DICAS AOS VIAJANTES

Onde é mais rápido tirar o visto americano?


Indicado para quem mora no sul do Brasil ou vai passar férias no Uruguai, solicitar o visto para os Estados Unidos em Montevidéu é muito mais organizado e prático do que em São Paulo. Essa foi a dica fornecida por meus conterrâneos já há algum tempo e resolvi colocar à prova semanas atrás. Sou natural de Pelotas, no extremo sul do país, onde a maioria viaja até o Uruguai quando precisa tirar o visto americano.

Acesso rápido: Passo-a-passo | Dicas | Enquanto espera o visto ficar pronto |

receba dicas por e-mail

Estava em São Paulo e me informei por telefone com o consulado americano, mas este não sabia dizer nada além de preencha o formulário, pague e depois de 2 dias úteis marque entrevista. Expliquei uma situação de emergência e a resposta continuou sendo a mesma como se fosse um disco arranhado. Então fui para internet e achei um site oficial dando previsão de tempo para o agendamento conforme o local: 3 dias para São Paulo contra 1 dia para Montevidéu. E em São Paulo o processo leva 2 dias, um para a coleta dos dados biométricos e outro para entrevista em locais diferentes. Enquanto em Montevidéu é tudo feito em cerca de duas horas na Embaixada Americana.

Página mostra a previsão de agendamento de entrevistas no mundo todo
Página mostra a previsão de agendamento de entrevistas no mundo todo

Previsão de dias de espera até o final da entrevista:

São Paulo 5 x 2 Montevidéu

Como já tinha viagem marcada para Pelotas na semana seguinte, resolvi não arriscar esperar os 5 dias úteis e comecei o processo via Uruguai. Em minutos preenchi o formulário, paguei com cartão de crédito, recebi a confirmação e já tinha a entrevista agendada. Inclusive, se eu não estive quilômetros distante poderia ter marcado para dia seguinte.

Entendeu porque o pessoal do extremo sul do Brasil nem cogita vir a São Paulo? Montevidéu fica 590 km de Pelotas e tem ônibus leito diariamente. Porto Alegre fica a 803 km (Poa-SP 1129 km) e além do ônibus tem voos diários. Conforme a urgência e o custo de viajar para um lugar ou outro, também é uma possibilidade viável para quem for de Santa Catarina ou Paraná. Quem for de qualquer outra cidade e pretende passar uma semana em Montevidéu, já une o útil ao agradável com menos burocracias.

Se decidiu tirar o visto americano em Montevidéu, vou deixar o passo a passo e dicas de documentação abaixo. O procedimento também vale para solicitar o visto no Brasil, exceto para coleta de dados biométricos no CASV, realizada um dia antes da entrevista. Veja detalhes sobre esta etapa no Call Center.

Carimbo no passaporte ao entrar na Austrália+ Como solicitar visto australiano online

Por onde começo o visto americano?

  1. PREENCHA O FORMULÁRIO DS-160

O primeiro passo para solicitar o visto americano é preencher o formulário DS-160 no U.S. Department of State. No espaço para selecionar a localização, mova a barra de rolagem até o final e marque URUGUAY, MONTEVIDEO. Pode marcar qualquer um daqueles países que vai preencher o mesmo formulário, mas só poderá fazer a entrevista e retirar o passaporte no local indicado neste momento. Se mudar de localização perderá o valor pago e toda a solicitação deverá ser realizada desde o início novamente. Atenção neste momento porque muitos tem errado!

Página para preencher o formulário DS-160
Página para preencher o formulário DS-160

O formulário deve ser preenchido em inglês com informações precisas, se houver divergências nos dados o processo pode ser invalidado. Se não sabe inglês, passe o mouse em cima da pergunta para abrir uma caixa com a tradução. Como escolheu Uruguai, a tradução será em espanhol. Responda as pergunta com atenção e vá salvando a cada página. Se a internet cair utilize o número fornecido no início do processo para recomeçar. Um código de barra confirmando o preenchimento será enviado ao seu e-mail, ele será necessário no dia da entrevista.

  1. FAÇA O PAGAMENTO

Para visto de turista não imigrante a taxa única é de U$160, para outras categorias veja a lista no site. É feito com cartão de crédito no site do agendamento. Veja instruções de cadastro no site no próximo item.

  1. AGENDE A ENTREVISTA

Com o número recebido por e-mail confirmando a solicitação, faça o cadastro no site (este link se marcou no Brasil) da Embaixada e continue o processo. Primeiro é feito o pagamento com cartão de crédito, para isso, siga as orientações da página até esta opção aparecer. Então um calendário mostra as opções de datas. Clique e aguarde o e-mail de confirmação.

  1. PROVIDENCIE OS DOCUMENTOS

Imprescindíveis são passaporte válido, carteira de identidade, foto para o visto (tamanho enviado no e-mail e só vale no Uruguai) e a página de confirmação com o código de barras do formulário DS-160. Podem não pedir nada além desses, mas se tiverem dúvidas, vão solicitar comprovação do que foi preenchido no formulário e isso varia pra cada pessoa. Leve o que for necessário para provar que vai fazer turismo e seus vínculos com o Brasil como:

  • 3 últimos extratos bancários e do cartão de crédito;
  • Comprovante de renda;
  • Se não tiver como comprovar renda, declaração de outra pessoa com respaldo financeiro, bem como os comprovantes de renda desta pessoa;
  • Certidão de registro de imóvel;
  • Contrato de trabalho;
  • Passaportes anteriores com carimbos e vistos;
  • Reserva do bilhete aéreo;
  • Reserva de hotéis;
  • Se houver carta convite.
  1. NA HORA DA ENTREVISTA

Mantenha a calma e fale sempre a verdade confirmando os dados que apresentou no formulário. No meu caso, nenhum documento além do imprescindível citado acima foi solicitado, mas levei uma papelada para não arriscar. Conto como foi:

Cheguei na hora marcada e havia uma pequena fila na porta da Embaixada onde pediram RG, o código de barras e o passaporte. Esperei uns 10 minutos, passei pelo detector de metais e pediram para deixar bolsa com celular, tablet… e levar somente o necessário. Diferente de São Paulo (vai sem bolsa ou tem que pagar o guarda volumes), te dão uma chave do armário sem custo. Aguardei ser chamada sentada em ambiente com ar condicionado por uns 30 minutos e fui para a sala da entrevista.

Estava lotada, mas todos sentados sendo chamados nos guichês. Eram cinco e cada um tinha uma função realizando um rápido atendimento. Nos dois primeiros entrega a confirmação, foto e passaporte; no terceiro coleta os dados biométricos e aguarda ser chamado pelo nome (foram uns 50 minutos de espera); e no quarto ou quinto acontece a entrevista em pé. Ele me perguntou para onde eu iria e as datas da viagem, viu que tenho alguns carimbos no passaporte e perguntou um detalhe de uma viagem específica. Sorriu com a minha resposta e aprovou meu visto para 10 anos. Acho que não durou 5 minutos.

  1. RETIRE O PASSAPORTE

No final da entrevista o atendente dirá em quantos dias poderá buscar o seu passaporte com o visto aprovado e pedirá para aguardar a confirmação da data por e-mail. No momento do agendamento havia a opção de locais para retirar e eu escolhi no bairro Ciudad Vieja, escolha onde for mais conveniente. Os locais são lojas da DHL (tipo Correios) e, se tem amigos de confiança na cidade, pode escrever uma autorização de próprio punho permitindo que esta pessoa retire o seu passaporte em seu nome. No mesmo momento a pessoa já pode enviar via DHL para seu endereço no Brasil. O custo de envio fica em torno de R$ 170 (1569 pesos uruguaios).

Agora uma dica que se eu não estivesse antenada ficaria mais tempo esperando o e-mail. Na verdade não chegou até hoje, mas deve ter sido porque eu busquei o passaporte antes deles pensarem em me avisar. Na entrevista passaram o prazo de 4 a 5 dias corridos, era uma quarta-feira e na tarde de sexta já estava disponível para retirada, ou seja, levou 2 dias! Como eu descobri? Entrei no site onde me cadastrei para a entrevista e com o número do passaporte apareceu o status da solicitação. Se ainda não está liberado, pode entrar no site da DHL com o número exibido no status para ver por onde anda seu passaporte, é como acompanhar envio de Sedex no site dos Correios.

Conclusão: onde é mais rápido tirar o visto Americano

O placar final com a resposta de onde é mais rápido tirar o visto americano ficou assim (em dias úteis):

São Paulo 9 x 4 Montevidéu

(no mínimo)                           (se eu tivesse agendado para o dia seguinte)

Se ainda tem dúvidas, a Embaixada disponibiliza um contato via Skype (usvisauruguay). Cheguei a adicionar, mas consegui as respostas antes deles me aceitarem. Era final de semana, talvez fossem mais rápidos em horário comercial.

Tome Nota

Algumas pessoas me perguntam sobre a vacina da Febre Amarela, é sempre bom ter e vale para a vida toda, mas para os Estados Unidos não é necessária.

Para tirar o passaporte pela primeira vez ou renovar, veja os detalhes no link.

Aproveite os dias de espera pra viajar pelo Uruguai ou explore Montevideo. Eu passei uns dias em Colônia de Sacramento e você pode querer alguns passeios enquanto espera, veja sugestões a seguir.  

O t colorido da palavra Montevideo
Atração turística em Pocitos

A foto destaque é da Embaixada Americana em Montevidéu.

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » ESTADOS UNIDOS » Onde é mais rápido tirar o visto americano?
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

247 Comments

  1. Gabriele Mendonça Reply

    Boa noite, tenho uma duvida e não consigo achar a resposta em nenhum lugar.
    Quando preenchi o formulário coloquei que eu mesma estou pagando minha viagem, o que é verdade, porém para pagar o visto necessitarei utilizar o cartão de crédito da minha mãe pois não possuo conta em banco.
    Isso poderá me gerar algum problema?
    Desde já muito obrigada!

    • Acredito que não, imagino que eles nem vão verificar este detalhe. Pelo menos eu paguei para minhã mãe e ninguém pediu nada pra ela na hora da entrevista

      • Bah muito obrigada, estava com medo de dar problemas, porque minha viagem esta marcada para junho.
        Enfim, muito obrigada!

      • ROSINELE APARECIDA BARCELOS Reply

        Roberta tudo bem??
        Sabe me.dizer e precisa mesmo ter a passagem já comprada.hotéis.. pq tenho meddo de comprar essas coisas e não dar certo o visto.. conhece alguém que conseguiu o visto sem passagens e rezerva de hotel?abracos

        • Oi Rosilene. Eu peguei o visto sem ter nem passagem comprada. É bom ter a passagem, mas não obrigatório. E pode dizer que vai comprar as passagens assim que tiver o visto. Tenha uma data em mente e diga quando pretende viajar e o motivo. abraço

  2. Olá tudo bem? E a entrevista é feita em espanhol? Eles não acham estranho a pessoa do Brasil tentar no Uruguay? Será que é mais fácil tirar lá depois de ter tido visto negado em São Paulo a mais de um ano?

    Obrigadoo

    • Também quero saber se a entrevista eh em inglês ou espanhol…

    • Olá Thayse, a entrevista é em espanhol e eles entendem português.

      Não vejo motivo para acharem estranho, afinal, para quem está no sul do Brasil é muito mais perto e barato viajar para Montevidéu do que São Paulo. Para a Embaixada não importa a nacionalidade da pessoa.

      Sobre ter visto negado em São Paulo ou Montevidéu não faz diferença o lugar, as regras são as mesmas.

  3. Olá é necessario falar espanhol na entrevista ou posso falar portugues mesmo ?

    • Oi Clebson, eles falam espanhol mas entendem português se falar devagar. Eu sou fluente em espanhol, mas minha mãe não é e ela falou em português o tempo todo. Não tivemos nenhum problema de comunicação

  4. Agnes Melo Reply

    Olá Roberta, tudo bem?
    Queria só confirmar se você sabe se ainda da pra fazer o visto no Uruguai? Liguei na embaixada Americana no Uruguai e o atendente me disse que seria mais complicado fazer la e que demoraria mais para conseguir o visto por não morar no Uruguai. Você acha que vale a pena arriscar? Abraço!

    • Olá Agnes, já faz mais de 1 ano que fiz e pode mudar, mas as pessoas continuam fazendo e deixando depoimentos nos comentários. Amigos pessoais fizeram em novembro/2015 e foi exatamente como relatei, entrevista e visto na mão na mesma semana. Quem pode passar uma semana no Uruguai, vale arriscar sim. OU quem tem amigos morando lá pra receber o passaporte e te enviar depois (em caso de atraso) também.

  5. olá Roberta, a Gabriela deixou a disponibilidade de fornecer o nome da despachante golpista de Santana do livramento que iria intermediar o agendamento visto, como posso obter o nome?

    • Logo abaixo do comentário dela tem a palavra Responder, se clicar ali vai abrir espaço para tu escreveres a pergunta. Ela vai receber uma notificação do seu comentário e deve escrever a resposta em breve

  6. olá, estou em contato com uma despachante de vistos de Santana do livramento e ela me pediu para mandar o valor da taxa que ela paga em peso uruguaio, pergunto isso é possivel ou só pode ser feito o pgto em cartão em nome do solicitante do visto.

    • OI Agacir, veja o comentário da Gabriela em resposta ao comentário da Gleyci logo abaixo. Ela foi enganada por uma pessoa de Santana do Livramento. Eu paguei no cartão de crédito internacional em dólares. Fiz direto no site como explico acima. Foi tudo muito rápido entre preencher o formulário, pagar e ter a confirmação da data da entrevista.

  7. oi Gabriela, não entendi a retirada do passaporte. Quantos dias terei que ficar para pegar os passaportes.

    Luciana

  8. Gostaria de saber se posso tentar tirar meu visto na embaixada de Venezuela, moro em Boa Vista RR e o lugar mais proxima é Brasilia, o custo de viagem e tempo fica altissimo e em caracas é proximo mais não sei como fuincona.

    • Olá Gleicy, o procedimento é igual e você pode tirar o visto em qualquer lugar do mundo que tenha uma embaixada americana. Quando começar a preencher o formulário escolha Caracas, se houver, e continue o mesmo passo-a-passo.

      Agora, com a atual situação política da Venezuela, é preciso confirmar se existe a embaixada e se está seguro ir até ela em Caracas

      • Olá Roberta,
        Após pagamento da taxa e marcação da data, em quanto tempo você recebeu o email de confirmação?
        Pergunto pq minha mãe contratou um intermediário e estamos há dias esperando a confirmação. Estou achando que o intermediário não marcou nada ainda.
        Obrigada por responder.
        Gabriela

        • Oi Gabriela, recebi minutos depois. Todo o processo e preencher o formulário, pagar e receber a confirmação foi muito rápido, questão de minutos

          • Gabriela

            Obrigada Roberta.
            Descobrimos que o intermediário não havia marcado mesmo. Aliás, egou o dinheiro e cortou contato.
            Acabamos fazendo por nossa conta e conseguimos agendar para daqui 1 semana. A viagem dela já é para início de março!!!!
            O seu blog foi fundamental para abrir nossos olhos, muuito obrigada!
            Agora vou tentar rever esse dinheiro.
            Precsamos tomar cuidado com essas pessoas que deveriam facilitar nossa vida e acabam nos causando dores de cabeça…
            Só para constar, essa moça que deu o golpe é de Santana do Livramento, se alguém quiser o nome passarei com prazer para que ela nuna mais apronte com ninguém!
            Um abraço

        • disponibilidade de fornecer o nome da despachante golpista de Santana do livramento que iria intermediar o agendamento visto, como posso obter o nome?

          • Barbara

            Olá, tambem quero tirar o visto em Caracas e quero saber se deu tudo certo. Sou de Manaus e o custo benefício de ir pra Caracas é melhor.

  9. oi , gosto suas palavras, sou estranangeiro moro em sao paulo ,meu visto foi negado 2 vezes , tenho um bom emprego fixo , tenho 22000 reais na conta , tenho carro , sou casado tenho catao visa internacional , quero saber se posso tentar de tirar visto americano la no uruguai ?

  10. evens ilsolph Reply

    oi ,sou haitiano ,tenho viculos como carro,trabalho fixo,minha familia ta aqui comigo,tenho 24000 reais na minha conta ,tenho cartao credito visa internacional, master card,sou mecanico de carro grande, meu salario mensual e 2200 reais por mes ,vou sair de ferias esse mes de janeiro .eu tentei de tirar visto americano duas vezes em sao paulo nao consigue ,o consul nao mim pediu nada ,sou ele mim pediu onde vou eu respondi nova yorque depois um minutinho ele mim da um papel rosa ,os dois consuls mim fazem a mesma pregunta ,quero saber se eu tenho que espar 6 meses pra pedir ,e tambem quero saber se posso fazer o pedido la no montevideo ? e tambem qual sera minha chance pra tirar o visto? porque quero passar 7 dias em nova yorque.

    • Sobre ter visto negado em São Paulo ou Montevidéu não faz diferença o lugar, as regras são as mesmas. Se está em SP melhor continuar tentando aí. Talvez se juntar mais dinheiro e levar o extrato bancário provando que pode pagar todas as despesas da viagem e eventuais imprevistos ou levando uma carta de recomendação do empregador.

      Desculpe se não tenho mais respostas, este artigo é pra informar que existe a possibilidade de tirar o visto em outro país e como foi rápido para quem mora na região sul do Brasil

  11. Olá. Perdi meu RG e CPF nesse fim de ano. Em duas semanas pretendo viajar a Brasília para visitar amigos. Em pesquisa descobri que lá consigo fazer a casv em um dia e embaixada no outro. Então vou tentar meu visa lá. Mas minha dúvida é sobre os documentos, não vou conseguir a segunda via nesse período. Sabe dizer se posso apresentar a CNH como documento? Obrigado.

    • Oi Alison, por ser no Brasil acredito que sim. Pode apresentar a CNH e o passaporte. Mas o ideal é entrar em contato e tirar a dúvida antes de agendar. Não sei o contato em Brasilia, mas no site para agendar no tinha um telefone de São Paulo onde liguei e responderam minhas dúvidas.

  12. Olá Roberta, é necessário ter bilhete de viagem comprado ou reservado para obter o visto?
    ainda não tenho data definida. Obrigado.

    • Oi Agacir, ter o bilhete facilita, mas não é motivo de ter o visto negado. O importante é ter a previsão, diga quando pretende ir, a cidade e por quanto tempo vai ficar quando perguntarem.

      Eu não tinha comprado o bilhete, e quando ele perguntou disse que estava procurando promoções para viajar em tal data para determinado lugar. Deu certo.

  13. Bom dia Roberta! Sabe me informar se o pessoal da embaixada exige RG com tempo de expedição específico. Meu último RG é de expedição em 2008. Seria problema? Obrigado!

    • O meu é de 2011, mas se o país aceita RG de até 10 anos, acredito que o seu ainda seja aceito. Mas é preciso estar em bom estado. O Passaporte é o mais importante

  14. Boa tarde Roberta gostaria muito que vc me orientasse, morei nos USA 3 vezes , no minimo 2 anos cada vez, tirei carteira na Florida trabalhei com meu nome e meu visto venceu em setembro de 2007, hoje trabalho em uma empresa como cozinheiro que presta serviço para Petrobras em uma plataforma de petróleo,minha esposa é aposentada como professora e continua trabalhando, minha filha mais velha de 18 anos faz engenharia , a outra de 15 ensino médio, queria muito levar elas para um passeio nos USA,gostaria que vc me orientasse como posso proceder para renovação do meu visto e tirar o da minha familia, será que consigo de novo desde já agradeço, Roberta Martins.

    • Boa tarde Claudio, tudo o que eu poderia te orientar está no texto acima. Para um atendimento profissional contrate um despachante ou agência de turismo especializada em EUA

  15. Olá Roberta! Estou num mar de dúvidas, pois preenchi o ds 160 para fazer visto em Assunção e me falaram que brasileiro residente no BR tem que tirar aqui. Seu blog diz o contrário e tenho uma amiga que ano passado tirou lá sem problemas. Vc sabe me dizer algo? Não paguei a taxa ainda, mas preciso decidir essa semana! Grata

    • Olá Aline, estou em viagem com internet limitada. Desculpe não responder antes.

      Sim, você pode tirar o passaporte em qualquer embaixada americana no mundo todo, a questão de ser residente é que não vai receber em casa.

      Não sei como funciona em Assunção, apenas em Montevideo

    • Edelson carlos da Silva Reply

      oi tudo bem eu sou de BH e tive o visto negado eu poso tentar em montevideu

      • As regras são as mesmas em BH e Montevideu, melhor organizar melhor os documentos e confirmar vínculos com o Brasil antes de tentar novamente.

  16. Olá! Ótimas informações encontrei aqui, mas ainda queria uma ajudinha….Moro em Foz do Iguaçu e planejo tirar o visto em Assunção. Uma amiga tirou e deu td certo, mas hj me falaram de uma pessoa que não conseguiu por não morar no PY. Vc sabe me dizer algo? É msm permitido tirar visto americano em qq embaixada, independente do local de moradia? Sou servidora pública e empresária, não teria problema em comprovar renda.

  17. Roberta fiz o visto para mim e minha familia no inicio da semana e foi muito rapido mesmo,minha duvida é que eu coloquei para retirar no DHL de Punta del Este,e para um conhecido retirar deve ser feito uma carta de proprio punho de cada um da minha familia ? ou uma minha para retirar todos pois quando eu agendei foi de todos juntos?tambem se precisa reconhecer em cartorio assinatura e se tem que colocar nessa carta os dados da pessoa que vai retirar CI e CPF ?

    • Oi Marcos, eu retirei pessoalmente, apenas repasso a informação que me deram no dia. Mas acredito que baste o número dos CI e Passaporte, nosso CPF não vale no Uruguay.

      Na dúvida, faria um carta de cada pessoa para cada passaporte.

  18. Roberta, adorei seu blog!!!

    Também sou de Pelotas, mas estou morando em Gravataí. Certamente irei fazer a entrevista do meu visto no Uruguai, mas tenho uma dúvida: Meu passaporte está com nome de solteira, portanto casei, alterei o nome e atualizei o CPF na receita, a dúvida é: Eu devo primeiramente alterar o meu passaporte para nome de casada ou consigo preencher o formulário com nome de casada e apresentar o passaporte com nome de solteira? Muito obrigada!

    • Oi Sibele, não tenho a resposta, mas acredito que deve alterar o nome no passaporte antes. No site onde faz o cadastro tem um fale conosco, tente perguntar para eles direto

  19. Olá. Posso pagar no boleto bancario? ele ja sai o valor em reais?

  20. Boa tarde
    Roberta para fazer o visto em Montivideo depois de pagar a taxa eu consigo marcar entrevista para a familia toda?

    • Eu fiz individual e minha mãe fez individual também, apenas marcamos na mesma data e hora para fazer a entrevista juntas.

      Mas cada pagamento é válido por uma entrevista, teria que pagar proporcional ao número de pessoas ou fazer individual.

  21. Boa noite
    Roberta precisa anexar a foto no formulario ds 160 fazendo visto em Montivideo ou eles tiram na hora da entrevista ?

  22. ola querida
    ameiiiii o seu blog,
    tenho algumas duvidas se puder me ajudar agradeço muito
    minha filha morou nos EUA dos 16-19 anos, graduou lá no high school não veio embora pq era
    muito importante o Diploma.
    enfim, 1 ano depois que retornou ao Brasil, decidiu ir de novo pra EUA, e foi deportadaaaaaa
    ela ficou arrazada, ja passou 4 anos desde então.
    essa semana ela foi de novo tentar o visto…e foi negado, o consul disse que ela ” ja ficou por lá 3 anos!” e disse que quando ela tiver como comprovar que não vair ficar nos EUA ela pode tentar de novo…
    minha pergunta: vc acha que se ela tentar no Uruguai ( moramos em Curitiba) ela teria mais chances? é tudo ligado o sistema? nos poderiamos estar de ferias no Uruguai e ela aproveitar pra fazer o visto? a negativa dessa semana fica registrada e pode barrar uma nova mesmo que outro Pais?

    bjinhooo

    agradeço se me retornar
    41 9615 2214 / Rose

    • Oi Rosemary, o sistema é o mesmo, eles tem o histórico dela no Uruguay também. Agora se será negado, não tenho como saber.

    • Olá Rosemary, conheço uma pessoa que morou nos EUA tb, por bastante tempo.
      Esperou 5 anos, agendou a entrevista e foi negado o visto.
      Disseram para ele que consideram ilegal uma pessoa que permanece em solo americano por mais de 365 dias sem visto.
      Para estes casos, só poderá ser aceito novamente no país depois de 10 anos. Inclusive entregaram uma carta com essa informação.
      Eu fiquei 364 dias nos EUA e em dezembro faz 10 anos que deixei o país. Espero ansiosa para retornar ao Consulado.
      Desejo tudo de bom para vocês, espero que ela consiga retornar em breve.
      Fiquem com Deus

  23. Boa tarde,Roberta preenchi o formulario ds 160 para tirar o visto em Montevideo ,agora preciso pagar a taxa,como faço ?
    Outra duvida é quando preenchi o formulario eu respondi em portugues,tem algum problema?

    • Oi Marcos, eu paguei com cartão de crédito conforme indicado no próprio site, foi na hora e já agendei a entrevista. Se fosse no Brasil teria que esperar alguns dias pelas confirmação do pagamento.

      Sobre responder em português, não sei, eu respondi no mesmo idioma da pergunta.

    • Marcos, também vou fazer o visto em Montevidéo e acabei respondendo o meu formulário em português também, mas como era só 1 pergunta, acredito que não tenha problema. Só pra confirmar, deu tudo certo com o teu? hahah

  24. Oi Roberta!
    Adorei seu post, muito obrigada!
    Gostaria de saber se você pagou iof no cartão de crédito por ter sido feito no Uruguai.
    Obrigada!

  25. Oi Roberta! Preenchi o DS 160 para solicitar em Montevideo, mas me confundi e fiz o cadastro no site da embaixada do Brasil e paguei com cartão de crédito em reais. Quero agendar para fazer o processo via uruguai. Fiz o cadastro no site da embaixada uruguaia, porém solicita o pagamento em pesos, o que eu faço? Grata

    • Oi Vania, se você já fez o pagamento no cadastro do Brasil, terá que fazer no Brasil ou perde o dinheiro pago. A primeira etapa do processo é escolher o país e tudo é feito de acordo com esta escolha. Se decidir fazer em Montevideo, terá que pagar em pesos e não tem como reaver o que foi pago para o Brasil. Agora terá de escolher se perde o valor pago ou faz no Brasil.

  26. Bom boa noite cara amiga , tenho pensado diariamente em me mudar para procurar trabalho e oportunidades de vida melhores que no Brasil , moro numa cidade chamada Alvorada no Rio Grande do Sul , queria algumas dicas para começar , gostei muito do seu post sobre o visto queria saber se pra visto de trabalho qual seria o tempo minimo 6 meses ? E quanto em dinheiro teria que declarar para conseguir fazer o visto, e mais gasto lá , pois sei que é um país totalmente diferente do nosso . Espero que possa me ajudar pois eu e minha noiva estamos ansiosos para ir para lá.

    • Oi Gustavo, este é um blog de viagens, não sobre morar no exterior. Infelizmente não tenho essas respostas e não posso te ajudar.

  27. Boa tarde como vai? gostaria de uma informacao por favor, os entrevistadores sao americanos? muito obrigado pelo seu post, salvou minha vida rsrs vou ir tirar lá. Obrigado

    • Oi Luana, tudo bem, obrigada!

      Todos as pessoas com quem falei no dia da entrevista eram uruguaios falando em espanhol. Talvez tenha americanos, mas eu não vi.

  28. Será que adianta eu ir para lá se já foi negado algumas vezes no brasil ou nao tem nada haver?!

    • Oi Natalia, lá é mais prático pelo tempo e menos burocracia. Quanto a avaliação deve ser a mesma. Talvez você precise ter mais documentos que comprovem seus vínculos com o Brasil e renda para mostrar que não tem interesse em ficar nos Estados Unidos. Mas certeza eu não tenho.

      • Lá faz o CASV e entrevista no mesmo dia? Putz, nao sabia que sendo brasileira poderia fazer em outro lugar, se não ja teria feito faz tempo.

          • Natalia

            Eles falam só espanhol? eu nao falo espanhol, mas gostaria de ir tentar lá. Obrigado pelas respostas viu

          • A entrevista é em espanhol, mas eles falam devagar e dá pra entender bem. Eu falo, mas digo por outras pessoas que já fizeram sem saber falar.

            Tem um monte de respostas aqui nos comentários que pode te ajudar nas dúvidas, inclusive essa do idioma.

    • Natalia, você já foi tentar seu visto?
      Eu também tive visto negado, e pretendo ir para Montevidéu ano que vem, talvez eu Março/2017.
      Vou comprar um curso de 2 semanas, e aproveito para tentar por lá, se tiver interesse, entre em contato comigo, combinamos de ir juntas (19) 99703-7990 meu WhatsApp

  29. Ola, eu tenho uma duvida, eu como brasileira posso tirar um visto americano em qualquer país?

    • Sim, pode.
      Na hora de se inscrever na internet você escolhe a embaixada/consulado e mostra em vários países. As pessoas que não moram no Brasil tiram dessa forma e nós também podemos.

  30. Boa tarde,

    Sou Brasileira, e realizei a Entrevista no consulado em Montevideo, na segunda-feira, como não moro no Uruguai coloquei para retirada no DHL MVD Shopping Center. Com isso, gostaria de saber como devo proceder para restrar meu passaporte, ou seja, para saber se ele já esta pronto para retirada?

    • Boa tarde Natália, a resposta está no segundo parágrafo do item 6 – Retire o Passaporte. Encontrei a informação usando o número da minha inscrição no site.

      • Oi Roberfa eu também vim a Montevideo tirar o visto da minha baby de uma ano e quatro meses porque achei seu blog rsrsr… OBRIGADAO ❤️ Estou fui na entrevista ontem e estou aqui em um hotel aguardando, nas mesmas condições da Natalia você pode me ajudar mais um pouquinho? Em qual site coloco o número da minha inscrição será que precisa marcar horario ou só chegar lá e retirar? Desde já obrigada de coração você não sabe o quanto me ajudou com seu post.

        • Oi Dayse.

          Conforme cito no item 6, é o mesmo site onde se cadastrou para a entrevista. Entra com o loggin e senha e procura por status de solicitação. Se o passaporte ainda não estiver disponível, terá o link da DHL para acompanhar o envio exatamente como acontece nos Correios do Brasil. Não precisa agendar nada, basta chegar ao local onde pediu para retirar o passaporte. Inclusive se estiver por perto do local, passa todos os dias pra ver se está pronto antes de inserirem no sistema

  31. Oi, gostaria de uma ajudinha… Eu moro em buenos aires e vou fazer meu visto aqui, gostaria de saber se minha irma que mora no brasil e é de menor pode vim para buenos aires fazer o visto americano junto comigo, ja que vamos juntas para eua em janeiro… Ou melhor a gente ir pro rio,sp…?? Obrigada

    • Oi Thaise, sei que no Uruguay é melhor que Rio ou São Paulo. Sobre Buenos Aires não sei, mas te informa sobre o processo de agendamento aí, se for parecido com o de SP, recomendo se encontrarem em Buenos Aires. Sua irmã pode fazer o visto em qualquer embaixada americana, só precisa das autorizações.

  32. Rodrigo Luiz Reply

    Ola colegas,

    Sou de Pelotas e estou planejando tirar o visto com minha namorada. A taxa para enviar o passaporte para o Brasil é paga na embaixada com cartão de crédito ou como que é?

    Agradeço

    • Oi Rodrigo, o passaporte feito em Montevidéu só pode ser enviado para algum endereço no Uruguay. Para receber no Brasil, tens que solicitar o visto no Brasil. Eu fiquei esperando e saiu na mesma semana.

      Se tens amigos morando no Uruguay podes dar o endereço do amigo e este te envia para o Brasil.

      • Rodrigo Luiz Reply

        Roberta,

        Entendi. E pago algo para retirar em Montevideo mesmo? Quantos dias uteis vai da entrevista ate entrega do passaporte?

        • só paga a taxa do visto no início do processo. No texto tem essa informação e diz os dias que demorou pra mim, mas isto pode variar conforme o número de solicitações e burocracias. Aqui nos comentários, uma pessoa diz ter feito recentemente e levou 6 dias o tempo total.

  33. Oi gente, meu marido é argentino e mora no Brasil, tem visto permanente. Vcs sabem se pode tirar o visto normalmente aqui no Brasil e se o procedimento é o mesmo que para brasileiros? Não consegui achar essa informação no site e por telefone a atendente parece uma máquina e pede pra ver no site. Obrigada!

    • Oi Vanessa

      A nacionalidade da pessoa não importa, pode ir em qualquer consulado americano tirar o visto, o procedimento será o mesmo

  34. Ótimas dicas, Roberta. Entre preencher o formulário e receber o visto foram 6 dias, contando o sábado e domingo. Quinta a noite, Gabi e eu, agendamos a entrevista para segunda pela manhã e na quarta, a tarde, retiramos nossos vistos numa agencia DHL. Estive dentro da Embaixada não mais que 30 minutos, foi tudo muito rápido.

  35. Ola!!! Fiz tudo via montevideo… Sabe me dizer quantos dias posso deixar o passaporte la no correio deles??

  36. Oi Roberta, solicitar o visto sem a passagem comprada ou ideia de quando vai, tem problema? Tirar por tirar o visto, eles encrencam com isso? Por que a ideia é primeiro garantir o visto para depois correr atras de passagens e hospedagem. Desde já agradeço as informações. Obrigado.

    • Oi Diego, ter a passagem facilita, mas não é problema não ter. Eu não tinha, mas disse a data que pretendia viajar e preferia ter o visto antes de comprar a passagem. Diga uma data, é certo que vão perguntar período e pra onde vai viajar.

  37. Nanda Martens Reply

    Oi Roberta,
    Nossa fiquei muito feliz em ler teu post, eu moro em Aceguá Brasil e achei que não houvesse possibilidade de tirar no Uruguai, já que sou brasileira, mas fiquei ainda mais feliz porque além de poder fazer o visto por lá e se eles entregam em casa no Uruguai, vou pedir que entregue na casa da minha colega de trabalho que mora em Aceguá Uruguai. Muito obrigada mesmo pela dica. Valeu muito a pena ler todo e ainda poder ler as respostas às perguntas do pessoal, esclareceu muitas dúvidas que eu tinha também, Beijos e obrigada

  38. Rafael Xavier Reply

    Muito bom seu site!!!! Otimas dicas….
    Estou com uma duvida, para fazer o visto americano no Uruguai é preciso saber falar Espanhol fluente ou um “portunhol” vai bem?? Sou de Rio Grande e ficaria bem mais facil fazer em Montevideo mas tenho medo de não saber responder alguma coisa em Espanhol e negarem meus visto e da minha esposa.
    Obrigado!!!!

    • Oi Rafael, dá pra se virar com portunhol sim.

      Eu falo Espanhol fluente, mas minha mãe entende espanhol e responde em português. Ela fez junto comigo e o atendente falou pausadamente, fez perguntas pra ela e entendeu tudo o que ela disse. Essa foi a minha experiência e pode ter azar de pegar alguém que fale rápido demais, mas acho que vale arriscar e recomendo aprender algumas palavrinhas antes ou levar um tradutor no celular.

  39. Roberta, adorei o post, muito útil e bastante informativo, uma aparentemente é possível, posso enviar para a retirada por um conhecido meu que more na localidade ou solicitar a entrega na casa dele correto? Se ele for retirar basta autoriza-lo em carta de próprio punho, se for para enviar para a casa desta pessoa tenho que providenciar a forma de envio para a casa dele (mora em Punta del Este), correto? A outra pergunta, qual língua é feita a entrevista, inglês, espanhol? Obrigado!!

    • Oi Gabriel, correto. Podes dar o endereço do teu amigo, eles entregam em residências no Uruguay, mas tem que definir isso na hora de preencher o formulário. Não fiz desse jeito, então não sei te dizer exatamente como, mas deve ter a explicação no site.

      A entrevista foi feita em espanhol.

      Abraço

      • Olá Roberta tive agora em setembro de 2016 meu visto negadd em brasilia sou autônoma. Advogada , levei meus documentos ,somente perguntaram tem filhos respondi sim , voce Sozinha respondi sim ,pra onde reapondi maiami ,então perguntou e o pai dessas crianças ,eu disse e falecido ,mas ela nem perguntou idade ,pois um tem 26 o outro 21 ,ela foi logo dizendo visto negado por não possuir parece que requisitos, então queria saber se tendo o visto negado quanto tempo devo tentar de novo e se posso fazer em Montevidéu ,

  40. Felipe Mello Reply

    É preciso ir buscar o visto pessoalmente em montevideo ou algum familiar pode retira-lo? Se sim, precisa de procuração?

    • Oi Felipe, outra pessoa pode retirar o seu passaporte com o visto, mas você precisa fazer uma procuração autorizando que essa pessoa faça a retirada. No dia em que fui retirar na DHL, me deram esta informação e disseram que poderia ser de próprio punho.

  41. Roberta, sem palavras por este post!!! Me ajudou muito, muito mesmo!! Parabéns pelo ótimo trabalho e espero que estejas aproveitando muito os EUA! Bjss

    • Oi Gabriela, que bom que ajudou!
      Voltei dos EUA ontem e aproveitei muito, agora é organizar as fotos e anotações pra contar tudo por aqui. beijos

  42. Roberta! você é maravilhosa, muito obrigada por compartilhar sua experiência, para mim foi de grande valia. Que te ilumine sempre.

      • Oi Roberta eu sou de Rio Grande tenho que fazer o meu passaporte pois eu e meu esposo vamos para os Estados Unidos em Março de 2016. A minha duvida é eu inicio fazer o meu passaport aqui em Rio Grande e quando for obter o visto posso solicitar para Montivideo ? E qual é o valor do visto e quantos dias ao todo eu tenho a entervista? e muito obrigada voce é muito legal.

        • Oi Carmen. Primeiro tens que fazer o passaporte aí em Rio Grande. E com ele em mãos, pode solicitar o visto em Montevideo como relato neste artigo. O valor é em dólares e muda conforme a cotação do dia. Verifique o valor quando estiver com o passporte pronto.
          Do início do ano até hoje (pode mudar) tudo é feito em 1 semana, sendo a entrevista em minutos conforme escrevi acima e outras pessoas escreveram nos comentários

  43. Olá! Adorei seu blog,tb quero solicitar o visto em Montevideo,to na duvida pq no site diz que não é recomendável para quem não mora no Uruguay por nao poder comprovar as informações.
    Como moro em POA para mim tb sera mais facil.
    Vc acha que nao tem problema por nao morar no Uruguay?
    Obrigada!
    Leticia

    • Oi Letícia, não lembro de ter visto esta informação no site quando fiz o meu e pesquisei bastante. Deve ter acontecido algum caso específico para colocarem está mensagem. Bem, conheço várias pessoas que fizeram por Montevideu sem problemas, eu mesmo achei muito mais simples que São Paulo. Se tens como comprovar renda, não vejo porque não tentar por lá.

  44. Muito bom seu relato, estou querendo solicitar o visto em buenos aires, acredito que o procedimento seja o mesmo, contudo fiquei com uma dúvida, posso solicitar para a embaixada o envio do passaporte aqui para o brasil ou preciso de algum conhecido para retirar?

    • Obrigada Rafael, deve ser o mesmo sim, mas verifique no site da Embaixada de Buenos Aires. Afinal tem a diferença de ser feito em dois dias no Brasil e pode ter algo diferente na Argentina também.

      Só pode solicitar o envio do passaporte quem é residente no país, como não era o meu caso não sei te informar. Pelo o que me informei, eu poderia ter escrito a mão uma autorização para outra pessoa retirar em meu nome e essa pessoa me enviaria por correio. No site da embaixada da Argentina deve ter a resposta ou o contato via skype para perguntar.

  45. Oi, tudo bem Roberta?

    Por um acaso em relação a crianças, você saberia me dizer se a levo tranquilamente lá? Iremos passear mesmo em Montevidéu e temos que tirar o visto por agora, então achei que dava para fazer as duas coisas. Eu e meu esposo ficamos bem empolgados com sua informação, claro com alguns receios, com relação e sermos de outra nacionalidade, em vez de uruguaios, mas se pode, e moramos em Santa Catarina, seria ótimo. Tem hotel próximo ao local que você indicaria?
    Grande abraço.
    Renata.

    • Oi Renata, o procedimento é o mesmo que tirar no Brasil. Uma amiga fez o dela e do filho adolescente em novembro e foi tudo tranquilo como aconteceu comigo, basta levar os documentos que possam solicitar, mesmo que estejam em português.
      Hotel na Rambla seria o mais próximo, mas indico o AK Design que já fiquei mais de uma vez e adoro, do hotel até a Embaixada Americana levei 10 minutos de táxi.
      Abraço

      • Que legal. Muito obrigada mesmo pela orientação. Queremos aproveitar a viagem e conhecer um pouco de lá, gostamos de natureza, cultura e culinária, aliás Gabi de 8 anos adooora, vc sugere algo para aproveitarmos lá?

        Abraço.
        Renata.

    • Oi Larissa, a entrevista é em espanhol, mas é fácil de entender e pode responder em português que eles entendem. Se não entender o que eles falam, diga que não fala espanhol e peça para falarem devagar.
      Sei de outras pessoas que não falam espanhol e conseguiram o visto por Montevidéu. Acho que em São Paulo é feita inglês, que é muito mais difícil de entender do que o espanhol, para quem não sabe.

  46. Boa ideia! Nem sabia que era possível, achava que sendo cidadã brasileira tinha que pedir visto dos EUA em algum consulado no Brasil.

Write A Comment