ÍNDIA

Os países do futuro


Quando lemos sobre os países que poderão ser líderes mundiais, ao lado do Brasil e outros, se encontra a Índia. Nunca entendi muito bem como esse país poderia estar nessa lista. Morando na Inglaterra, sempre via a comunidade indiana que lá vivia como um povo batalhador, daqueles que acordam as quatro da manhã e só vão dormir à meia-noite, trabalhando incansavelmente.

Só que o país de onde vinham ia para o lado contrário desse pensamento. A Índia ainda carrega a imagem de um país de mão-de-obra barata – escrava, digo, onde a qualidade de vida da população (tirando a minoritária alta classe bolliwoodiana) não é ao menos levada em conta. Como pode? Como comparar países assim? O próprio ato de comparar lugares já é, por si só, uma falha humana. O que faz um país melhor ou pior que outro? PIB? Renda interna? Na na não…

Nepal
Nepal

Os países do futuro

As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça o autor ou deixe um comentário.

Nepal
Nepal

Mas enfim, indo conhecer um pouco da Índia (e Nepal, acrescentaria) pessoalmente, pude entender essa previsão de líderes que ronda esses países. Não sei se essa era a ideia, mas compreendi perfeitamente o significado disso tudo.

Eles serão líderes sim, com certeza, diria, mas não pelo poder econômico, mas por ensinar o mundo como devemos nos tratar, como seres-humanos. Claro que ambos países tem problemas, como qualquer outro, mas esses problemas ficam encobertos pela forma única e bonita de se tratarem.

Amyr Klink que esta certo, quando diz:
“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver.”

Viajando pelos países do futuro
Viajando pela Índia e Nepal

Fui e vi. E agora divido um pouco com você sobre os países do futuro e outros.

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » + » OPINIÃO » Os países do futuro

ÁSIA: PAÍSES VISITADOS

dicas da asia por email

O T de madeira é a mascote que viaja com a Roberta em busca de experiências. Já passou por todos os continentes e mostra por aqui cenários e dicas para inspirar a sua viagem. Saiba por onde andou o T. Se gosta das fotos com Tesão, siga @tesaoporviajar no Instagram.

Rodrigo Baena

Rodrigo é natural de São Paulo, mas é cidadão do mundo. Ele morou na Inglaterra, Índia, Itália e agora em Portland, no norte dos Estados Unidos, onde já está a mais de 12 anos.  Formado em Jornalismo e apaixonado por histórias, ele vem dividindo sua experiência como colaborador escritor em vários blogs internacionais. Ele fundou recentemente o LONG LIFE LOCALS, um projeto para influenciar pessoas a se conectarem com pessoas e empresas locais quando viajarem. Rodrigo é autor de 3 livros (um em português: “Me reinvento sempre que a vida pede um pouco mais de mim”), é palestrante, produtor de eventos, pesquisador de felicidade e dono do CafeFavela Brazilian Cafe, um café brasileiro em Portland, Oregon, nos Estados Unidos. | Siga no Instagram

5 Comments

  1. Rodrigo Baena Reply

    Ola Carlos Cesar,

    Esse e’ o desafio de todo viajante: ver o lado bom de todo lugar que conhecemos.

    Desigualdade social nao tem o poder de transformar as pessoas de uma sociedade em pessoas ruins. Um exemplo disse e’ a India. Mesmo com todos os problemas, eles ainda sorriem e ainda tratam uns aos outros de forma unica.

    Uma prova de que dinheiro e bens materiais ainda nao ultrapassaram o poder que a religiao e o respeito pela vida tem em suas vidas.

    Abracos,
    Rodrigo

  2. Carlos Cesar Juno Reply

    Nao conheco uma pessoa que foi a India e voltou falando bem. Primeiro precisa diminuir a desigualdade social que é extremamente gritante. Dou pelo menos 200 anos pra mudar isso.

  3. Rodrigo Baena Reply

    Oi Will, essa e’ a ideia, provocar as pessoas a viajar, a ir conhecer tambem. vai e conta pra gente tambem!!

    e Fernando, ja que e’ assim, vou contar mais entao! abracos

  4. Fernando de Souza Moura Reply

    Fantástico!….sempre quis ir para a Índia, lendo isso da mais vontade ainda!….fala mais, conta mais! abrs

Write A Comment