fbpx
Roteiros em Aguascalientes

3 Roteiros em Aguascalientes


Roteiros para conhecer a cultura e a história de Aguascalientes.

Read in English

Roteiros em Aguascalientes

Palácio do Governo
Palácio do Governo


Roteiro 1

Comece pela PRAÇA DA PÁTRIA. É junto deste local que se localizam a catedral Basílica, o palácio do governo e o monumento à independência do país.

Catedral Basílica
Catedral Basílica
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A CATEDRAL, que teve sua obra iniciada em 1704 e inauguração em 1894, submeteu-se ainda a outras melhorias até os anos de 1950, como a construção das torres. De estilo barroco e neoclássico, é nesta igreja que se encontra a imagem da Virgem da Assunção, patrona da cidade.

Prédio civil mais antigo de Aguascalientes, construído no século XVII, o PALÁCIO DO GOVERNO, é aberto ao público, que pode circular pelos pátios internos compostos de 111 arcos e de inúmeros balcões e escadarias. Além disso, é possível conferir um pouco da história do país e do estado por meio dos murais distribuídos pelo espaço e pintados pelo chileno Oswaldo Barra Cunningham.

Interior do Palácio do Governo
Interior do Palácio do Governo

Inicialmente concebida para ostentar a estátua do rei espanhol Carlos IV, foi a imagem de seu filho Fernando VII que figurou na coluna comemorativa até o período da independência. Posteriormente, em 1896, passou a integrar ao monumento a figura da águia devorando a serpente, símbolo da bandeira mexicana. Ao longo do século passado, foram somados novos elementos arquitetônicos, conferindo, assim, maior importância à coluna e a praça.   

Roteiro 2

Rua Venustiano Carranza
Rua Venustiano Carranza

Uma das principais ruas do centro histórico e recentemente restaurada, a VENUSTIANO CARRANZA sintetiza todo o espírito do começo do século, com casario de pitadas barrocas e neoclássicas, muitos jardins internos, fontes e luminárias rebuscadas. É no final desta rua que também se localiza outro importante roteiro da cidade: o jardim e o templo de San Marcos, origem do bairro de mesmo nome.

Porta do jardim de San Marcos
Porta do jardim de San Marcos

 

 

 

 

 

 

 

 

Roteiro 3

As origens do jardim e do TEMPLO DE SAN MARCOS confundem-se com a própria história de Aguascalientes. Isto porque também foi a partir desse espaço que a famosa Feira de San Marcos surgiu há mais de um século e que ocorre anualmente, entre os meses de março e abril. Explore os caminhos do jardim e se encante com as diversas esculturas que homenageiam alguns dos personagens que fizeram parte deste lugar.  

Jardim de San Marcos
Jardim de San Marcos
Templo de Santo Antõnio
Templo de Santo Antõnio

 

Outros lugares que vale a pena visitar no centro histórico:

RUA ZARAGOZA, com o Templo de Santo Antônio, também restaurada recentemente.

CASA DE LA CULTURA, mais importante centro cultural que tem uma programação que inclui cursos, exposições e shows. Fica no centro na rua Juan Domínguez 214.

Tome Nota

Clima: Se depender do tempo, você vai aproveitar a cidade o ano inteiro, pois a chuva só aparece durante dois meses, no período do verão, sem comprometer qualquer passeio. O clima é agradável, média de 18 graus durante o ano. 

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Carol Leal

Carol Leal

Jornalista, doutora em Ciências Sociais pela PUC-RS. Não se considera uma mochileira, mas nem tão pouco uma "piriguete dos embarques"... podemos dizer que planejamento e pechincha em viagens é com ela mesmo. Seis meses antes já tem tudo programado: da passagem reservada ao mergulho cultural para não fazer feio nas interações. Claro que isso não evitou uma série de "pagações de mico" e outras histórias hilárias, o que deu um tempero extra às diversas aventuras. Para Carol, viajar é como uma terapia... é um encontro com o auto-conhecimento, de vislumbrar novas sensações, experiências e amizades para toda a vida.

1 comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.