Embaixada americana em Montevidéu

Onde é mais rápido tirar o visto americano?

Indicado para quem mora no sul do Brasil, solicitar o visto para os Estados Unidos em Montevidéu é muito mais organizado e prático do que em São Paulo. Essa foi a dica fornecida por meus conterrâneos já há algum tempo e resolvi colocar à prova semanas atrás. Sou natural de Pelotas, no extremo sul do país, onde a maioria viaja até o Uruguai quando precisa tirar o visto americano.

Estava em São Paulo e me informei por telefone com o consulado americano, mas este não sabia dizer nada além de preencha o formulário, pague e depois de 2 dias úteis marque entrevista. Expliquei uma situação de emergência e a resposta continuou sendo a mesma como se fosse um disco arranhado. Então fui para internet e achei um site oficial dando previsão de tempo para o agendamento conforme o local: 3 dias para São Paulo contra 1 dia para Montevidéu. E em São Paulo o processo leva 2 dias, um para a coleta dos dados biométricos e outro para entrevista em locais diferentes. Enquanto em Montevidéu é tudo feito em cerca de duas horas na Embaixada Americana.

Página mostra a previsão de agendamento de entrevistas no mundo todo
Página mostra a previsão de agendamento de entrevistas no mundo todo

Previsão de dias de espera até o final da entrevista:

São Paulo 5 x 2 Montevidéu

Como já tinha viagem marcada para Pelotas na semana seguinte, resolvi não arriscar esperar os 5 dias úteis e comecei o processo via Uruguai. Em minutos preenchi o formulário, paguei com cartão de crédito, recebi a confirmação e já tinha a entrevista agendada. Inclusive, se eu não estive quilômetros distante poderia ter marcado para dia seguinte.

Entendeu porque o pessoal do extremo sul do Brasil nem cogita vir a São Paulo? Montevidéu fica 590 km de Pelotas e tem ônibus leito diariamente. Porto Alegre fica a 803 km (Poa-SP 1129 km) e além do ônibus tem voos diários. Conforme a urgência e o custo de viajar para um lugar ou outro, também é uma possibilidade viável para quem for de Santa Catarina ou Paraná. Quem for de qualquer outra cidade e pretende passar uma semana em Montevidéu, já une o útil ao agradável com menos burocracias.

Se decidiu tirar o visto americano em Montevidéu, vou deixar o passo a passo e dicas de documentação abaixo. O procedimento também vale para solicitar o visto no Brasil, exceto para coleta de dados biométricos no CASV, realizada um dia antes da entrevista. Veja detalhes sobre esta etapa no Call Center.

 

Por onde começo?

  1. PREENCHA O FORMULÁRIO DS-160

O primeiro passo para solicitar o visto americano é preencher o formulário DS-160 no U.S. Department of State. No espaço para selecionar a localização, mova a barra de rolagem até o final e marque URUGUAY, MONTEVIDEO. Pode marcar qualquer um daqueles países que vai preencher o mesmo formulário, mas só poderá fazer a entrevista e retirar o passaporte no local indicado neste momento. Se mudar de localização perderá o valor pago e toda a solicitação deverá ser realizada desde o início novamente. Atenção neste momento porque muitos tem errado!

Página para preencher o formulário DS-160
Página para preencher o formulário DS-160

O formulário deve ser preenchido em inglês com informações precisas, se houver divergências nos dados o processo pode ser invalidado. Se não sabe inglês, passe o mouse em cima da pergunta para abrir uma caixa com a tradução. Como escolheu Uruguai, a tradução será em espanhol. Responda as pergunta com atenção e vá salvando a cada página. Se a internet cair utilize o número fornecido no início do processo para recomeçar. Um código de barra confirmando o preenchimento será enviado ao seu e-mail, ele será necessário no dia da entrevista.

 

  1. FAÇA O PAGAMENTO

Para visto de turista não imigrante a taxa única é de U$160, para outras categorias veja a lista no site. É feito com cartão de crédito no site do agendamento. Veja instruções de cadastro no site no próximo item.

 

  1. AGENDE A ENTREVISTA

Com o número recebido por e-mail confirmando a solicitação, faça o cadastro no site (este link se marcou no Brasil) da Embaixada e continue o processo. Primeiro é feito o pagamento com cartão de crédito, para isso, siga as orientações da página até esta opção aparecer. Então um calendário mostra as opções de datas. Clique e aguarde o e-mail de confirmação.

 

  1. PROVIDENCIE OS DOCUMENTOS

Imprescindíveis são passaporte válido, carteira de identidade, foto para o visto (tamanho enviado no e-mail e só vale no Uruguai) e a página de confirmação com o código de barras do formulário DS-160. Podem não pedir nada além desses, mas se tiverem dúvidas, vão solicitar comprovação do que foi preenchido no formulário e isso varia pra cada pessoa. Leve o que for necessário para provar que vai fazer turismo e seus vínculos com o Brasil como:

  • 3 últimos extratos bancários e do cartão de crédito;
  • Comprovante de renda;
  • Se não tiver como comprovar renda, declaração de outra pessoa com respaldo financeiro, bem como os comprovantes de renda desta pessoa;
  • Certidão de registro de imóvel;
  • Contrato de trabalho;
  • Passaportes anteriores com carimbos e vistos;
  • Reserva do bilhete aéreo;
  • Reserva de hotéis;
  • Se houver carta convite;
  1. NA HORA DA ENTREVISTA

Mantenha a calma e fale sempre a verdade confirmando os dados que apresentou no formulário. No meu caso, nenhum documento além do imprescindível citado acima foi solicitado, mas levei uma papelada para não arriscar. Conto como foi:

Cheguei na hora marcada e havia uma pequena fila na porta da Embaixada onde pediram RG, o código de barras e o passaporte. Esperei uns 10 minutos, passei pelo detector de metais e pediram para deixar bolsa com celular, tablet… e levar somente o necessário. Diferente de São Paulo (vai sem bolsa ou tem que pagar o guarda volumes), te dão uma chave do armário sem custo. Aguardei ser chamada sentada em ambiente com ar condicionado por uns 30 minutos e fui para a sala da entrevista.

Estava lotada, mas todos sentados sendo chamados nos guichês. Eram cinco e cada um tinha uma função realizando um rápido atendimento. Nos dois primeiros entrega a confirmação, foto e passaporte; no terceiro coleta os dados biométricos e aguarda ser chamado pelo nome (foram uns 50 minutos de espera); e no quarto ou quinto acontece a entrevista em pé. Ele me perguntou para onde eu iria e as datas da viagem, viu que tenho alguns carimbos no passaporte e perguntou um detalhe de uma viagem específica. Sorriu com a minha resposta e aprovou meu visto para 10 anos. Acho que não durou 5 minutos.

 

  1. RETIRE O PASSAPORTE

No final da entrevista o atendente dirá em quantos dias poderá buscar o seu passaporte com o visto aprovado e pedirá para aguardar a confirmação da data por e-mail. No momento do agendamento havia a opção de locais para retirar e eu escolhi no bairro Ciudad Vieja, escolha onde for mais conveniente. Os locais são lojas da DHL (tipo Correios) e, se tem amigos de confiança na cidade, pode escrever uma autorização de próprio punho permitindo que esta pessoa retire o seu passaporte em seu nome. No mesmo momento a pessoa já pode enviar via DHL para seu endereço no Brasil. O custo de envio fica em torno de R$ 170 (1569 pesos uruguaios).

Agora uma dica que se eu não estivesse antenada ficaria mais tempo esperando o e-mail. Na verdade não chegou até hoje, mas deve ter sido porque eu busquei o passaporte antes deles pensarem em me avisar. Na entrevista passaram o prazo de 4 a 5 dias corridos, era uma quarta-feira e na tarde de sexta já estava disponível para retirada, ou seja, levou 2 dias! Como eu descobri? Entrei no site onde me cadastrei para a entrevista e com o número do passaporte apareceu o status da solicitação. Se ainda não está liberado, pode entrar no site da DHL com o número exibido no status para ver por onde anda seu passaporte, é como acompanhar envio de Sedex no site dos Correios.

 

O placar final com a resposta de onde é mais rápido tirar o visto americano ficou assim (em dias úteis):

São Paulo 9 x 4 Montevidéu

(no mínimo)                           (se eu tivesse agendado para o dia seguinte)

Se ainda tem dúvidas, a Embaixada disponibiliza um contato via Skype (usvisauruguay). Cheguei a adicionar, mas consegui as respostas antes deles me aceitarem. Era final de semana, talvez fossem mais rápidos em horário comercial.

  • TOME NOTA

Algumas pessoas me perguntam sobre a vacina da Febre Amarela, é sempre bom ter e vale por 10 anos, mas para os Estados Unidos não é necessária.

Para tirar o passaporte pela primeira vez ou renovar, veja os detalhes neste post.

Aproveite os dias de espera pra viajar pelo Uruguai ou explore Montevideo. Eu passei uns dias em Colônia de Sacramento

Atração turística em Pocitos
Atração turística em Pocitos

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais. A foto destaque é da Embaixada Americana em Montevidéu.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site e fotógrafa. Há 10 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo.

225 comments

  1. Olá, Roberta fiz meu visto no dia 01/03/17 e tive o visto negado , era estudante quase concluindo é meu pai ia pagar viagem. Na entrevista meu errado acho q foi falar somente português com medo de errar o espanhol. Foi oq ela me disse no final dá entrevista q era uma embaixada q falava espanhol ou inglês, que eu deveria procurar uma embaixada português q eu pudesse falar. Será q isso me prejudicou? Por não falar espanhol? Eu estou tentando ir de novo, será q devo falar em espanhol? No seu caso vc disse q foi com sua mãe e ela falou Português

    1. Sim, eu falei espanhol e minha mãe em português. Mas isto vai do atendente, se estiver de mal humor, tudo pode acontecer. Sugiro falar em espanhol mesmo que errado, geralmente os locais se agradam quando nos esforçamos em falar o idioma deles.

  2. Olá Roberta
    Adorei seu blog, acho q vai poder me ajudar
    Meu pai teve visto negado no RJ e ele queria tentar em Montevideo , algum problema por ele morar em minas? Ele iria passear em Montevideo e aproveitaria p tentar o visto lá. Outra coisa lá não pode entrar acompanhantes p idoso no caso dele q tem 72 anos? Obrigado

    1. Oi Renata, o risco de ser negado é o mesmo fazer no Uruguay ou Brasil, lá só é mais rápido. Ele deve rever os documentos para evitar ser negado novamente. E o povo no Uruguay respeita muito mais idosos do que aqui, com certeza o acompanhante não terá problema.

  3. Quero fazer o visto de turismo apenas, vou viajar só por uma semana pra lá. Precisa ter dinheiro em conta pra comprovar na entrevista mesmo assim? Se sim, quanto?

  4. Olá, em 2017 ainda dá para escrever uma autorização pra alguém pegar pra mim o passaporte com o visto?

    1. Acredito que sim e respondendo a próxima pergunta. É bom levar comprovantes que tem dinheiro para ficar o tempo desejado fazendo turismo nos Estados Unidos.Por garantia uns 70 dólares por dia, mas não tenho certeza se atualmente determinam um valor. Melhor confirmar no site do consulado

  5. Boa tarde, vim contar minha experiência de fazer o visto em Montevidéu…

    Minha entrevista e da minha família estava marcada para o dia 16/03 as 10:15h. Chegamos na embaixada 15 minutos antes e ficamos esperando até entrar na parte de detecção de metais. 10:15h entramos e já fomos direcionados até a primeira sala, onde entregamos as fotos e pegaram o papel que tem o código de barras. Logo fomos para a sala que tem os guichês das entrevistas. São 5 guichês: 1 e 2 para entregar os passaportes, em que uma pessoa da família só em chamada, o 3 para fazer as digitais, e o 4 foi a entrevista e a 5 era uma salinha (achamos que íamos ser chamados ali, por ser 4 pessoas). Fizemos a entrevista em família. Primeiro perguntaram qual era o nosso parentesco, estava com meu noivo, madrasta e pai. Expliquei e ela resolveu fazer as perguntas para cada casal. Perguntou para onde íamos, quantos dias iríamos ficar, confirmou nossas profissões mas não pediu documentos comprovando e já disse que estava aprovado. Meu pai e madrasta perguntaram se eram casados, também confirmou a profissão dos dois e quais países já tinham conhecido (meu pai só visitou a Colômbia) e por fim se conheciam alguém que morava nos EUA, disseram que não conheciam ninguém e ela disse: visto aprovado, boa viagem. Isso não durou 5 minutos. Muito rápido mesmo. Na sexta feira, dia 17/03, a menina que nos ajudou com a documentação nos avisou que na página já estava aparecendo a mensagem de visto emitido. Na mesma noite, fomos no shopping e os passaportes já estavam lá, prontinhos! Não sei direito como funciona no Brasil, mas lá nos impressionamos com a rapidez!

  6. Não fiquei mais que 30 min. dentro da embaixada. Rápido, atendimento eficiente e funcionários atenciosos.
    Não sei como é em SP, mas acredito que a burocracia é grande, como tudo no brasil.

    1. Muita obrigada pelo retorno Flavio, assim sabemos que a dica ainda é válida

  7. Olá, Roberta
    Sabes se em 2017 o procedimento continua o mesmo? Estou receosa por esta questão do Trump e imigrantes.
    Obrigada pela postagem! Está ótima!

    1. Olá, Carolina.
      Amigos foram em janeiro e tudo estava igual. Tenho pedido a todos que entram em contato e vão fazer o visto mandarem notícias se houve mudanças e até agora não tive retorno. Acredito que continua tudo igual, apenas é mais rápido fazer no Uruguai do que no Brasil.

  8. Show de bola o seu post, acabei de ser chamada de louca num grupo de viagens por dizer que isso era possível. Vc ajudou muito a provar a minha sanidade. Sou de Rio Grande e aqui no sul essa se tornou uma prática comum.

    1. Sim, várias pessoas tem me chamada em mensagem privada pra confirmar a informação. Limitadas estas pessoas que duvidam, não?
      Ainda bem que os leitores que usam as dicas voltam aqui pra confirmar que ainda é válido.

  9. Olá. Muito bom o seu post. Algumas dúvidas:
    1) “foto para o visto (tamanho enviado no e-mail e só vale no Uruguai) “. O que isso significa?
    2) vc levou as reservas das passagens e hotéis. Pensei em fazer essas reservas somente depois da confirmação do visto. Vá que dê alguma zebra e eu não condiga o visto. Isso é imprescindível?
    Obrigado.

    1. Olá Marcos
      1) significa ter que levar a foto, no Brasil eles tiram a foto.
      2) não levei porque queria tirar o visto antes, expliquei isto e aceitaram. Mas depende do humor do atendente. Passagem é arriscado comprar, mas hotel não, pode escolher um com cancelamento grátis. E pegue as várias dicas aqui no site pra quando viajar para Montevidéu e Estados Unidos.

  10. Oi, tenho uma dúvida! Como é feita a entrevista? Inglês ou espanhol? Porque me disseram q nem testam nossa linguagem!! Obrigada

    1. Oi Gabriele. Fiz em espanhol e ninguém testou o idioma. Inclusive, ele falou pausadamente quando entrevistou minha mãe que não fala espanhol, mas entende

  11. Olá Roberta! Passando para agradecer ao teu post! Meu marido foi hj ao consulado do Uruguay, tdo certinho, visto aprovado! Valeu muito o passo a passo!!! Nossa eu fiz o meu em Sao Paulo, diferenca absurda, pra quem eh do Sul ou puder aproveitar uma ida à Montevideo ta suuuper valendo msmo! Abçs!

    1. Obrigada pelo retorno Juliane, assim sei que a informação ainda é válida e continuo divulgando o texto

  12. Olá. Queremos tirar o visto americano em Montevideo. Preenchemos o formulário DS 160 no sábado e estamos aguardando i recebimento do e-mail com o código de barras. Demora para recebermos? E eu e meu espiso iremos fazer a entrevista juntos? Obrigada.

    1. Fizeram pela página do Uruguay desde o início? Porque pode acessar minutos depois. Veja se não está no spam ou deve ter preenchido para fazer no Brasil. Se fez mesmo marcando Montevideo, entre no sistema e procure se não tem pra baixar em algum lugar

  13. boa tarde …conheco uma pessoa que tem o visto americano tirado no japão e ela quer renovar o visto aq no brasil, tem algum problema ou o procedimento é normal?

    1. Procedimento normal, não importa de onde a pessoa é ou tirou o visto anterior

  14. Oii, tudo bem? Como foi a entrevista em espanhol? Você é fluente? Tenho medo de travar a língua nessa hora hehehe

    1. Oi, eu sou fluente, mas minha mãe não é. O atendente falou calmamente com ela e deu tudo certo

  15. Olá Roberta.
    Gostaria de agradecer suas dicas, muito úteis. Vou compartilhar com detalhes a minha experiência:
    Fiz meu visto lá em setembro deu tudo certo! Vou viajar a turismo em março 2016! Moro na fronteira foi mais fácil pra mim. Após fazer o passaporte na Polícia Federal fiz o preenchimento do formulário DS- 160 com a ajuda do youtube.
    Antes de começar o preenchimento mudar abaixo o País para Uruguay, Montevidéo. . Esse vídeo é para quem faz no Brasil.
    Nesse link explica bem: https://www.youtube.com/watch?v=4xwlQsCLlGU e sempre imprimir tudo pra levar. É muito importante.
    ” Uma moça que já estava na fila da entrada, não pôde fazer porque não tinha levado o código de confirmação com código de barras” .
    DICA: Ao preencher o formulário, ir salvando pra não gerar mais de um código que começam com letras, ter todos os dados em mãos antes de começar, pois é muito rápido que gera outro, imprimir o código final. Depois tem que fazer o cadastro nesse link , mudando abaixo para: Uruguay que nem no DS 160.
    https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv/users/sign_in pagar a taxa com cartão internacional ou ir numa casa lotérica no Uruguay foi o que fiz por não ter cartão internacional.
    Feito isso e tudo pago. Entra no ultimo link acompanha até aparecer no sistema deles e marca a entrevista. Fui de carro com um amigo. Ficamos hospedados no Hotel Uruguay, bem barato e bom, fiz reserva pelo Booking, só tem que ter um cartão de crédito pra reserva. O valor é pago lá em pesos. E estacionamento é separado do hotel mas bem perto, pagamento também, tem que reservar no site a vaga. Hotel bem central ótimo para conhecer a cidade que é linda.
    Fiz a entrevista numa terça feira ás 09:00 foi bem tranquilo. Levei vários comprovantes numa pastinha transparente, (detalhe importante) eles verem que tem comprovantes, caso peçam, mas não pediram nada. Poucas perguntas e ” VISTO APROVADO” por 10 anos. Fiquei acompanhando pelo site do cadastro que marquei a entrevista, ficou pronto na quinta feira, retirei às 15:00. Também recebi emaill.

  16. Ola Roberta eu tenho uma duvida não sei se pode me ajudar. Eu moro na argentina e iria fazer aqui a entrevista porém as datas disponiveis para entrevista e coleta de impressão digitais são muito longes e necessito fazer tudo antes do dia 19, pois vou voltar para o Brasil. Minha duvida é se posso alterar a entrevista de Buenos aires para Montevideo no Uruguai e se sim como faço ? Obrigado !!!

    1. Oi David, não pode alterar. Se ainda não pagou, apenas cancele. Se já pagou, vai perder o dinheiro.
      Para cada país tem que começar tudo de novo, eles não se conversam para agendar entrevistas

  17. você tem o conta do consulado do uruguai?

    1. No site do AIS, em vez de optar por “Brasil”, tu opta por “Uruguai” e faz o trâmite todo pelo site do consulado do Uruguai.

  18. Nossa, muuuito obrigada! Vc salvou a minha vida! N tava conseguindo essas info em lugar nenhum da internet! muuuito obg!

  19. Oi Roberta, meu visto consta como emitido no site, como sei se já esta na loja da dhl? Sera que já posso me deslocar pra la? Estou em Pelotas

    1. Se consta emitido já deve estar disponível sim. Pelo menos pra mim aconteceu desta forma, vi no site, fui na loja que havia solicitado e lá estava

  20. Oi Roberta!
    Eu preciso levar comprovantes de contas bancarias? E é preciso ter muito dinheiro na conta, como funciona?

    1. Oi Janaina, é melhor levar sim. Embora não tenham me pedido. O valor deve ser equivalente ao período que pretende passar nos Estados Unidos, sobre quando vou viajar, pra onde e o tempo que pretendo ficar eles perguntam. No mínimo 50 dólares por dia, eu acho.

  21. Obrigado Roberta, outra duvida. É possivel retiradas aos finais de semana? Caso seja seria indicado a DHL do shoping certo? E o que me sugere, minha entrevista esta marcada para quinta 10/11, preciso dele pra outra quinta, recomenda eu ficar na cidade e retirar (na esperança que seja poucos dias) ou voltar para Pelotas (500km) e retornar para buscar quando estiver pronto (tem que ser no maximo uma semana kkk)

  22. Boa noite Roberta, estou necessitando de visto com urgência e como sou de Pelotas estarei indo a Montevideo realizar o processo. Como ainda estou aguardando a chegada do pass não consegui agendar ainda. Queria saber qual o horário disponíveis para agendar, se eh o dia todo, se funciona alo finas de semana e qual local escolho para retirada para ser mais rápido e se vc acha que vale a pena ficar na cidade aguardando a liberação.

    1. Oi Jeferson. Os horários tem que ver no site, eu fiz no final da manhã e consegui agendar de um dia para o outro. Valeu a pena esperar, fiz entrevista na terça e sexta estava disponível. Marquei para buscar no local mais próximo do meu hotel.Verifique entre as opções de retirada qual fica mais fácil pra ti

  23. Bom dia Roberta ! tenho uma duvida fiz meu passaporte ano passado como nome de solteira,casei esse ano como devo fazer tirar um novo passaporte com nome de casada? ou ir com passaporte valido ainda com nome de solteira e levar a certidão de casamento? preencho o formulário com nome de solteira ou casada ?

    1. Bom dia Marta. Leve o passaporte com nome de solteira e a certidão de casamento, entregue junto. Se não me engano (não sou casada) tem esta pergunta na hora de preencher o formulário, então já fica registrado os dois nomes. Deves preencher os dados conforme consta no passaporte, como solteira

  24. Olá Roberta, tentei tirar meu visto em Recife mas infelizmente foi negado pois eu estudo e moro no Paraguai, disseram que eu não tinha vínculos que os fizessem acreditar que eu retornaria ao Brasil. Seria ideal eu tentar tirar no Paraguai no país onde moro e estudo? Pois o homem que fez minha entrevista no consulado não considerou a minha carta de aluna regular da universidade paraguaia no Brasil.

    1. Olá Jordana, acho válido tentar no Paraguay sim. Vão te dar uma atenção melhor, imagino. Na hora da entrevista entregue este documento junto com o passaporte. Mas claro, quanto mais vínculos com o Brasil ou Paraguay pra provar que não vai querer ficar nos Estados Unidos, melhor.

  25. Fiz a entrevista e o visto em Montevidéu e deu tudo certo. Bem tranquilo. Obrigado pelas dicas

    1. Que bom Christin, obrigada por trazer este retorno e confirmar como este artigo continua útil

  26. ROBERTA VIVO NA INGLATERRA LEGALMENTE TENHO O VISTO SERA QUE E POSSIVEL TIRAR UM VISTO AMERICANO OU CANADENCE AQUI DE LONDRES..

    1. Americano com certeza, Canadense não tenho certeza porque nunca tirei

  27. Oi
    O Local de entrega dos passaportes preciso agendar diretamente com a DHL selecionada no momento do pagamento da taxa?

    1. Oi Marcel, o site da Embaixada já te fala as opções DHL disponíveis, não precisa ser direto com eles. Ao marcar o agendamento vai exigir o local de retirada e deve escolher o mais conveniente

  28. Oi Roberta! Queria te agradecer pelo depoimento! Graças a ele decidi fazer o visto aqui em Montevidéu (fiz a entrevista hoje pela manhã e estou aguardando para buscar meu passaporte no DHL Shopping).
    Foi tudo bem rápido. Cheguei às 9h55 e sai do prédio as 10h40. 45 minutos do tempo de chegada, coleta da foto e digitais e entrevista. Super tranquilo mesmo! E to aplicando para visto de tripulante em transito. Levei um monte de documentos extras, mas so viram a carta e o contrato de trabalho que a empresa me forneceu e ja aprovaram!
    O que não ficou muito claro pra mim foi qual número que você usou para rastrear o teu passaporte no site do DHL? Brigadão!!!

    1. Oi Danielle, me desculpe, agora já deve ter resolvido. Estava viajando 50 dias pela Asia e não consegui responder todos os comentários.

      O número para usar no site da DHL é retirado do site da embaixada onde fez o cadastro pra entrevista. Assim que inserir o número do seu passaporte vai aparecer o status e um tipo de número de protocolo. O que deve ser usado.

      Obrigada pelo feedback e confirmar como este artigo continua útil

  29. Oi Roberta
    Tenho uma duvida sobre as fotos e digitais que são tiradas junto com a entrevista ou preciso marcar um dia antes para fazer isso? Ou tem somente a entrevista. Obrigado

    1. Oi Christina, é diferente do Brasil, tudo é feito no mesmo dia, mas é preciso levar as fotos já tiradas. Eles não tiram fotos lá.

  30. Ola. Sou brasileira mas moro na Inglaterra. Eu e meu marido estamos indo para a America do Sul e depois gostariamos de ir para os Estados Unidos. Nao terei tempo para fazer o visto aqui na Inglaterra. Mesmo nao sendo domiciliada no Brasil, posso fazer o visto no Uruguai, ja que iremos visitar o pais?
    Obrigado pela resposta.

    1. Sim Jana, você pode fazer o visto em qualquer embaixada americana

  31. Oi Roberta!!

    Estou preenchendo o formulario e fiquei com uma duvida no endereço de entrega, já como estou fazendo em Montevideo, tenho que colocar para receber em um DHL, mas gostaria de receber em uma cidade mais proximo de Uruguaiana, como Salto ou Paysandu. Tenho que descobrir o endereço antes para colocar no formulário ou na entrevista eles dão a opção??

    1. Oi Marcelo, me desculpe, agora já deve ter resolvido. Estava viajando pela Asia e não consegui responder todos os comentários.
      Se ainda não fez, sim deve ter o endereço na hora de preencher o formulário

  32. Olá Roberta, pergunto se a validade do visto em Montevidéu é a mesma para o visto tirado aqui no Brasil ?

  33. Roberta, obrigada pelas dicas, ajudaram bastante. Fiquei só com uma dúvida, os documentos podem ser em portuguÊs? como olerite, certidões e etc?

  34. Estou um Dublin, tenho 3 vistos negados para os EUA que tentei tirar pelo Brasil. Na epoca os vistos foram negados pq alegaram que eu não tinha vinculos com o Brasil (coloquei que conhecia uma tia la e tenho consciência de que isso foi um erro) , nem viajei para outros paises, estou na Irlanda fazem 5 meses fazendo curso, acha que faria diferença se eu tentasse por aqui?

    1. Oi Danilo, as regras são as mesmas em qualquer lugar. Você precisa ter vínculos com o Brasil ou país onde está morando e comprovar que tem dinheiro para viajar aos Estados Unidos. Se tiver como ter essas provas, vale tentar sim.

  35. Olá Roberta, tudo bem?

    Também moro em Pelotas e pensei em fazer a entrevista em Montevideo. Preenchi o formulário DS 160 e escolhi Uruguay como opção. Mas após finalizar o preenchimento cliquei em um link entrei no site do Departamento de Agendamento do Brasil e gerei a guia para pagamento por lá, agora estou em dúvida se tenho que agendar no Brasil ou no Uruguai para não perder a taxa paga. Meu email é marcinha@terra.com.br se vc quiser me enviar seu telefone para que eu possa tirar essas dúvidas, ou podemos nos comunicar por aqui… Estou nervosa e um pouco perdida, agradeço muito sua ajuda. Obrigada

    Márcia

    1. Oi Márcia, se já pagou tem que fazer no Brasil. Se ainda não pagou ignore e faça novo preenchimento cuidando para continuar apenas no site do Uruguai

      1. Olá Roberta, eu já havia pago e para não perder a taxa acabei agendando em SP, tirando o fato que terei que esperar 10 dias úteis o restante deu tudo certo… Obrigada pelas dicas!!!

  36. Estou pensando em ir até Montevideo tirar o visto com minha namorada. Eu falo inglês fluente e entendo um pouco de espanhol, ela não entende espanhol tampouco fala inglês. Teria algum jeito de fazer a entrevista junto com ela? Tenho medo que ela se enrole nas perguntas e aconteça algo errado.

    1. a entrevista é espanhol e eu fiz junto com a minha mãe. Entrevistou as duas ao mesmo tempo.

  37. Preenchi a solicitacao e ficou para retirar em um shopping em montevideo, para alterar para outra cidade mais perto da fronteira devo logar no site e alterar? Ou tem como fazer essa alteracao na embaixada depois da entrevista? Obrigado

    1. Só enviam para endereço no Uruguay. Se na lista de opções para receber tem a cidade desejada, pode trocar. Se não tem, melhor pedir pra entregar em alguma loja DHL e lá deixar encomendado o envio para outro local. Inclusive no Brasil.

  38. Olá, Roberta ! Obrigado pelas dicas.
    Sou estudante e ganhei a viajem de férias vou fazer uma carta de custeio no nome da pessoa junto com seus rendimentos, não tenho contrato de trabalho, como vinculo com o brasil vou levar a matricula da faculdade e propriedade de veiculo, É necessário mesmo antes da entrevista a reserva do bilhete aéreo e reserva de hotel nos eua e se o visto vier a ser negado perco o dinheiro das reservas, Na entrevista não basta falar qual cidade vou e tempo que vou ficar, você só tira as duvidas por aqui ou por e-mal também ?

    1. Oi Alan, na verdade, eu não tiro dúvidas, apenas conto o relato de como eu fiz.
      Eu fiz a entrevista sem ter nada reservado e deu certo, disse que iria comprar a passagem assim que tivesse o visto. Mas, por garantia é melhor ter reservas sim. Hotel é fácil, basta reservar um que possa cancelar sem custo, mas o aéreo só pode ter de volta uma parte do valor se cancelar. Na dúvida, sugiro ter as datas certas da viagem, fazer uma reserva de hotel e dizer o mesmo que eu sobre o aéreo.

  39. Olá, Roberta, me tira uma duvida qual o tamanho da foto precisa estar datada a foto ?

    1. Estas informações tem no site na hora de preencher o formulário. Agora não lembro, mas era foto tipo o nosso passaporte antigo. Melhor ver no site porque pode mudar.

  40. Olá Roberta!! Primeiramente, obrigada por responder minha pergunta anterior. Decidi fazer meu visto no Uruguai. Estou finalizando o preenchimento da DS160. Gostaria de saber se existe uma forma de visualizar as opções de dias na agenda da embaixada no Uruguai. Tenho receio que eu faça o pagamento, mas que eles estejam com agenda “cheia” em julho e agosto. Grata. Beijo

    1. Oi Cynthia, só depois que paga mesmo para agendar. Mas quando fiz tinha agenda para o dia seguinte, nenhum estava totalmente lotado.

  41. Oi Roberta tudo bem?
    Me tira um dúvida… eu preenchi meu formulário e estou com dúvida na hora de entrar no site do casv. .. eu tenho que mudar o país na hora de fazer o cadastro do ds160 né? E queria saber se coloco visto de não imigrante ou visto de imigrante… e o pagamento é feito só no cartão? Pq eu até gerei uma guia pra pagar maia saiu bem estranho… te aguardo! Obrigada =]

    1. Oi Ângela, sim tem que mudar para o Uruguai, se marcar Brasil terá que fazer por aqui.
      Visto de não imigrante e pagamento só no cartão.

  42. Olá Roberta!

    Fiz o meu visto em Montevidéu neste dia 13. Coloquei como endereço de entrega A DHL de Punta Del Este. Como sei se o passaporte já está lá? Eles avisam? Obrigada

    1. Olá Rosa, entrei no site da DHL, inseri meu número e apareceu que já estava disponível 2 dias após a entrevista. Como retirei imediatamente, nem chegaram a me avisar. Entre no site pra verificar

  43. Olá Roberta! Estou para tirar o visto, e por ter amigos no Rio de Janeiro pensei fazer a solicitação por lá. Sabes me dizer como é o agendamento e agilidade lá? Pretendo agendar para início de julho, e “fugir” do período da copa. Obrigada pelas excelentes dicas! Bj

    1. OI Cyinthia, só sei como é em São Paulo ou Montevidéu, mas imagino ser igual a SP

  44. Roberta, muito bom seu post, ajudou bastante. Uma duvida, você realmente conseguiu rastrear na DHL somente com o numero do seu passaporte? Pelo que eu vi no site da DHL precisa receber o email antes. Minha mulher está lá aguardando o visto. Obrigado

    1. Oi Diego, o email nunca chegou. A previsão era na segunda, mas na sexta resolvi conferir no site da DHL e lá estava dizendo que já podia retirar. E como retirei naquele dia, talvez por isso não tenha recebido o email. Melhor conferir no site.

  45. Olá Roberta.
    Trabalho viajando para Montevideo uma vez por semana, porém minhas viagens são bate e volta. Já realizei o pagamento e estou dependendo da minha escala pra agendar a entrevista. Tenho uma dúvida, a coleta de dados e entrevista são feitas em um unico dia? Ou é necessário dois dias? Te gradeço a atenção desde já.
    Um abraço, Mirele .

    1. Oi Mirele, tudo é feito em um único dia. Vão te chamando guichê por guichê de atendimento em poucas horas.

      Dois dias é como acontece no Brasil.

      1. Olá Roberta, fiquei como uma dúvida a respeito deles ficarem com o passaporte. Isso também ocorre no Brasil? se sim, eles encaminham pra gente correio?

        Muito obrigada pela sua atenção.
        Att.

        1. Sim este procedimento acontece em qualquer embaixada americana.
          Somente encaminham para endereço no Uruguay junto com o visto. Quem não tem amigos morando lá, deve esperar o dia para retirá-lo como eu fiz

  46. ROBERTA MARTINS, tenho uma dúvida…
    O cônsul no Consulado Americano em Montevideu não acha estranho a pessoa tirar o visto em outro país? Eu serei interrogado sobre isso?
    Eu tive o visto negado aqui no Brasil e irei para Montevideu à turismo e poderia aproveitar e tentar novamente por lá, mas será que não é muito arriscado?

    1. Gostaria de saber isso também Diogo! Tu já fizeste? Como foi?
      Meu marido tem um caso de visto americano de estudante negado e recentemente tentamos visto canadense e tivemos negado também. Tu fez entrevista? Como foi?

      Abraço!

  47. Boa noite, bacana tua experiência no consulado em Montevideu… Te pergunto, tenho emprego fixo num colégio particular onde ganho relativamente bem e já estou lá a 2 anos… Também tenho um Self Serviçe em meu nome onde meus país administram pra mim, tenho também um carro zero 14/15 Mitsubishi ASX em meu nome, fora contador, contratado de locação carteira assinada enfim, porém tendo tudo isso já tive por2x meu visto negado, uma em Brasília e a outra em São Paulo novembro de 2015 por tanto o desconforto e a insegurança é grande… Fui bem vestido e calçado de todos os documentos possíveis, pasta transparente sem óculos, sem celular e sem apetrechos… Não deu!!! Oque tu pode me dizer, a grande dúvida coloco que sou funcionário num colégio particular ou que tenho meu próprio negócio? Uma vez que levei toda documentação e ele simplesmente falou, infelizmente não será dessa vez senhor Juliano… Oque eu faço? É um sonho conhecer os EUA fazer compras passeare voltar… Tenho minha vida aqui… Me oriente por favor! Obrigado pela tua atenção e parabéns pela ótima iniciativa em ajudar os outros

    1. Oi Juliano, desculpe a demora, estava viajando pra Ásia.

      Infelizmente, também não entendo os motivos de negarem visto se a pessoa comprova vínculos com o Brasil e que possuí dinheiro para viajar. Talvez seja o humor da pessoa naquele dia.

      Acho que deve colocar os dois, que tem seu próprio negócio e que também é funcionário e importante mostrar que tem dinheiro no banco pra fazer a viagem de férias.

      Agora te dou um conselho, tem tantos lugares incríveis no mundo que eu não perderia mais tempo para novas tentativas de visto para os EUA. Iria planejar uma viagem pra outro lugar. Dá uma olhada aqui no Territórios mesmo para se inspirar com os lugares por onde já passamos. As melhores viagens que eu já fiz na vida foram para África e América do Sul.

  48. Boa noite, bacana tua experiência no consulado em Montevideu… Te pergunto, tenho emprego fixo num colégio particular onde ganho relativamente bem e já estou lá a 2 anos… Também tenho um Self Serviçe em meu nome onde meus país administram pra mim, tenho também um carro zero 14/15 Mitsubishi ASX em meu nome, fora contador, contratado de locação carteira assinada enfim, porém tendo tudo isso já tive por2x meu visto negado, uma em Brasília e a outra em São Paulo novembro de 2015 por tanto o desconforto e a insegurança é grande… Fui bem vestido e calçado de todos os documentos possíveis, pasta transparente sem óculos, sem celular e sem apetrechos… Não deu!!! Oque tu pode me dizer, a grande dúvida coloco que sou funcionário num colégio particular ou que tenho meu próprio negócio? Uma vez que levei toda documentação e ele simplesmente falou, infelizmente não será dessa vez senhor Juliano… Oque eu faço? É um sonho conhecer os EUA fazer compras passeare voltar… Tenho minha vida aqui… Me oriente por favor! Obrigado pela tua atenção e parabéns pela ótima iniciativa em ajudar os outros

  49. ROBERTA MARTINS, tenho uma dúvida…
    O cônsul no Consulado Americano em Montevideu não acha estranho a pessoa tirar o visto em outro país? Eu serei interrogado sobre isso?
    Eu tive o visto negado aqui no Brasil e irei para Montevideu à turismo e poderia aproveitar e tentar novamente por lá, mas será que não é muito arriscado?

Deixe uma resposta