CAMPOS DO JORDÃO

Trilhas de São Paulo e o passaporte oficial


Decidi resgatar e atualizar um texto antigo ao saber de uma boa notícia. O projeto Passaporte das trilhas de São Paulo voltou depois de alguns anos esquecido pelo governo, mas não pelos aventureiros. O texto original (leia no final da página) conta como comecei a fazer trilhas no Estado e o que motivou a mim e várias outras pessoas a explorarem a Mata Atlântica ao redor da maior cidade do Brasil. A seguir faço uma introdução e explico como conseguir o novo Passaporte, além disso, trago dicas básicas para começar a praticar o esporte.

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

AGILIZE SUA VIAGEM
Alugue carro para ter mais liberdade

Contrate transfer e tours em agora

Custa quase nada fazer o seguro viagem nacional

Passaporte das Trilhas de São Paulo

A segunda edição do Passaporte das Trilhas de São Paulo convida a conhecer 22 trilhas em 18 áreas naturais protegidas da Mata Atlântica e Cerrado. Nesse novo lançamento, as trilhas estão separadas por regiões turísticas definidas pela Secretaria de Turismo de São Paulo. Algumas são novas, enquanto outras continuam as mesmas e somam mais de 250 km ao total. Antes eram 40, por outro lado, a quilometragem era menor.

O passaporte é um livro de bolso ilustrado com informações organizadas por parques contendo distâncias, mapas, bioma, atrativos, localização e horários de cada uma. Da mesma forma que o anterior, há trilhas para iniciantes, pessoas com mobilidade reduzida e claro, para trilheiros mais experientes. Acima de tudo, os caminhos selecionados possuem demarcação e sinalização específica por razões de segurança. Quem percorre até o final, pode pegar o carimbo na sede do parque da mesma forma que o anterior.

Vista no Parque Estadual Jaraguá, uma das trilhas de São Paulo
Vista no Parque Estadual Jaraguá

Já fiz várias trilhas em São Paulo e entre as 22 recomendadas percorri estas:

  1. Trilha do Silêncio, no Parque Estadual Jaraguá
  2. Trilha da Pedra Grande, no Parque Estadual da Cantareira
  3. Trilha do Rio Sapucaí, no Parque Estadual Campos do Jordão
  4. Trilha da Nascente, no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga

Dicas para escolher qual trilha do passaporte fazer:

  • Verifique a distância a ser percorrida e a variação de altitude;
  • Consulte a previsão do tempo para a época que deseja fazer o passeio;
  • Escolha uma trilha conforme o seu condicionamento físico;
  • Fique atento à necessidade de agendamento ou contratar um monitor e horários de funcionamento do caminho escolhido.
Árvore gigante no Parque Estadual da Cantareira
Árvore gigante no Parque Estadual da Cantareira

Prepare-se para o dia da trilha com essas dicas:

  • Vista roupas adequadas;
  • Nunca faça uma trilha sozinho, contrate um guia ou entre em algum grupo;
  • Se for alérgico, leve medicamentos com instruções para outros ajudarem em caso de emergência;
  • Passe repelente e protetor solar mesmo que não pareça necessário;
  • Use mochila e/ou pochete, evite sacolas, malas e objetos nas mãos
  • É sempre bom estar prevenido, leve lanterna, casaco, capa de chuva, boné, lanche de trilha, água e filtro solar (veja itens indispensáveis nas trilhas);
  • Cuidado ao comer frutinhas, algumas podem ser tóxicas;
  • Traga seu lixo de volta e faça as necessidades contando, no mínimo, 15 passos de fontes de água;
  • Não alimente e mantenha distância dos animais selvagens;
  • Por fim, traga apenas fotos e lembranças.
quero dicas do Brasil

Texto original de novembro de 2012

Read in English

40 trilhas de São Paulo

Grupo na Pedra Grande com vista para São Paulo, Parque da Cantareira
Grupo na Pedra Grande com vista para São Paulo, Parque da Cantareira
Tirolesa em Campos do Jordão
Tirolesa em Campos do Jordão

Quem acompanha minhas viagens sabe que adoro trilhas, mas desde que vim morar em São Paulo (em 2008) não estava encontrando pessoas com o mesmo prazer de caminhar quilômetros em meio à natureza. Então encontrei um fórum na Internet, desconhecidos na selva de pedra procurando companhia para aventuras. Me achei! Já fizemos algumas das 40 trilhas de São Paulo e formamos o grupo Nação Trilheira.

O objetivo atual dos caminhantes é percorrer as Trilhas de São Paulo, projeto bem legal da Secretaria do Meio Ambiente que criou um passaporte com 40 trilhas no Estado. Localizadas em 19 Unidades de Conservação, de 23 destinos diferentes, elas são divididas em dificuldades alta, média e baixa. Em muitas se pode praticar outros esportes como arvorismo, escalada, bicicleta, tirolesa, rapel, rafting, entre outros.

Trilha em São José dos Campos
Trilha em São José dos Campos

O passaporte é um livrinho de bolso bonito com mapas e orientações de cada trilha. Conforme o trajeto percorrido, o caminhante ganha um carimbo na página referente e, a cada nível e dificuldade completado, ganha brindes do Programa Trilhas de São Paulo. Já tenho alguns carimbos e, aos poucos, vou contando por aqui.

O Nação Trilheira se concretizou, principalmente, graças à vontade e organização de Bruna Piovezani e Guilherme Tosetto, o clube não para de crescer contagiando cada vez mais adeptos de todas as idades. Os encontros tem acontecido no último sábado do mês e os destinos são definidos no grupo de discussões que agora está no Facebook e no Mochileiros. Mora em São Paulo e quer participar? Entre no grupo.

Tome Nota: passaporte 22 trilhas de São Paulo

Retire o passaporte nas Unidades de Conservação Estaduais, no Instituto de Botânica e na sede da Secretaria do Meio Ambiente. Esta última somente nas segundas-feiras das 9h às 12h no endereço Avenida Professor Frederico Hermann Júnior, 345. Mais detalhes no site Ambiente SP.

Como acontecia na primeira edição, a cada ciclo de trilhas completas, o aventureiro pode ganhar prêmios, mas é preciso se cadastrar no site acima. Procure a palavra premiação no menu para achar o formulário. 

Veja mais fotos das trilhas de São Paulo:

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » BRASIL » SÃO PAULO » São Paulo » Trilhas de São Paulo e o passaporte oficial
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

115 Comments

  1. Aline Galhardo Reply

    Oi Roberta, adorei o post. Eu gostaria de participar do grupo de trilhas, poderia me adicionar a ele? Estive em Vancouver por alguns meses e criei uma paixao por trekking la, estou encantada e pretendo continuar. Grata.
    (Infelizmente meu e-mail do facebook não é o atual, mas da minha adolescencia [alininha-pink@hotmail.com] )

      • LUIS FELIPE BASTIANI POSSAMAI Reply

        Bom dia! Favor me adicionar ao grupo do Facebook? É o mesmo e-mail que usei aqui. Obrigado!!!

  2. Olá! Gostaria de informações de como comprar o passaporte e participar das trilhas.

    • O link com as informações já não existe mais, agora teria que ver com a Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo pra saber se o passaporte ainda existe. Não moro mais em São Paulo e faz tempo que não faço as trilhas

  3. olá, por gentileza me adicionar ao grupo!
    agradeço desde já!

    Simone

    • Oi Simone, você usa Facebook? Me confirme se o email que cadastrou no comentário é o mesmo usado por lá. Assim posso te adicionar ao grupo que não é mais aberto.

  4. ROBERTO SANTIBANEZ Reply

    Oi….
    Faz um tempo que estava procurando um grupo assim. Quero participar….Como é que eu faço?

    Roberto (sou do Chile)

    • Oi Roberto, você usa Facebook? Me confirme se o email que cadastrou no comentário é o mesmo usado por lá. Assim posso te adicionar ao grupo que não é aberto.

    • Oi Danielle, este email que usou no comentário é o mesmo cadastrado no Facebook? Me avise ou passe o email certo para eu te cadastrar lá, assim receberá a notificação no Facebook porque o grupo atualmente não está visível publicamente

  5. Italo Oliveira Reply

    Olá, boa tarde!
    O grupo ainda existe? Tenho muito interesse.
    Participo de Enduro a Pé a 3 anos e me interessei pelo grupo de vocês. Parabéns!

    • Olá Italo, existe sim, mas esta fechado. Me diga qual email esta cadastrado no Facebook que insiro no grupo e será notificado por lá. Se for o mesmo usado neste comentário é só dizer que uso.

        • Boa noite Felipe, você usa Facebook? Me confirme se o email que cadastrou no comentário é o mesmo usado por lá. Assim posso te adicionar ao grupo que não é mais aberto.

  6. Olá!
    Meu nome é Larissa, adorei o post!
    Meu namorado e eu adoramos fazer trilhas…e ultimamente quase não temos feito….confesso que fomos sucumbidos pela correria de SP nos último meses, e estamos morrendo de saudades das trilhas.
    Adoraria fazer parte desse grupo, se puderem me incluir: https://www.facebook.com/larissa.loriato
    Obrigada! Beijinhos!

  7. Olá Roberta, acho que o grupo no FB nao existe mais, o link está como página indisponível 🙁

    • Oi Tabata, existe sim, está fechado. Me passa o email que usa no cadastro do Facebook que te convido por email. Para o teu endereço não ficar público, escreva no campo email e sinalize o pedido no comentário que vou saber do que se trata

  8. Maiara Lobo Reply

    Olá,
    Acabo de descobrir o site e gostaria de participar do grupo.

  9. Daniel Silva Reply

    Bom dia
    Estou querendo participar de novos grupos, podem me add em grupos de whatsapp

    (11)97645-3153
    Obrigado

  10. Yran Pascoal Eloi Reply

    Boa noite, muito legal, adoro estar em contato com a natureza, poderia me adiconar ao grupo? Muito grato!

  11. Vainer Dias Gomes Reply

    Achei muito bacana o post!!!! Gostaria de ser incluído no mailing!!!
    Muito obrigado!!!!!

  12. Ana Maria Alves Reply

    Ola pessoal tudo bem ? meu nome é Ana Maria, adoro a natureza, e gostaria
    de fazer parte do grupo, saber mais informações data e horários, das trilhas.
    As fotos são lindas.

  13. boa tarde
    adoro trilhas, a tempos deixei de fazer( uma amiga ligada em aventuras esta morando fora do país).
    gostaria mt de fazer parte do grupo.
    o grupo ainda esta ativo??

    • Boa tarde Cristiane, sim, eu que estou fora de São Paulo e não tenho participado. Procure pelo grupo no facebook que eles organizam as próximas por lá ou as pessoas convidam quando vão fazer alguma. Grupo Nação Trilheira, tem link nos comentários abaixo

  14. Liliana Lavoratti Reply

    Olá
    Gostaria de participar do grupo. Aguardo retorno.

      • Eu tentei procurar no Facebook mas o único que aparece é este:
        https://www.facebook.com/NacaoTrilheira/?fref=ts

        E indo pelo link que você deixou aqui nos comentários não entra de forma alguma, o que aparece é esta informação : “Este conteúdo está atualmente indisponível
        A página solicitada não pode ser exibida no momento. Ela pode estar temporariamente indisponível, o link clicado pode ter expirado ou você não possui permissão para ver esta página.”
        https://www.facebook.com/groups/284654088293780/?fref=ts

        Então, como posso ingressar no grupo?

        • Oi Paula, é o link que passei sim, acabei de testar e entrou no lugar certo. Este que você encontrou é uma página com o mesmo nome.
          Tente procurar por Nação Trilheira grupo nas buscas do Facebook ou tente o link de novo, pode ter sido um problema momentâneo

  15. Natália Varjão Reply

    Olá sou Natália, adorei a matéria, gostaria de participar das trilhas com vocês nos finais de semana disponíveis.
    Aguardo contato, um beijo!!!

  16. Olá.
    Quero fazer trilhas, gostaria muito de participar.
    Como funciona? E Como participar?
    Obrigada.
    Rose

    • Olá Rose, pra ter o passaporte a explicação está no Tome Nota. Vendem o passaporte no Parque da Cantareira onde é um bom lugar pra começar e seguro fazer sozinha a Pedra Branca.

      Para entrar no grupo procura Nação Trilheira no Facebook

  17. Olá, tentei encontrar o grupo pelo link acima e diz que não está disponível.

  18. Luís Antonio Reply

    Eu e minha esposa estamos iniciando nessa atividade, quem sabe poderemos acompanha-los nas próximas, como temos que fazer?

  19. Olá. Quero fazer trilhas e estar em contato com a natureza. Vocês organizam trilhas? Como funciona? E Como participar?

    Obrigada.
    Aparecida Hosoya

    • Olá Aparecida, aqui escrevo relatos e dicas. Procure o grupo Nação Trilheira no Facebook. As trilhas são organizadas por lá e tudo acontece de informalmente.

  20. Pessoal, gostei desse site também amo a natureza e gostaria muito de participar do grupo para fazer trilhas.

    Abçs.
    Joana

  21. Bianca Ribeiro Reply

    Olá! Tenho interesse de participar. Amo Natureza e principalmente fazer trilhas..
    Deixo o meu contato : 011 97558-____

    • Olá Bianca, aqui apenas informo e conto histórias. Para participar procure o grupo Nação Trilheira no Facebook ou Trilhas em São Paulo no mochileiros.com. Praticamente toda semana tem trilhas e o pessoal se organiza nesses grupos.

  22. Rafaela Cavalcante Reply

    Nossa, que demais!! Sou de Fortaleza e moro em São Paulo há dois anos. estou bem interessada em fazer programas que me permitam fugir um pouco da selva de pedra. Por favor entre em contato! adoraria fazer parte desse time!!

  23. Gostaria de participar das caminhadas na trilhas. Aguardo informações. obg

  24. Poliana Seto Reply

    Olá!!! Eu e meu marido procuramos um grupo para começar a fazer trilhas. Gostariamos de participar da próxima! Somo de São Bernardo. Brigada!

  25. Adorei !!! Gostaria muito de conhecer o grupo e se possível participar da próxima!
    Brigadaa!

  26. Fernanda Magalhaes Reply

    Gostei muito da idéia. Estou indo amanha fazer a trilha da Pedra Grande, da Cantareira, com meus alunos. Gostaria de participar do grupo de vcs no face. Obrigada.

  27. Gostaria de ingressar no grupo de caminhadas de vocês.Embora tenha 69 anos, acabo de percorrer 322 km do Caminho da Fé, entre Águas da Prata e Aparecida , em 12 dias , Digo isso, não por vaidade, mas para deixar claro que tenho condicão de acompanhar um grupo de jovens desbravadores e curtidores da natureza, como os que fazem parte dessa comunidade. Aguardo contato; Grato

  28. Embora tenha 69 anos, me sinto em forma para acompanhar qualquer grupo de caminhada, notadamente as de grandes distâncias. Como prova , acabo de percorrer 322 km do Caminho da Fé , entre Águas da Prata e Aparecida, em 12 dias, Digo isso não por vaidade mas para deixar claro que posso acompanhar a cadência dos mais jovens. Quero ingressar no grupo de vocês, se me aceitarem. Abraços

  29. Olá,
    Gostei muito da idéia do grupo. Gosto muito de trilhas e estar junto da natureza.
    Gostaria de participar da próxima.

    Abraços,

    Fabio

Write A Comment