcão entrou em erupção e transformou profundamente a paisagem na região entre Flagstaff e Page. As lavas deixaram um rastro visível até hoje nas terras cinza escuras onde, aos poucos, a vegetação volta a crescer. A caminhada de 1,6 km é na beira da estrada e o ponto inicial ou final é a base do vulcão extinto. Passei ali no meio da tarde, porém, como diz o nome, o melhor horário é ao pôr do sol quando ele fica cor de laranja, o que vi apenas em fotos.

Montanhas de areia preta na paisagem
Montanhas de areia preta na paisagem
Lava do vulcão entre os pinheiros
Lava do vulcão entre os pinheiros
Sunset Crater Volcano National Monument
Sunset Crater Volcano National Monument

 

 

 

 

 

 

  • TOME NOTA

O serviço de parques nacionais do Estados Unidos (National Park Service) completa 100 anos em 2016 e organiza uma série de atividades no projeto FIND YOUR PARK.

Veja informações sobre todos os parques nacionais do Arizona no site.

Encontre um parque estadual neste site.

Esta viagem foi uma press trip à convite do Escritório de turismo do Arizona.

Veja o vídeo resumo e índice de posts desta viagem

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais. Fotos de Roberta Martins e Bernie.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site e fotógrafa. Há 11 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo.

Deixe uma resposta