Viagem de carro pelo Uruguai

Road trip pelo Uruguai: o que precisa saber antes de ir

Se eu fizer a média de quantas vezes fui ao Uruguai, o resultado é, no mínimo, uma vez por ano desde criança. Isto porque nasci a poucos quilômetros da divisa e meus pais são da fronteira. Já fui de avião, de carona, em ônibus, de moto, organizei excursões… enfim, de todas garanto que o melhor jeito é uma viagem de carro. O país é pequeno, são muitas paradas interessantes, as estradas são boas e nem sempre o transporte público é fácil.

Atualizado em julho de 2017

Ainda não fiz todas as rotas possíveis e o meu ponto de partida sempre foi Pelotas (mesmo morando em São Paulo ou Porto Alegre a viagem começa com a parada básica na casa dos pais), mas já tirei dúvidas de muita gente que não é do extremo sul do Brasil. Como o interesse no país tem aumentado bastante, vou responder tudo por aqui em tópicos e deixo o espaço aberto para sugestões e perguntas nos comentários.

 

Ruta 1 saindo de Colônia de Sacramento em direção à Montevidéu
Ruta 1 saindo de Colônia de Sacramento em direção à Montevidéu

Viagem de carro pelo Uruguai

DOCUMENTOS PARA ENTRAR NO URUGUAI

  • CARTEIRA DE IDENTIDADE em bom estado e com foto recente (emitida não mais que dez anos atrás) ou PASSAPORTE válido. Crianças de até dois anos entram com a certidão de nascimento. Importante: carteira de motorista não vale como documento de identidade!
  • CARTA VERDE (explico no próximo ítem)
  • CARTEIRA DE MOTORISTA
  • DOCUMENTO DO CARRO depende do nome de quem está o veículo:

CARRO OU MOTO PRÓPRIO

Se o proprietário do carro estiver presente, basta apresentar os documentos em seu nome.

Se estiver em nome de uma empresa, mesmo que o dono da empresa esteja presente, tem que apresentar o contrato social ou uma autorização da empresa, reconhecida em cartório, para um dos viajantes.

CARRO OU MOTO ALIENADO OU EM NOME DE QUEM NÃO ESTÁ PRESENTE

É obrigatório uma autorização do proprietário permitindo a saída do veículo do país. Deve ser registrada em cartório e pronto, não precisa do registro consular como informado em alguns sites. Custa caro e nunca foi exigido nas minhas viagens.

Se o carro estiver no nome de um banco ou financeira é preciso a autorização da empresa para sair do país com o carro. Peça com antecedência!

  • Deverá constar na autorização de saída do país:

Dados do condutor – nome, número RG e CNH;

Dados do veículo – Marca, modelo, cor, número licença e chassi;

País a que se destina e período de permanência no exterior.

ALUGUEL DE CARRO

A princípio, não existe a possibilidade de alugar carros no Brasil para viajar pelos países vizinhos porque as locadoras não autorizam. Contudo, alguns leitores do Territórios deixaram nomes de empresas que permitem (veja nos comentários). A informação é que o valor da diária dobra de preço e nem sempre vale a pena.

Para uma viagem de carro pelo Uruguai, o menos burocrático é alugar um veículo no país, no entanto, as locadoras estão nas cidades longe da fronteira como Montevidéu ou Punta del Este. Melo (perto de Bagé) é cidade mais perto da fronteira com uma opção de aluguel de carros. É preciso viajar de ônibus ou avião antes de sair dirigindo por lá.

Se optar por alugar um carro em Montevidéu ou Punta del Este, veja valores e faça reservas no site do nosso parceiro Rental Cars.

O QUE É E COMO TIRAR A CARTA VERDE

Carta Verde é o seguro contra terceiros exigido para entrar com qualquer veículo no Uruguai. Mas só vale para os outros porque o carro que o contratou não esta segurado por este documento.

Alguns bancos, corretoras de seguros e despachantes providenciam e o valor é determinado conforme o tempo de estadia. Para quem tem o carro segurado no Brasil, o melhor jeito de conseguir a carta verde é ver com o profissional que fez o seguro do carro. Conforme o período da viagem vale contratar o seguro que já inclua a carta verde por um ano. Por exemplo, meus país fazem isso porque viajam com frequência.

Solicite com alguns dias de antecedência ou pague caro com os despachantes na fronteira. No Chuí tem plantão 24 horas.

Ponte faz a fronteira entre Jaguarão e Rio Branco
Ponte faz a fronteira entre Jaguarão e Rio Branco

ATRAVESSAR A FRONTEIRA

Seja qual for a fronteira, pare e vá até a aduana, mesmo que pareça fechada. Tem que pegar o permiso (tipo um visto) carimbado para entrar no país e é obrigatório devolvê-lo na saída para evitar problemas quando voltar. O prazo de permanência para turistas é de 90 dias renovável por mais 90. O procedimento é rápido e sem custo, mas em feriadões comuns aos dois países pode ter fila.

PEDÁGIOS

A maioria dos pedágios fica perto de Montevidéu, Punta del Este e Colônia de Sacramento. Se for viajar para conhecer as praias do Departamento de Rocha (entre Barra del Chuy e La Paloma) não vai pagar pedágio. Se o destino for a capital, vai pagar somente um pedágio escolhendo a ruta 5 ou ruta 8. Sendo mais curto o caminho via Rio Branco.

Os valores para 2017 são $80 pesos uruguaios para veículos, $150 ou $300 para trailers e caminhões.

COMBUSTÍVEL

Ser mais caro ou mais barato abastecer o carro no Uruguai depende da situação econômica de cada país. Eu já vivi os dois momentos e, atualmente, custa o dobro abastecer por lá. Vale aproveitar os postos de gasolina das fronteiras com Brasil e Argentina para encher o tanque. Por outro lado, caro é relativo porque a gasolina uruguaia é pura (não tem misturas) e faz mais quilômetros por litro.

Paisagem na Ruta 1
Paisagem na Ruta 1

REGRAS DE TRÂNSITO

As regras para cinto de segurança, transporte, bebida alcóolica e equipamentos obrigatórios no veículo são as mesmas no Brasil. Mas é comum ver carros uruguaios bem velhos desrespeitando isto. Por exemplo, crianças no porta-malas, pessoas nas caçambas e outros carregando a maior tralha em cima do carro.

Brasileiros devem prestar atenção ao uso do farol de luz baixa. É obrigatório de dia e de noite em áreas urbanas, interurbanas e rurais. Agora esta regra também vale no Brasil.

As multas devem ser pagas na hora em que for parado por um policial cometendo alguma infração ou o carro será apreendido. A dica é andar com pesos uruguaios na carteira e respeitar os limites de velocidade, maior causador de multas.

A preferencial nas estradas é sempre no sentido de quem vai para a capital.

E uma dica importante para quem escolhe o caminho pelo Chuy. No trecho da BR-471 que passa pela Reserva Ecológica do Taim tem vários pardais. Como a estrada é pouco movimentada, as pessoas não respeitam o limite de 60 km/h na reserva e são multadas com frequência. Além da multa, é prudente respeitar o limite de velocidade porque tem muitos animais na pista e o estrago pode ser grande.

Paisagem na Ruta 16 que leva a Cabo Polonio
Paisagem na Ruta 16 que leva a Cabo Polonio

Se achou útil, Flip it! Se gostou das imagens, Pin it!

ROTEIROS PARA UMA VIAGEM DE CARRO

O trajeto depende do tempo disponível e interesse de cada um. As estradas no Uruguai são bem sinalizadas e melhores do que muitas no Brasil. Pode viajar para qualquer lado sem medo.

Nos meses mais quentes a sugestão é ir pela costa para aproveitar o agito das praias e passar um verão diferente. Nos outros períodos somente Montevidéu e Colônia de Sacramento não parecem cidades desertas. Pra quem gosta de tranquilidade é bom, mas é completamente diferente da alta temporada. As cidades de fronteira são bem movimentadas nas vésperas de feriados e alta temporada, mas apenas em horário comercial.

Também pode atravessar o país e chegar a Buenos Aires em menos de 10 horas. Pode conhecer os pampas ou lagoas e voltar pelo litoral. Ou pode ir direto a Montevidéu, que vale a pena o ano todo. Veja no mapa as cidades que recomendo visitar e algumas rotas partindo de Porto Alegre ou Pelotas.

Se prefere ter tudo mastigadinho na palma da sua mão e ainda ter sugestão de roteiros com mapa interativo ainda mais detalhado, adquira o guia Uruguai de Carro. Informações aqui.

Entre os roteiros, o mais tradicional inclui MONTEVIDÉU, COLÔNIA DE SACRAMENTO e PUNTA DEL ESTE. Portanto, gravei cenas nas estradas para mostrar como são as rutas 1, 8 e 9.

Tome Nota: viagem de carro ao Uruguai

As fronteiras com melhor infraestrutura (restaurantes, hotéis e free-shops) são RIVERA, RIO BRANCO e CHUY.

Para atravessar o rio Uruguai e chegar na Argentina são três cidades: Paysandu, Fray Bentos ou Colônia de Sacramento (balsa).

O caminho mais curto entre Porto Alegre e Montevidéu é por Rio Branco.

Reserve os hotéis no Booking (passo-a-passo aqui), consiga as melhores taxas de câmbio barganhando com a Cotação (dica aqui) e faça o seguro assistência em viagem utilizando o cupom de 15% de desconto para os leitores do Territórios.

Veja mais experiências em cidades e parques que adoro: CABO POLONIO, JOSE IGNACIOPUNTA DEL DIABLO, PIRIÁPOLIS, LAGUNA NEGRA e SANTA TERESA.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site e fotógrafa. Há 11 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo.

279 comments

  1. Oi Roberta. Parabéns pelo site. Estou indo de carro para um encontro de família em Punta del Este em dez/17. Gostaria de saber como é o controle de aduana no Chui. Tem restrições para cruzar fronteira com alimentos ? Eles inspecionam o veículo nesse sentido?
    Grato desde já

    1. Oi Eduardo, sim inspecionam o veículo e não pode entrar com nada perecível. Somente embalagens industrializadas desde que não seja de origem animal. São duas barreiras, a aduana e a vigilância sanitária alguns quilômetros depois. Quando esta movimentado eles nem olham, mas é risco. E se se encontrarem algo, eles tiram e deixam passar.
      Já me tirar frutas e legumes.

  2. Pretendo viajar em agora em julho para o Uruguai. Meu roteiro prevê entrada por Riveira e seguir pela rota 26 até Guichon.
    Minha preocupação é em relação a qualidade desta rota.
    Você tem alguma informação atual sobre isto?

    1. OI Rafael, ainda não fiz esta rota. Não sei te dizer como esta neste momento

  3. Locadora de veículos em Pelotas e Melo enviados pelos leitores:
    Melo: o proprietário Gonzalo Ferraro diz que leva o carro até a Aceguá (62 Km de Bagé). Contate pelo melo@redmulticar.com ou ligue do Brasil 00 XX 598 46424860.
    Pelotas: Auto Locadora Quevedo permite a saída de carros do país. Contate pelo telefone 53 3027.7474.
    Só lembre de dizer que o contato veio pelo Territórios, combinado?
    Ou veja valores e faça reservas no site do nosso parceiro Rental Cars.

  4. Adorei suas dicas!!!! Estamos programando uma trip de carro eu e meu marido e nossos 2 filhos de 4 e 7 anos.
    Somos de Floripa, e estamos pensando em ir la pelo dia 20/12 e voltar 04/01. Tenho parentes em Montevideo. Mas a ideia é ir parando e passeando devagar mesmo.
    Estou começando a pesquisar locais para parar, hoteis e etc. Fazer o roteiro é uma parte que gosto batsnte de fazer.
    Alguma dica a mais, sendo uma viagem com crianças:

    1. Acho que já te respondi por mensagem. Mas deixo aqui para todos lerem.
      Quando criança eu adorava acampar em Santa Teresa. Dizem que a fazenda Lapataia é bem legal em Punta Ballena. E se as crianças curtem museus, tem um monte de Montevidéu e Colonial del Sacramento

  5. Muitas Informações Importantes, bacana que todos postam suas Dúvidas e Sugestões.
    Pretendo ir no Final de JULHO até Inicio de AGOSTO, uns 5 dias entre ida e Volta, saindo de Porto Alegre.
    Para este Bate e volta tem uma Rota interessante para o Clima que vamos pegar? pois sei que vai estar FRIO.
    Wagner – Porto Alegre.

  6. Olá Roberta. Parabéns pelo site. Então… eu e minha esposa e mais um casal decidimos ir a Montevidéu em agosto desse ano. Pesquisando passagens aéreas Porto Alegre/ Montetevidéu DIRETO, não achei por menos de R$ 950,00 por pessoa, ou seja, quase R$ 4.000,00 de transporte. Aí pensei: “Por que não ir de carro já que fomos a Jaguarão duas vezes? “. Moramos em Turvo sul de Santa Catarina, 60 km de Torres/RS e nosso prazo ida e volta é de 4 dias. Vale a pena ir de carro custo/benefício por esse tempo? Aguardo.

    1. Oi Rodrigo, desculpe a demora. Espero que ainda dê tempo de te ajudar.
      Custo benefício vale super a pena, mas 4 dias é muito pouco para ir até Montevidéu ou Punta del Este. Recomendo ficar pela fronteira como Rivera ou Punta del Diablo (bem pacata no inverno) e voltar para uma viagem mais longa quando tiver mais tempo

  7. Olá Roberta vou a Pelotas em meados de junho visitar minha filha e pretendo alugar um carro e passar uns 3 dias no Uruguai, vc poderia me orientar Pr essa breve viagem?

    1. Oi Eliete, me desculpe, fiquei um tempo sem conseguir responder os comentários e já passou por aqui. De qualquer forma, é bem complicado alugar carro aqui e atravessar a fronteira. Sugiro ir de ônibus e lá alugar um carro para viajar pelo país. Se sua filha mora aqui, imagino que deva vir com frequência.

  8. Oi . Adorei seu post, estamos pensando em ir fim do ano passar a virada viajando, num roteiro de no maximo 9 dias saindo de carro de SC, estamos com varias duvida, se vamos pela costa do uruguai e vamos p argentina , e na volta passamos a virada, ou onde é mais legal para passar a virada se montevideu, buenos aires ou punta del este, vc tem alguma sugestao de roteiro. se puderesm me ajudar agradeço

    1. Oi Daniela, me desculpe, fiquei um tempo sem conseguir responder os comentários, mas ainda posso ajudar. É legal passar o réveillon em qualquer praia do Uruguai, inclusive será mais animado do que as capitais. Punta del Este será a mais cara dela. E como o país esta bem na moda, deve reservar hospedagem o quanto antes. Se gosta de acampar, pode deixar pra última hora.
      Tem um monte de dicas das cidades aqui no site (procure no menu ou busca). Se quiser roteiros mais elaborados, lancei hoje o guia Uruguai de Carro. Explico neste texto http://www.territorios.com.br/guia-essencial-uruguai-de-carro/

  9. Olá Roberta,
    Tudo bem contigo, bacana sua iniciativa de postar suas viagens e colocar dicas sobre as mesmas.
    Estamos com intensão de viajar para o Uruguai em Janeiro de 2018, já quero me programar, por isso, já estou buscando todo o tipo de informação, para podermos nos planejar de forma antecipada e sem atropelos.
    Nossa saída, será de Lages SC, qual sua sugestão de parada, cidades, hotéis ou hostel com preço acessível, freeshopping. O que você sugere ??

    Desde já agradeço

    Grande Abraço

    Valter

    1. Oi Valter, sugiro dar uma parada no sul do RS pra já começar a sentir o clima do país vizinho e descansar no caminho. Pelotas é a cidade que melhor recebe o turista no sul do Estado. Janeiro sugiro fazer todo o litoral e precisa reservar hospedagem com antecedência porque a procura tem sido grande.
      – Sobre hotéis, todas as minhas sugestões estão neste post > http://www.territorios.com.br/onde-ficar-no-uruguai/
      – Free shop recomendo ir pelo Chuy e voltar por Rio Branco ou Rivera http://www.territorios.com.br/chuy-porta-de-compras-uruguai/
      Estou trabalhando em um guia para quem vai viajar de carro e será lançado em breve, se quiser ser notificado, clique no botão para receber dicas do Uruguai e entre na lista.

  10. Olá,
    Sobre o seguro Carta Verde, convém lembrar que se o carro está segurado pela Porto Seguro, tem direito ao Carta Verde gratuitamente, pelo mesmo período de cobertura da apólice, válido para Uruguai, Argentina e Paraguai. De posse do número da apólice, o corretor de seguros pode emitir na hora o Carta Verde, com validade desde a data da emissão até a data final de cobertura da apólice.

    1. Obrigada pela dica Paulo. Pra quem pretende viajar mais vezes no ano, qualquer seguradora pode incluir a Carta Verde anual que vai custar mais barato que fazer toda vez. Minha mãe sempre faz na hora de renovar o seguro com o Banco do Brasil.

  11. Nossa, pensei em ir em Punta no feriadão semana que vem de carro, mas não sabia que era tanta burocracia…Pena

    1. Já estou tão acostumada que nem acho tanta burocracia. Dá pra decidir na mesma semana, só precisa verificar se os documentos estão em dia e solicitar o que falta. Viajar por outros continentes é bem mais fácil, mas na América do Sul, os roubos de carro forçam governos a criar essas regras

      1. Oi Roberta, Parabéns pelo site. As informações sao muito úteis. Gostaria de saber como está a questão de roubo de veículos. Você sabe? Está seguro viajar do sul do país, entrar no Uruguai, Argentina e Paraguai com segurança?

        1. Oi Mariana, seguro não é em lugar nenhum da América Latina. Mas me sinto mais segura viajando pelo Uruguai do que aqui no Brasil.
          A questão do roubo existe e por isso as locadoras de veículos não permitem que se saia do país com carro alugado. Nunca aconteceu nada comigo, inclusive, quando minha prima perdeu sua carteira, policiais ajudaram a encontrar e estava com dinheiro dentro.

  12. Olá! Tenho dúvidas.. minha filha tem 2 anos e 4 meses, mas não possuí identidade, só certidão de nascimento e pretendo viajar daqui 10 dias para Punta del diabo, será aue consigo leva-la so com a certidão de nascimento?

    1. Oi Daine, melhor confirmar com o Consulado do Uruguai. Acho que a identidade é obrigatória sim

  13. Olá Roberta, tudo bem?
    eu e meu marido estamos pensando em fazer a viagem para o Uruguai em março do ano que vem… achei muito legal o seu post, tem muitas dicas que com certeza vamos seguir, porém você pode me dar mais dicas no e-mail? Como por exemplo: quanto custou a viagem e quantos dias você indica de viagem?
    Meu e-mail: maaferreira00@gmail.com
    Muito obrigada, Mariana

    1. Oi Mariana, tem um monte de informações sobre o Uruguai em vários textos aqui, basta procurar no menu. Viajo todo ano pra lá e as informações que passo são fruto de todas elas, não uma específica. Tenho custos sobre a última feita agora em março e posso te ajudar a organizar o roteiro da viagem. Mas isto seria uma consultoria e cobro por isto. A consultoria é feita por video conferência (skype ou onde achar melhor) em qualquer hora do dia, basta marcar. Se te interessar te mando mais detalhes no e-mail.

  14. Oi Roberta! O Uruguai tem outros lugares bem legais em Salto, onde há um complexo termal muito bom! Por aí se encontram desde hotéis All inclusive até pousadas. Também perto de Minas, para os que gostam de curtir a natureza, está o Salto del Penitente com paisagens lindas e Village Serrana. Este último é um povoado com casas ideais para passar algum fim de semana no inverno.

    1. VILLA SERRANA! Não Village hehe

    2. Eu sei, esta na lista. Preciso passar em Mello e seguir para o interior do Uruguay. Vamos?

      1. Estou te esperando!

  15. Olá tudo bem ? Eu vou fazer uma viagem ao Uruguai, eu gostaria de arrendar uma (chacara, fazenda, area) para criar gado, tem aguma imobiliária ou empresa para indicar por la ?

    1. Imobiliária de Campo não tenho, mas deve ser fácil encontrar na Internet ou chegando lá

  16. Oi Roberta!
    É possivel ingressar no Uruguai através da Barra do Chui?
    Parabens pelo site!
    Felipe

    1. Oi Luis Felipe, obrigada.
      É possível sim, mas tem guardas pedindo a mesma documentação que na Aduana. A estrada é de terra.

  17. qRoberta, pretendo ir de carro de Rio Grande, passando pelo Chuy, à Montevideu. Para hospedagem de um dia, qual valor cobrado em media?
    De combustivel, quanto deve ser gasto?
    Além disso, 5 pontos se possivel para visitar durante o trajeto, quais indicaria?

    1. Oi Wanderson, tem hostel a partir de 15 dólares e bons hotéis no centro por 60 dólares. Combustível, melhor perguntar para quem foi no último mês porque os valores oscilam muito, pergunte em algum forum ou grupo no Facebook.
      1. Forte San Miguel, no Chuy
      2. Laguna Negra
      3. Parque Santa Teresa
      4. Fortaleza de Santa Teresa
      5. Punta del Diablo, estes últimos todos em Rocha http://www.territorios.com.br/balnearios-de-rocha/
      Veja mais dicas neste link http://www.territorios.com.br/category/uruguai/montevideu/

Deixe uma resposta