atrações no rio de janeiro

10 atrações no Rio de Janeiro


Devo confessar que o cenário da cidade maravilhosa me dá uma preguiça… A vontade é ficar sem fazer nada deitada em alguma praia curtindo o visual e vendo a vida passar. Deve ser o efeito do encantamento que exerce sobre os turistas, mas é preciso ser forte, colocar energia no corpo e desbravar a as atrações no Rio de Janeiro a fundo.

Afinal, já são mais de 450 anos de história da metrópole que já foi sede da monarquia portuguesa e de tantos acontecimentos culturais. Entre todas aquelas montanhas tem locais com vistas espetaculares, arquitetura de várias épocas e muita natureza.

AGILIZE SUA VIAGEM
Veja opções de excursões, ingressos e transfer em Búzios, Arraial do Cabo e Rio de Janeiro

Então, separei algumas das atrações que eu mais gosto para incluir no seu roteiro. Inclusive, sugiro fazer a pé o máximo possível. A dica é não fazer sozinho por segurança e para ter com quem compartilhar o momento. Vá em grupo, contrate um guia ou tour porque o melhor jeito de conhecer de verdade o Rio de Janeiro é na companhia de algum morador.

Os cartões postais do Rio de Janeiro em um único lugar
Os cartões postais do Rio de Janeiro em um único lugar

MIRANTE DONA MARTA

O lugar para ter a melhor visão panorâmica do Rio de Janeiro fica no Parque Nacional da Tijuca. São 360 metros de altura com vista para o Pão de Açúcar, Corcovado, Cristo Redentor, Maracanã, Baía de Guanabara e Lagoa Rodrigo de Freitas.

 

Lagos e caminhos no Jardim Botânico
Lagos e caminhos no Jardim Botânico

JARDIM BOTÂNICO

Para relaxar em meio a natureza com alta possibilidade de encontrar tucanos e macacos e se encantar com a diversidade de orquídeas, bromélias e árvores. A visita pede uma passada no chafariz e caminhada na alameda das palmeiras.

Escadaria Selarón rende várias fotos
Escadaria Selarón rende várias fotos

ESCADARIA SELARÓN

Uma intervenção urbana com intuito de homenagear o Brasil transformou a Escadaria do Convento de Santa Teresa na escada mais original do mundo, cenário obrigatório nas fotos de quem visita o Rio de Janeiro. São 215 degraus e 125 metros de comprimento feitos com azulejos coloridos e diferentes. Conheça a história do artista este link.

 

Ruínas do Palacete Murtinho Nobre
Ruínas do Palacete Murtinho Nobre

PARQUE DAS RUÍNAS

Era o antigo palacete onde a vida cultural da elite carioca acontecia antes dos anos 50. Bailes e saraus recebiam convidados ilustres como Villa Lobos e Tarsila do Amaral. Hoje é centro cultural com programação variada, incluindo exposições, apresentações e café da manhã. Localizado no alto do bairro Santa Teresa tem vista para Baía de Guanabara, Morro da Urca e o movimento de aviões do aeroporto Santos Dumont.

 

Agito nos bares próximo ao Largo do Curvelo
Agito nos bares próximo ao Largo do Curvelo

LARGO DO CURVELO

Onde fica a primeira estação do bondinho de Santa Teresa, hoje é rodeada por lojas de artesanato, bons restaurantes, livrarias e o cinema popular, onde os moradores definem os filmes em cartaz. O bondinho não está funcionando, mas a boa notícia é que deve retornar em 2015 com trecho até a Estação Carioca.

 

Prédio histórico se transformou no Museu de Arte do Rio
Prédio histórico se transformou no Museu de Arte do Rio

MUSEU DE ARTE DO RIO DE JANEIRO – MAR

Dois prédios de diferentes estilos unidos por uma cobertura contam a história do Rio de Janeiro através da arte contemporânea. São acervo e exposições temporárias que pode ser confirmadas na programação do site. Inaugurado na zona portuária em 2013, área que está sendo revitalizada e chamada de Porto Maravilha, é passeio perfeito para aqueles dias de chuva.

 

Cúpula no interior do Centro Cultural Banco do Brasil
Cúpula no interior do Centro Cultural Banco do Brasil

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL – CCBB

Complexo cultural em prédio histórico e imponente, oferece cinema, teatro, café e exposições gratuitas o ano todo. Altamente recomendável passar ali quando for ao centro do Rio de Janeiro, mesmo que a exposição do momento não seja interessante ver a arquitetura do prédio vale a visita.

 

Pedalada ao redor da Lagoa Rodrigo de Freitas
Pedalada ao redor da Lagoa Rodrigo de Freitas

LAGOA RODRIGO DE FREITAS

Local muito agradável para andar de roller, caminhar ou pedalar ao redor da lagoa, tanto de dia quanto a noite. E ainda tem boas opções de restaurantes como o árabe para comer com vista.

 

Vista noturna de Copacabana
Vista noturna de Copacabana

FORTE DE COPACABANA

Na ponta da praia de Copacabana fica o Forte de mesmo nome datado de 1914. É para ver o bairro por outro ângulo e caminhar por uma rua arborizada até a cúpula dos canhões no final. Dentro tem museu, cafés e lojas. Incluindo a tradicional Confeitaria Colombo, é filial, mas oferece as mesmas delícias.

 

Foto clássica com o Morro da Urca
Foto clássica com o Morro da Urca

O BONDINHO DO PÃO DE AÇÚCAR

O clássico do Rio de Janeiro fica ainda mais especial se pegar o pôr do sol no Pão de Açúcar. Além da vista para Niterói, Corcovado, Enseada de Botafogo, Praia Vermelha, Copacabana e Baía de Guanabara tem um bosque com saguis e pássaros.

Tome Nota usar

RIO CULTURAL SECRETS oferece vários tours de um dia ou 4 horas com guias fluentes em inglês e português. Os encontros são na Zona Sul ou Centro em pontos determinados pelos clientes. Fale com Fábio ou Alan nos telefones 21 980312692 e 21 22949469 ou entre em contato pelo link acima. 

Este post foi patrocinado, mas as opiniões aqui relatadas são de livre expressão da autora.

Fotos de Roberta Martins e Leandro Gabrieli.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.