Punta del este

11 motivos para curtir Punta del Este


Depois de explicar como é passar a alta temporada e o réveillon, trago os motivos para curtir Punta del Este. São 11 sugestões de passeios com dicas de hospedagem e alimentação.

11 motivos para curtir Punta del Este

O que ver e fazer em Punta del Este

Na parada 7 da Praia Mansa, Punta del Este, Maldonado - Uruguai
Na parada 7 da Praia Mansa

1. APLAUDIR O NASCER E O PÔR DO SOL

Adoro esses lugares com vistas privilegiadas para os dois momentos mais lindos do dia. Em Punta o sol nasce no mar e se põe no rio, basta estar no lugar certo e na hora certa. Madrugue na Ponta do Emir ou no monumento Los Dedos e aproveite para fazer fotos sem a presença de pessoas. O final do dia será disputadíssimo em qualquer ponto da praia Mansa, principalmente em frente a ilha Gorriti. Saiba onde são as melhores posições  para estar no final do dia aqui.

 

La Mano, ou Los Dedos, sempre lotado de gente na alta temporada
La Mano, ou Los Dedos, sempre lotado de gente na alta temporada

2. MONUMENTO LOS DEDOS

A obra do artista chileno Mario Irrazábal, se transformou em um dos símbolos de Punta del Este. A fama trouxe um monte de gente querendo fazer fotos, principalmente na alta temporada, e eu só consegui o cenário totalmente vazio no amanhecer (veja aqui).

 

Vista para a praia do Emir
Vista para a praia do Emir
 

3. APROVEITAR AS PRAIAS

A Playa Mansa é a mistura do mar com o Rio da Prata e este é o motivo das águas calmas. A Playa Brava está em mar aberto com ondas agitadas. Ambas têm quiosques e paradores, mas a Mansa tem mais atrações. A Playa del Emir é menor e o agito do mar fica no meio termo entre as anteriores. A Playa de los Ingleses tem o mar perigoso e sem salva vidas, é boa pra se proteger do vento nas pequenas áreas com areia e fazer uma caminhada pela Rambla. O caminho é cheio de pássaros e pedras até chegar ao Porto.

 

Passarelas no Porto
Passarelas no Porto

4. CAMINHAR NO PORTO

O Porto tem astral bem diferente com aqueles iates maravilhosos, bons restaurantes com vista e visitas frequentes de lobos marinhos. Eles e as gaivotas vem em busca de comida seguindo a movimentação dos pescadores. Tem peixe fresco pelas manhãs e pôr do sol no anoitecer. E a Rambla pede uma caminhada a qualquer hora do dia.

 

Casas em Punta del Este são encontradas pelos nomes
Casas em Punta del Este são encontradas pelos nomes

5. OBSERVAR ARQUITETURA DE BEVERLY HILLS E PENÍNSULA

Uma curiosidade é casas não terem números, elas tem nomes e alguns exibidos de forma criativa nas fachadas. Basta caminhar sem pressa e olhar atento pelas ruas menos movimentadas da Península para notar esses detalhes. O bairro Beverly Hills é mais afastado e onde se concentram belas casas com jardins em zona muito arborizada.

 

6. PRATICAR ESPORTES AQUÁTICOS NO RIO DA PRATA OU LAGOAS DA RUTA 10

A combinação águas calmas e momentos alternados de muito e pouco vento propiciam a prática de esportes na água. Vela, caiaque e stand up paddle são os favoritos e na praia Mansa tem até um parque aquático inflável na parada 11. Como alternativa para quem está viajando de carro, tem algumas lagoas passando La Barra e José Ignácio até os limites com Rocha.

Aluguel de barco a vela na praia Mansa
Aluguel de barco a vela na praia Mansa

 

7. PEDALAR

O terreno plano e as ciclovias pela orla convidam as pedaladas. Inclusive correntistas do Itaú ou quem tem cartões Visa ou Master tem regalias na hora de alugar as bicis laranjas. Só complica para quem não tem preparo físico e quer conhecer a Barra, José Ignácio ou Punta Ballena. Estas últimas ficam alguns quilômetros distante.

 

8. SE DELICIAR COM A GASTRONOMIA

Sobre este tema escrevi um texto detalhado com todas as delícias que eu amo comer no Uruguai. E Punta del Este é um ótimo destino para experimentar com ou sem luxo. Em qualquer padaria ou supermercado vai encontrar bons preços para preparar em casa ou levar pra praia. Vai dar água na boca só de ver a vitrine da Les Delices ou sentir o cheiro do Churros Manolo. Lo de Tere é considerado um dos melhores da cidade. E nem pense em jantar cedo, o hábito uruguaio é fazer a última refeição perto da meia noite. Alguns restaurantes mantem a cozinha aberta até as duas horas da madrugada.

Compras feitas no supermercado Tienda Inglesa
Compras feitas no supermercado Tienda Inglesa

 

9. PASSAR NA PONTE LEONEL VIERA

Ao final da praia Brava vai sentir um frio na barriga ao subir na Ponte Ondulada, como é chamada. A Ponte Leonel Viera é o caminho obrigatório pra chegar a La Barra, onde as melhores festas se concentram na alta temporada.

 

10. FAZER FESTA EM LA BARRA

Embora o Porto ofereça boas opções de diversão, o agito maior acontece na praia vizinha La Barra. A aglomeração de boliches (baladas) e pessoas fica perto da Ponte Leonel Viera e só começa a ficar boa a partir das duas horas da madrugada. Fora da alta temporada (entre Páscoa e Natal ), o movimento cai bastante e alguns bares só abrem aos finais de semana e feriados.

 

Entrada da Casapueblo
Entrada da Casapueblo

11. VISITAR A CASAPUEBLO

O ponto mais visitado por turistas não poderia ficar de fora, mesmo também sendo em uma das cidades vizinhas. Casapueblo fica em Punta Ballena. A pequena península no Rio da Prata era uma praia de pescadores que ganhou fama internacional quando o artista Carlos Páez Vilaró decidiu construir sua casa de verão na beira do rio. Hoje é museu, restaurante e hotel com apresentações diárias da Cerimônia do Sol.

Existem mais opções e novidades surgem a cada ano. Porém, indico somente o que eu já fiz e mais gosto ou amigos próximos recomendam. Você pode deixar a sua sugestão nos comentários para aumentar esta lista.

11 motivos para curtir Punta del Este

Tome Nota para curtir Punta del Este

Pra aproveitar todos estes atrativos, o melhor é estar de carro porque o transporte público não funciona bem em Punta del Este. Uma opção é alugar carro (veja com nosso parceiro Rental Cars) ou se hospedar no centro da Península pra percorrer a maioria a pé. Para os mais distantes, tem passeios city tour somente na alta temporada.

Eu sempre me hospedei alugando casas perto da praia Brava e com carro próprio. Para sugestões de hospedagem veja o texto hotéis no Uruguai.

Aproveite que o Uruguai é um excelente destino para viagens de carro e alugue o seu no site da Rental Cars.

Se prefere ter todo o conteúdo para consultar durante a viagem e ainda ter sugestão de roteiros com mapa interativo detalhado, adquira o guia Uruguai de Carro.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.