Passeio de barco no Rio Tocantins

3 Encantos na Chapada das Mesas

Voltei a Chapada das Mesas em junho e uma das novidades é a atividade três em um oferecida pelo receptivo Cia do Cerrado. O roteiro 3 Encantos une a bela trilha Mirante da Chapada, um piquenique no Refúgio do Raiz e passeio de barco no Rio Tocantins até o sol se pôr atrás das chapadas.

Começa de manhã cedo logo após do café da manhã que deve ser reforçado. A trilha não é difícil, mas faz calor, tem pouca sombra e a hora do almoço vai depender do ritmo do grupo. Embora tenha um lanche de trilha para repor as energias. Conto agora como foi cada um dos 3 Encantos.

Chapada das Mesas
Chapada das Mesas

3 Encantos parte 1: Trilha Mirante da Chapada

São 10 quilômetros de caminhada pelo Bioma Cerrado com várias oportunidades de vistas panorâmicas para a Chapada das Mesas. Na verdade, o melhor lugar para entender o nome dado à região. São várias formações rochosas em formato de mesa, todas cobertas de vegetação verde nessa época do ano.

O início é subida pela areia fofa em caminho demarcado até o ponto onde observamos os Pilares da Chapada por diferentes ângulos. Trecho chamado Trilha dos Pilares. Depois seguimos pela Trilha Segredo das Pedras até a beira do primeiro penhasco. A partir deste ponto, paramos em vários mirantes e buscamos araras. Elas fazem ninho nos paredões e costumam dar revoadas bem perto. Infelizmente, não consegui registar nenhuma, porém, vi algumas.

Trilha na parte mais alta
Trilha na parte mais alta
Plantando uma árvore no cerrado
Plantando uma árvore no cerrado

Durante todo o trajeto, os guias Beto e Wellington vão dando explicações sobre a fauna e flora do Cerrado Brasileiro nos fazendo tocar e sentir os cheiros das plantas. Inclusive tem o momento salvar o planeta, onde a cada duas pessoas plantamos uma árvore em uma zona degradada. 

Tesão na Pedra da Tartaruga
Tesão na Pedra da Tartaruga

Voltamos pelo mesmo caminho e entramos na van rumo ao próximo atrativo.

3 Encantos parte 2: piquenique no Refúgio do Raiz

Ao chegar ao Refúgio Raiz, trocamos por veículos 4×4 e fomos até as margens do Rio Raiz. Neste ponto escondido, o rio é um córrego de águas rasas e refrescantes para renovar as energias e escapar do sol do meio dia. Enquanto curtíamos o banho, o ambiente à sombra e o nosso lanche eram preparados para o nosso descanso. Sanduíches, sucos naturais e frutas para comer à vontade sentados na areia com pés na água ou nas cadeiras trazidas para o nosso grupo.

Piquenique no Refúgio Raiz (crédito Ângela Barros)
Piquenique no Refúgio Raiz (crédito Ângela Barros)

3 Encantos parte 3: passeio de barco no Rio Tocantins

Um passeio de voadeira pelo Rio Tocantins para ver as formações rochosas da Chapada das Mesas por outro ângulo e como silhuetas. O rio demarca a divisa do sul do Maranhão com o Tocantins. Ficamos navegando hora em um Estado, hora em outro até alcançar a Pedra Encantada. Ali perto fica o Jalapão, no entanto, as estradas são tão terríveis, que o melhor caminho é ir até Palmas e então seguir para o Parque Nacional.

Vista no Rio Tocantins
Vista para a Chapada no Rio Tocantins

O guia contou que a região foi alagada após a construção de uma barragem próxima e isto acabou com as várias praias existentes por ali. Restaram ilhas alagadas, copas das árvores e pontas de pedras como a Pedra Encantada. Onde paramos para um mergulho e saltos para quem não tem medo de altura, nem de aranha. Eu tenho e, geralmente, enfrento um ou outro, os dois juntos não consegui. Já os guias deram um show de coragem.

Siga @blogterritorios no InstagramSiga no Instagram
Salto da Pedra Encantada
Salto da Pedra Encantada

As aranhas estão ali quietinhas na rocha e até cedem espaço para quem escala. No meu caso, desastrada e de biquíni, já me imaginei pisando em uma e sendo atacada pelas outras. Me contentei com o mergulho e foi delicioso. Água densa e correnteza forte, mas tranquilo se ficar próximo ao barco.

Pôr do sol atrás das chapadas
Pôr do sol atrás das chapadas

As cores do dia foram mudando e fomos chamados a subir na voadeira para ver o pôr do sol no caminho e volta. Saindo na hora certa, pegamos ele se pondo atrás das chapadas. Para completar o cenário lindo e diversificado do passeio 3 Encantos, um céu estrelado e temperatura agradável no trajeto até o porto de Carolina.

SAIBA ONDE SE HOSPEDAR NA CHAPADA DAS MESAS

Volta para Carolina com céu estrelado
Volta para Carolina com céu estrelado

Tome nota 3 Encantos na Chapada das Mesas

O passeio 3 Encantos é organizado pelo receptivo Cia do Cerrado. Agende pelo site. Lanche de trilha, almoço e transporte entre os lugares estão inclusos. 

O que levar: água, roupas leves, roupa de banho, tênis de trilha, boné e protetor solar.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais. O passeio foi cortesia.

Veja mais fotos do passeio 3 Encantos:

Trilha do Mirante da Chapada das MesasTrilha do Mirante da Chapada das MesasRodovia principal para Carolina bem pequena perto do tamanho das rochas Uma das paradas para ver aráras Rio Tocantins Rio Tocantins

Aranhas na pedra

Rio Tocantins no passeio 3 Encantos Rio TocantinsPor do sol no Rio TocantinsFruto tingui, usado pra fazer sabãoParece um pé de grau de cafe, mas Pau SantoTrilha do Mirante da Chapada das MesasTrilha do Mirante da Chapada das MesasRio Tocantins e a Pedra Encantada

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site e fotógrafa. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.