Gili Trawangan em maio

7 motivos para escolher Gili Trawangan


Entre as três ilhas Gili, em West Nusa Tenggara, Gili Trawangan possuí a melhor estrutura para receber o turista. Embora rústica, pequena e o meio de transporte mais rápido seja carroça puxada à cavalo, é um dos destinos preferidos para mergulhar e fazer festa na Indonésia. Fui duas vezes e conto o que mais gostei de fazer por lá com dicas.

Siga @blogterritorios no Instagram

Siga no Instagram    Leia todos os artigos sobre o país

Precisa de seguro? Saiba como comprar online

Leve o chip de dados desde o Brasil para chegar conectado

Tartarugas são vistas com frequência durante o snorkel
Tartarugas são vistas com frequência durante o snorkel

1. Aproveitar snorkel entre as ilhas

O melhor das ilhas Gili é ver a vida em baixo d’água. Um mundo de peixes e corais coloridos formam um jardim mágico bem perto da praia. Só precisa se afastar um pouco da areia pra ter boa visibilidade e curtir o momento. Mas a quantidade de embarcações é grande em quase todos os pontos, por isso, o recomendado é contratar o passeio de barco que para em locais seguro pra a pratica de snorkel nas três ilhas.

Foram três paradas repletas de diversidade marinha, incluindo tartarugas bem de perto. É o passeio mais comum oferecido por todas as agências da rua principal e pousadas. Dura de três a quatro horas e geralmente inclui dois equipamento que devem ser escolhidos e o restante alugado. Escolhi máscara e salva vidas. Para o pé de pato teria que pagar a mais.

Barco para os passeios de snorkel
Barco para os passeios de snorkel

2. Tirar a famosa foto no balanço

Imagens deste balanço tem circulado pelas redes sociais nos últimos anos e foi assim que eu descobri as ilhas Gili. Chegando lá, encontrei quatro balanços utilizados por alguns bares para atrair os clientes, principalmente, na hora do pôr do sol. A fama trouxe as filas e mais balanços foram construídos, por isso, a dica é procurar o menos congestionado como os localizados em frente ao Ombak Sunset. São os últimos para quem vai do centro em direção ao lado direito, tendo a praia em frente.

Balanço no bar Ombak Sunset
Balanço no bar Ombak Sunset

3. Dar a volta em Gili Trawangan de bicicleta

Bicicletas com rodas reforçadas são as melhores para andar na areia
Bicicletas com rodas reforçadas são as melhores para andar na areia

Gili Trawangan tem apenas sete quilômetros de diâmetro facilmente percorridos em uma hora. Quase todo o caminho é pavimentado, exceto pelo trecho mais afastado do centro, onde uma placa recomenda aos ciclistas levarem a bicicleta na mão por cerca de duzentos metros.

O ideal é fazer com calma parando nos lugares pra fotografar ou curtir a praia. Todos os bares e restaurantes tem local para estacionar a bicicleta e ninguém se preocupa em usar correntes de segurança. Alguns locais tem até manobrista. É o meio de transporte preferencial na ilha seguido por andar a pé ou de charrete porque carros não são permitidos. São encontradas para alugar por toda a ilha com preços variados.

 

4. Relaxar na massagem balinesa

Ir à Ásia e não fazer uma massagem é como ir a Paris e não ver a Torre Eiffel, algo impensável. São baratas, maravilhosas e oferecidas em qualquer esquina. Pode mergulhar os pés em aquário de peixes, fazer reflexologia, cuidar apenas das costas ou deixar o corpo inteiro nas mãos dos indonesianos durante uma massagem balinesa. E pra facilitar, tem casas com ofertas conforme o dia da semana. Eu fiz na TROPICA BEAUTY & SPA com uma mulher que literalmente subiu em cima de mim por quase uma hora. O preço? Cerca de 15 dólares.

Festa no barco Samba
Festa no barco Samba

5. Dançar na festa no barco

Festa é o que não falta em Gili Trawangan. Basta caminhar na rua principal para ouvir músicas que dão vontade de dançar e prolongar a noite. Diversas agências de turismo oferecem a festa no barco como passeio durante o dia ou à noite, podendo aproveitar com estranhos ou montar um grupo fechado.

Como estava sempre cansada de tanto aproveitar o dia, a única experiência foi a festa do barco SAMBA fechada para o nosso grupo Trip of Wonders*. Teve pôr do sol nublado, golfinhos, jantar, drinks e música boa (ao vivo e dj) pra se acabar dançando. E quando vinha a canseira, haviam duas rede com pufes pra se jogar ou bater papo. Se começa cedo, termina cedo, mas os mais animados continuaram pelos bares da ilha e confirmaram que a diversão é garantida até altas horas.

6. Brindar ao pôr do sol

Parar tudo o que estiver fazendo para esperar o pôr do sol é um ritual diário em Gili Trawangan. A estrela se esconde atrás das montanhas e vulcões da ilha de Lombok, deixando um rastro dourado até o anoitecer. Logo, os bares melhor posicionados aproveitam o momento incrementando o cenário (como redes, pufes e balanços) e criando atrativos para atrair os clientes. Praticamente todos fazem a promoção de happy hour: compre 1 coquetel e ganhe 2. Brindei no bar da pousada OMBAK SUNSET.

Brinde com coquetel de manga
Brinde com coquetel de manga

7. Fazer a certificação PADI

Este motivo ficou só na vontade porque precisaria de mais tempo em Gili Trawangan. Mas meu irmão viajou com a família em março e passou 15 dias fazendo curso para tirar a certificação. Ele e a esposa fizeram com a DIVERSIA e adoraram a experiência. Estavam com o filho de dois anos e a empresa foi flexível em organizar os horários para que os dois pudessem se revezar entre cuidar da criança e mergulhar. Normalmente não precisa ficar tanto tempo para tirar a certificação e os preços são convidativos.

E Juliana (minha cunhada) teve a mesma dificuldade que eu tive quando tentei mergulhar com cilindro na Grande Barreira de Corais da Austrália (leia aqui). Na Diversia ela disse ter encontrado profissionais muito mais atenciosos que deixaram ela à vontade e segura para respirar em baixo d’água.

Vi tartaruga e mergulhadores no fundo enquanto fazia snorkel
Vi tartaruga e mergulhadores no fundo enquanto fazia snorkel

  • Como chegar
Tem que molhar os pés para embarcar em Gili
Tem que molhar os pés para embarcar em Gili

Gili Trawangan está localizada 2h30 de Bali e 20 minutos de Lombok em lancha rápida sem paradas. Na primeira vez fiz com SCOOT FAST CRUISES parando em três lugares e levou quase 5 horas. Prefira pegar as sem paradas. Todas partem diariamente pela manhã ou início da tarde. E lembre de passar na loja em Gili um dia antes para confirmar a passagem, deixei pra ver de última hora e havia um erro que me fez gastar algumas rúpias pra resolver e embarcar naquele dia. O valor inclui transporte a partir ou para o hotel em Bali, água e lanche à bordo. A viagem costuma ser tranquila, mas com vento forte pode enjoar e demorar mais. Quem faz questão de economizar, deve pegar o ferry até Lombok e lá a lancha rápida, mas leva um dia de viagem.

Veja mais fotos de Gili Trawangan:

Balanço em Gili Trawangan, Lombok - Indonésia

Realidade: filas pra tirar foto no balanço Gili Trawangan Gili Trawangan Gili Trawangan Gili Trawangan Gili Trawangan Gili Trawangan

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tome Nota

Os serviços mencionados ficam na parte central da ilha e são encontrados pelo nome. Basta perguntar.

Onde ficar: não há grandes redes de hotéis em Gili, apenas pousadas na beira da praia, sendo algumas cheias de estilo. Recomendo duas com serviços e preços completamente diferentes. Quem busca tranquilidade, deve se hospedar no lado oposto ao centro ou nas ilhas Gili Meno e Gili Air. As seguintes opções são bem localizadas para quem gosta do agito.

VILA OMBAK é a maior e mais sofisticada com diferentes tipos de cabanas localizadas em ruas como um condomínio fechado e silencioso. Tem piscina, jardins, bicicletas à disposição, serviços diversos e um restaurante com vista para o mar onde todas as refeições são servidas.

DREAM DIVERS é uma escola de mergulho com suítes nos fundos. O quarto é moderno, confortável e com preço excelente. Tem bar e piscina na frente. E não tem café da manhã, mas é cercado de opções em barraquinhas e restaurantes. Os serviços são aula de mergulho e aluguel de equipamento para snorkel.

O que levar: o básico para aproveitar a praia, dinheiro em espécie e repelente. O último é fundamental para suportar os mosquitos e evitar malária.

*Trip of Wonders foi o roteiro organizado pelo Ministério do Turismo da Indonésia para influenciadores digitais promoverem o destino em seus países e Territórios foi um dos convidados.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

2 comentários

  1. eu fui furtado pelo capitão do barco enquanto faziamos snorkel lá…. as tartarugas são legais mas fora isso tem lugares melhores para ir 😉

    então melhor nao levar pertences no barco no passeio… o melhor snorkel da região fica numa ilha no norte de bali perto de java chamada Menjangan… um aquário. Foi espetacular lá recomendo muito

    1. Que ruim Vinicius, comigo foi tudo bem. Mas a melhor praia da Indonésia e da vida fica em Raja Ampat. Ainda vou escrever sobre este lugar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.