Percheron em Outeniqua Moon

Outeniqua Moon, hotel fazenda para cuidar dos cavalos Percheron

Após vinte dias verdadeiramente intensos pelas estradas sul africanas, o cansaço começou a bater e a escolha de passar o último dia em um haras hotel fazenda parecia perfeita… E vou contar, foi muito melhor! Foi divertido, emocionante e surpreendente se envolver com os cavalos percheron e ser acolhida pelos moradores do Outeniqua Moon Percheron Stud e Guest Farm.

Abraçada no dog alemão
Abraçada no dog alemão

Embora para algumas pessoas não seja tão incrível assim. Para uma apaixonada por animais, que sai abraçando bichinhos quando se sente à vontade como eu, é lugar para ficar dias renovando as energias e aprendendo sobre uma raça que trabalhou tanto pela humanidade. Em poucas horas de conversa com Peter e Christine é fácil entender a dedicação deles e também se encantar pelos percheron.

 

Percheron adulto
Percheron adulto

Sobre a raça Percheron

A raça de cavalos percheron surgiu na antiga região francesa de La Perche por volta do ano 732, atualmente Vale du Loire e Normandia. Era o cavalo trabalhador quando não haviam motores para carregar o pesado. Era reconhecido por sua força, beleza e estilo, além de ser o favorito dos fazendeiros até antes da segunda guerra mundial. Então vieram os tratores e os percheron foram esquecidos, desvalorizados e quase extintos se não fossem os amantes da raça como a família que nos acolheu na sua fazenda. Hoje são atrações turísticas em pequenas propriedades rurais, desfiles e puxam carruagens antigas em algumas cidades.

Lindos e peludos
Lindos, fortes e peludos

Cavalo PercheronCavalo PercheronCavalo PercheronCavalo Percheron

O cavalo mais alto da África do Sul mora em Outeniqua Moon
O cavalo mais alto da África do Sul mora em Outeniqua Moon

Percheron é a raça mais alta e pesada do mundo chegando a quase dois metros de altura, mais de uma tonelada e de forma alguma assustadora. A pelagem comprida, a força dos músculos e a docilidade conquistam quem se aproxima com respeito. Geralmente são brancos ou cinzas, nascem escuros e vão clareando o pelo conforme a idade avança. Quando estive lá, conheci o cavalo mais alto da África do Sul e ele ainda era adolescente de 18 messes. Hoje deve estar ainda mais bonito e bem maior.

 

Lanche da tarde na varanda
Lanche da tarde na varanda

A experiência no Outeniqua Moon

Em Outeniqua Moon, os cavalos são os hospedes principais e não estão ali para serem encilhados, chicoteados ou apenas mais uma atração da fazenda. O local foi criado com a finalidade de protegê-los e só pode montar no pelo aos cuidados do tratador. Também pode ajudar na lida dando comida, escovando ou simplesmente conversando com os novos amigos.

Filhotes da raça percheron
Filhotes da raça percheron
Acordadas pelo dog alemão
Acordadas pelo dog alemão

E ainda tem os dois cachorros da raça dog alemão educados para não importunar os visitantes, mas o comportamento cai por terra quando eles percebem que estamos loucos para brincar com eles. Claro, por segurança é preciso dar um tempo para eles sentirem o nosso cheiro e se acostumarem com a nossa presença, mas comigo foi bem rápido. O filhote eu quase trouxe pra casa, este grandão manchado tinha apenas 11 meses e não trazia o hábito nojento de lamber a cara das pessoas. Ele olhava pedindo permissão pra bagunçar e azar de quem deixar porque ele não tem noção do tamanho. Prova da nossa afinidade e respeito foi ele estar atento na porta da nossa cabana sem fazer barulho de manhã cedo, entrou no nosso quarto somente quando o Guilherme abriu a porta e pediu para ir até o nosso quarto. Nós adoramos ser acordadas por ele.

Grupo reunido na casa principal
Grupo reunido na casa principal

Quem gostou do conceito, mas prefere manter uma certa distância dos bichos, também vai curtir a hospedagem. Os animais não se aproximam, ficam ali compondo o cenário e podem ficar do outro lado da cerca quando solicitado. Tem um chalé cercado, piscina, cama elástica, passeio de charrete e deliciosa comida caseira em quatro refeições diárias (no nosso pacote).

Passeio de charrete
Passeio de charrete
Cavalo pedindo cenouras
Cavalo pedindo cenouras

 

As refeições são servidas na casa dos proprietários com toque inglês, um bom papo e até visita de cavalo na varanda. Ele nos viu comendo e veio pedir cenouras. A casa principal tem quartos de hóspedes e abrigou os nossos amigos alemães. Nós quatro ficamos no chalé ao lado.

 

A cozinha da cabana
A cozinha da cabana
O quarto das meninas
O quarto das meninas

A nossa cabana

Um chalé com decoração delicada e elegante é dividido em dois quartos, sala, cozinha, banheiro e varanda. Em apenas um dia faltou tempo de aproveitar a casa, mas era bem equipada para preparar as refeições ou simplesmente relaxar.

 

Outeniqua Moonruiterbos, áfrica do sulruiterbos, áfrica do sulOuteniqua Moon

 

 

 

 

Trabalho voluntário

Outeniqua Moon também é um santuário para cavalos resgatando os animais de maus tratos ou abandono, e não apenas os percheron. Este ano desenvolveram um programa para receber voluntários que irão ensinar crianças locais sobre trabalhar com os cavalos e ajudar na rotina do Percheron Conservation Project. A duração é de duas semanas e os requisitos são ser fluente em inglês, ter entusiasmo e amar cavalos. No momento são 18 percheron de todas as idades.

Trabalho voluntário para quem ama cavalos
Trabalho voluntário para quem ama cavalos
  • TOME NOTA
OUTENIQUA MOON PERCHERON STUD AND GUEST FARM fica na rodovia R328 na cidade de Ruiterboos. 21 km região de Mosselbay e da Garden Route.

CONSULTE VALORES AQUI

Se for alugar carro, reserve com o nosso parceiro RENTAL CARS.

Para participar do trabalho voluntário fale com Alex da PANGEA TRAILS. Se hospedar na fazenda fez parte do roteiro de 21 dias entre Pretória e Cape Town da mesma empresa. 

O astral da fazenda
O astral da fazenda
Chá da tarde
Chá da tarde
O café da manhã
O café da manhã

Outeniqua MoonFlor protea no Outeniqua Moon

Percheron namorado as fêmeas
Percheron namorado as fêmeas

Outeniqua MoonOuteniqua Moon

Apaixonada pelos cavalos Percheron
Apaixonada pelos cavalos Percheron
Alimentando o cavalo no jardim
Alimentando o cavalo no jardim

Para saber tudo o que aprendi neste viagem leia o Dicas aos Viajantes

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais. Fotos de Roberta Martins, Cris Marques e Guilherme Tetamanti.

O projeto Blogueiros na África do Sul (#DescubraAfricadoSul) foi uma realização do Travel Concept Solution e apoio da Pangea TrailsSouth African AirwaysDetecta Hotel e incentivo da agência nacional de turismo (South African Tourism), da cidade de Joanesburgo (Joburg Tourism) e também de Cape Town (Cape Town Tourism). A viagem foi patrocinada, mas as opiniões aqui expressas são de livre expressão do autor. Veja também os blogs que participaram da viagem: Dentro de MochilãoTerritóriosViajando com Eles e Viagem Criativa.

Acompanhe todos os posts sobre esta viagem no artigo resumo – 33 dias em 5 minutos.

9
9
Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site e fotógrafa. Há 10 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo.

Deixe uma resposta