cidades pra degustar cervejas

4 cidades pra degustar cervejas


Você gosta de cerveja? Eu gosto, mas as comuns encontradas em qualquer bar, dispenso. Prefiro as fortes, doces ou amargas, com malte torrado e encorpadas para beber apreciando sem pressa, de preferência com comidinhas pra harmonizar. Algumas viro fã, outras cedo aos amigos após o primeiro gole, por isso, tenho adorado a ideia de degustar e fotografar as que valem a pena. E com essa moda de cervejas artesanais e especiais crescente no Brasil (espero que não seja passageira), variedade é o que não falta. Conto minha experiência em cidades pra degustar cervejas.

Cidades pra degustar cervejas

Vamos as cidades por onde degustei cervejas importadas e artesanais neste último ano:

Cervejas em Bariloche

Dias atrás gastei meus últimos pesos argentinos fazendo um tour pelas cervejarias de Bariloche. No centro, tem várias e dá pra ir provando uma por bar, fui só pedindo as escuras e a preferida foi a Stout, da Cervezaria Antares. Em algumas o preço cai pela metade durante a uma hora do happy hour. Por coincidência, aproveitei a hora mais feliz da madrugada e os pesos renderam ainda mais. Também aprovei as torradas na Bachmann e na Berlina Pueblo, onde descobri que fazer cerveja por lá é uma tradição desde a época da colonização alemã. Só não gostei dos amendoins com casca servidos em todas as mesas.

Cerveja escura na Berlina Pueblo
Cerveja artenanal escura na Berlina Pueblo
 A música ambiente em todas é rock e dos bons.

ANTARES na rua Elflein, 47.

BACHMANN na rua Elflein, 90.

BERLINA PUEBLO na rua Neumeyer, 30.

O happy hour geralmente acontece em dois momentos, lá pelas 19h e depois da meia noite.

Cervejas Curitiba

Cocada Preta, cerveja artesanal da Bier Hoff
Cocada Preta, cerveja artesanal da Bier Hoff

No início de setembro conheci a Micro Cervejaria Bier Hoff em Curitiba, a primeira cervejaria artesanal do Brasil foi uma das experiência do projeto Curitiblogando. Primeiro jantei e bebi algumas especiais no restaurante do Shopping Estação e no dia seguinte foi o tour guiado pela fábrica pela manhã. O próprio cervejeiro nos contou a história da cervejaria desde 2012 até hoje enquanto demonstrava todos os processos e os tipos de cervejas produzidas ali. Ao final teve a degustação bem gelada direto do tanque de armazenamento e visita à lojinha com embalagens promocionais. A minha preferida foi a porter Cocada Preta, escura misturada com coco e cacau.

Mestre cervejeiro na Bier Hoff
Mestre cervejeiro na Bier Hoff
Cerveja direto do tanque no tour cervejeiro
Cerveja direto do tanque no tour cervejeiro

 

As cervejas da BIER HOFF estão presentes em vários endereços na cidade e o Tour Cervejeiro acontece aos sábados ou por agendamento.

 

 

Cervejas em São Paulo

São Paulo é o lugar mais fácil do Brasil para encontrar cervejas do mundo todo, mas um evento bimestral tem feito sucesso nos últimos anos – a Confraria Radisson Faria Lima. A cada edição os especialistas da Bier & Wein trazem um conjunto temático de bebidas harmonizadas com delicias preparadas pela chef Lourdes Bottura, do restaurante Badebec. Fui convidada a participar em abril e adorei o astral, a música, as comidinhas e algumas cervejas como a italiana Baladin Isaac. E o bom é poder comprar as preferidas com preços especiais ali mesmo.

As cervejas que experimentei na Confraria do Radisson Faria Lima
As cervejas que experimentei na Confraria

A próxima edição será agora em outubro e trará as cervejas históricas 1795 (República Checa), HB Dunkel (Alemanha), Tempelier (Bélgica), Speakeasy Big Daddy IPA (EUA), La Trappe Isid’or (Holanda) e Baladin Super (Itália). Todas relacionadas a momentos históricos, como a alemã HB Dunkel, a primeira cerveja a ser fabricada pela Hofbräu, e a holandesa La Trappe Isid’or, que homenageia o frade que iniciou a produção da marca, Isidorus Laaber.

Degustação de cervejas no Radisson Faria Lima
Degustação de cervejas no Radisson Faria Lima (foto divulgação)
CONFRARIA RADISSON FARIA LIMA

Quando: na sexta-feira 23 de outubro das 19h às 21h.

Onde: Avenida Cidade Jardim, 625, Itaim Bibi

Quanto: R$ 75, com direito a 150 ml de cada cerveja apresentada mais seis miniporções de acepipes.

E para os viajantes ou quem não quer voltar pra casa dirigindo, o Radisson Blue Faria Lima é um excelente hospedagem em São Paulo.

RESERVE AQUI | CONSULTE VALORES

Cervejas em Cape Town

Na Cape Town famosa pelos vinhos, fez parte do roteiro oferecido pelo órgão de turismo da cidade, uma tarde percorrendo cervejarias. Da gigante Newlands Brewery (fundada em 1820 e fabricante da Castle, Hansa e Black Label) à artesanal Devil’s Peak (uma das mais conceituadas do país) passando pela caseira preparada por um morador do subúrbio em sua própria casa. Lamento informar, mas não gostei de nenhuma e a última foi a pior de todas e a que eu mais tive que degustar! Por ser um hábito cultural, é uma ofensa não beber quando te oferecem e aconteceu no Soweto, Lobamba (Swazilândia) e Khayelitsha em menos de um mês!

Degustação de cerveja artesanal na Devil's Peak
Degustação de cerveja artesanal na Devil’s Peak
Morador de Khayelitsha é músico e nos recebeu em sua casa pra beber cerveja
Morador de Khayelitsha é músico e nos recebeu em sua casa pra beber cerveja

Já o passeio vale a pena por conhecer os processos em proporções gigantescas da Newlands, viver o astral descolado da Devil’s Peak e ter a oportunidade de entrar na casa de uma família local e se encantar por suas histórias. Aquela cerveja medonha, também é um jeito deles se comunicarem com seus ancestrais, foi uma alternativa quando o álcool era proibido na época do Apartheid e existe todo um ritual na hora de compartilhar a bebida.

DEVIL’S PEAK na Cecil Road, Salt River.

NEWLANDS BREWERY na 3 Main Road, Newlands.

O André fez este tour comigo e adorou, principalmente porque bebeu toda a minha cota. Ele conta a experiência detalhada no Viagem Criativa.

Bebida caseira que dizem ser cerveja na África do Sul
Bebida caseira que dizem ser cerveja na África do Sul

Tem outras cidades e cervejas pra indicar? Conta nos comentários para eu procurar e experimentar também.

Se gosta de visitar fábricas de bebidas, vai gostar dos artigos:

O melhor lugar para beber em Búzios

Fábrica Mount Gay Rum em Barbados

Cachaças e cachoeiras em Paraty

Fotos de Roberta Martins e divulgação Radisson Faria Lima.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

1 comentário

  1. Post mais delicioso dos últimos tempos! haha

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.