Viagem de carro pelo Uruguai

Road trip pelo Uruguai

Se eu fizer a média de quantas vezes fui ao Uruguai, o resultado é, no mínimo, uma vez por ano desde criança. Isto porque nasci a poucos quilômetros da divisa e meus pais são da fronteira. Já fui de avião, de carona, em ônibus, de moto, organizei excursões… enfim, de todas garanto que o melhor jeito é estar motorizada. O país é pequeno, são muitas paradas interessantes, as estradas são boas e nem sempre o transporte público é fácil.

Ainda não fiz todas as rotas possíveis e o meu ponto de partida sempre foi Pelotas (mesmo morando em São Paulo ou Porto Alegre a viagem começa com a parada básica na casa dos pais), mas já tirei dúvidas de muita gente que não é do extremo sul do Brasil. Como o interesse no país tem aumentado bastante, vou responder tudo por aqui em tópicos e deixo o espaço aberto para sugestões e perguntas nos comentários.

Ruta 1 saindo de Colônia de Sacramento em direção à Montevidéu
Ruta 1 saindo de Colônia de Sacramento em direção à Montevidéu

DOCUMENTOS PARA VIAJAR AO URUGUAI

  • CARTEIRA DE IDENTIDADE em bom estado e com foto recente (emitida não mais que dez anos atrás) ou PASSAPORTE válido. Crianças de até dois anos entram com a certidão de nascimento. Importante: carteira de motorista não vale como documento de identidade!
  • CARTA VERDE (explico no próximo ítem)
  • CARTEIRA DE MOTORISTA
  • DOCUMENTO DO CARRO depende do nome de quem está o veículo:

CARRO OU MOTO PRÓPRIO

Se o proprietário do carro estiver presente, basta apresentar os documentos em seu nome.

Se estiver em nome de uma empresa, mesmo que o dono da empresa esteja presente, tem que apresentar o contrato social ou uma autorização da empresa, reconhecida em cartório, para um dos viajantes.

CARRO OU MOTO ALIENADO OU EM NOME DE QUEM NÃO ESTÁ PRESENTE

É obrigatório uma autorização do proprietário permitindo a saída do veículo do país. Deve ser registrada em cartório e pronto, não precisa do registro consular como informado em alguns sites. Custa caro e nunca foi exigido nas minhas viagens.

Se o carro estiver no nome de um banco ou financeira é preciso a autorização da empresa para sair do país com o carro. Peça com antecedência!

  • Deverá constar na autorização de saída do país:

Dados do condutor – nome, número RG e CNH;

Dados do veículo – Marca, modelo, cor, número licença e chassi;

País a que se destina e período de permanência no exterior.

CARRO ALUGADO

Não existe a possibilidade de alugar carros no Brasil para viajar pelos países vizinhos porque as locadoras de carro não autorizam. Para viajar de carro no Uruguai só alugando um veículo no país, no entanto, as locadoras estão nas cidades longe da fronteira como Montevidéu ou Punta del Este. É preciso viajar de ônibus ou avião antes de pegar um carro por lá. De tempos em tempos eu verifico se abriram locadoras em Rivera, Rio Branco ou Chuy para facilitar esta viagem, assim que tiver novidades conto por aqui em primeira mão.

Atualizado em novembro/15 – E tenho novidades! O contato de uma locadora de carros em Melo na fronteira com Aceguá (perto de Bagé). Fale com Gonzalo Ferraro pelo melo@redmulticar.com ou ligue do Brasil 00 XX 598 46424860. Só lembre de dizer que o contato veio pelo Territórios, combinado?

Se optar por alugar um carro em Montevidéu ou Punta del Este, veja valores e faça reservas no site do nosso parceiro Rental Cars.

 

O QUE É E COMO TIRAR A CARTA VERDE

Carta Verde é o seguro contra terceiros exigido para entrar com qualquer veículo no Uruguai. Mas só vale para os outros porque o carro que o contratou não esta segurado por este documento.

Alguns bancos, corretoras de seguros e despachantes providenciam e o valor é determinado conforme o tempo de estadia. Para quem tem o carro segurado no Brasil, o melhor jeito de conseguir a carta verde é ver com o profissional que fez o seguro do carro. Conforme o período da viagem vale contratar o seguro que já inclua a carta verde por um ano. Por exemplo, meus país fazem isso porque viajam com frequência.

Solicite com alguns dias de antecedência ou pague caro com os despachantes na fronteira. No Chuí tem plantão 24 horas.

Ponte faz a fronteira entre Jaguarão e Rio Branco
Ponte faz a fronteira entre Jaguarão e Rio Branco

ATRAVESSAR A FRONTEIRA

Seja qual for a fronteira, pare e vá até a aduana, mesmo que pareça fechada. Tem que pegar o permiso (tipo um visto) carimbado para entrar no país e é obrigatório devolvê-lo na saída para evitar problemas quando voltar. O prazo de permanência para turistas é de 90 dias renovável por mais 90. O procedimento é rápido e sem custo, mas em feriadões comuns aos dois países pode ter fila.

 

COMBUSTÍVEL

Ser mais caro ou mais barato abastecer o carro no Uruguai depende da situação econômica de cada país, eu já vivi os dois momentos e, atualmente, custa o dobro abastecer por lá. Vale aproveitar os postos de gasolina das fronteiras com Brasil e Argentina para encher o tanque. Por outro lado, o mais caro é relativo porque a gasolina uruguaia é pura (não tem misturas) e faz mais quilômetros por litro.

Paisagem na Ruta 1
Paisagem na Ruta 1

REGRAS DE TRÂNSITO

As regras para cinto de segurança, transporte, bebida alcóolica e equipamentos obrigatórios no veículo são as mesmas no Brasil. Mas é comum ver carros uruguaios bem velhos desrespeitando muito a segurança, crianças no porta-malas, pessoas nas caçambas e outros carregando a maior tralha em cima do carro.

Brasileiros devem prestar atenção ao uso do farol de luz baixa, é obrigatório de dia e de noite em áreas urbanas, interurbanas e rurais.

As multas devem ser pagas na hora em que for parado por um policial cometendo alguma infração ou o carro será apreendido. A dica é andar com pesos uruguaios na carteira e respeitar os limites de velocidade, maior causador de multas.

A preferencial nas estradas é sempre no sentido de quem vai para a capital.

E uma dica importante para quem escolhe o caminho pelo Chuy. No trecho da BR-471 que passa pela Reserva Ecológica do Taim tem vários pardais. Como a estrada é pouco movimentada, as pessoas não respeitam o limite de 60 km/h na reserva e são multadas com frequência. Além da multa, é prudente respeitar o limite de velocidade porque tem muitos animais na pista e o estrago pode ser grande.

Paisagem na Ruta 16 que leva a Cabo Polonio
Paisagem na Ruta 16 que leva a Cabo Polonio

 

ROTEIROS

O trajeto depende do tempo disponível e interesse de cada um. As estradas no Uruguai são bem sinalizadas e melhores do que muitas no Brasil, então pode viajar para qualquer lado sem medo.

Nos meses mais quentes a sugestão é sempre pela costa para aproveitar o agito das praias e passar um verão diferente. Nos outros períodos somente Montevidéu e Colônia de Sacramento não parecem cidades desertas. Pra quem gosta de tranquilidade é bom, mas é completamente diferente da alta temporada. As cidades de fronteira são bem movimentadas nas vésperas de feriados e alta temporada, mas apenas em horário comercial.

Também pode atravessar o país e chegar a Buenos Aires em menos de 10 horas, pode conhecer os pampas ou lagoas e voltar pelo litoral ou pode ir direto a Montevidéu, que vale a pena o ano todo. Veja no mapa as cidades que recomendo visitar e algumas rotas partindo de Porto Alegre ou Pelotas.

A minha última viagem de carro pelo Uruguai foi em fevereiro deste ano com minha mãe de motorista e eu de co-piloto. O roteiro foi Chuy, MONTEVIDÉU, COLÔNIA DE SACRAMENTO e PUNTA DEL ESTE na volta. Pensando neste post gravei cenas nas estradas para mostrar como são as rutas 1, 8 e 9.

Tome Nota

As fronteiras com melhor infraestrutura (restaurantes, hotéis e free-shops) são Rivera, RIO BRANCO e Chuy.

Para atravessar o rio Uruguai e chegar na Argentina são três cidades: Paysandu, Fray Bentos ou Colônia de Sacramento (balsa).

O caminho mais curto entre Porto Alegre e Montevidéu é por Rio Branco.

Reserve os hotéis no Booking (passo-a-passo aqui), consiga as melhores taxas de câmbio barganhando com a Cotação (dica aqui) e faça o seguro assistência em viagem utilizando o cupom de 15% de desconto para os leitores do Territórios.

Veja mais experiências em cidades e parques que adoro: CABO POLONIO, PUNTA DEL DIABLO, PIRIÁPOLIS, LAGUNA NEGRA e SANTA TERESA.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais. Fazendo a reserva de hotéis, aluguel de carros e seguro viagem pelos links fornecidos você colabora com as despesas do site.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site e fotógrafa. Há 10 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo.

251 comments

  1. Oi Roberta! O Uruguai tem outros lugares bem legais em Salto, onde há um complexo termal muito bom! Por aí se encontram desde hotéis All inclusive até pousadas. Também perto de Minas, para os que gostam de curtir a natureza, está o Salto del Penitente com paisagens lindas e Village Serrana. Este último é um povoado com casas ideais para passar algum fim de semana no inverno.

    1. VILLA SERRANA! Não Village hehe

    2. Eu sei, esta na lista. Preciso passar em Mello e seguir para o interior do Uruguay. Vamos?

      1. Estou te esperando!

  2. Olá tudo bem ? Eu vou fazer uma viagem ao Uruguai, eu gostaria de arrendar uma (chacara, fazenda, area) para criar gado, tem aguma imobiliária ou empresa para indicar por la ?

    1. Imobiliária de Campo não tenho, mas deve ser fácil encontrar na Internet ou chegando lá

  3. Oi Roberta!
    É possivel ingressar no Uruguai através da Barra do Chui?
    Parabens pelo site!
    Felipe

    1. Oi Luis Felipe, obrigada.
      É possível sim, mas tem guardas pedindo a mesma documentação que na Aduana. A estrada é de terra.

  4. qRoberta, pretendo ir de carro de Rio Grande, passando pelo Chuy, à Montevideu. Para hospedagem de um dia, qual valor cobrado em media?
    De combustivel, quanto deve ser gasto?
    Além disso, 5 pontos se possivel para visitar durante o trajeto, quais indicaria?

    1. Oi Wanderson, tem hostel a partir de 15 dólares e bons hotéis no centro por 60 dólares. Combustível, melhor perguntar para quem foi no último mês porque os valores oscilam muito, pergunte em algum forum ou grupo no Facebook.
      1. Forte San Miguel, no Chuy
      2. Laguna Negra
      3. Parque Santa Teresa
      4. Fortaleza de Santa Teresa
      5. Punta del Diablo, estes últimos todos em Rocha http://www.territorios.com.br/balnearios-de-rocha/
      Veja mais dicas neste link http://www.territorios.com.br/category/uruguai/montevideu/

Deixe uma resposta