Mudança no visto americano

Mudança no visto Americano: o que mudou e uma saída para os gaúchos

Ontem saiu o decreto oficial do Presidente Trump sobre a mudança no visto Americano para Brasileiros e a notícia deixou quem planeja viajar aos Estados Unidos assustado. Alterações ainda podem ocorrer, mas o alarde não é pra tanto neste momento. Deve se preocupar quem precisa renovar ou esta dentro de determinadas faixas etárias:

 

Para renovação, muda a obrigatoriedade na entrevista

Antes, quem tinha visto americano podia renovar sem entrevista até 48 meses após o vencimento. Agora a entrevista é obrigatória, exceto se está expirado a menos de 12 meses. Melhor renovar em seguida da data de vencimento.

 

Para primeiro visto, muda a faixa etária dispensada na entrevista

Obrigatória também para quem tem entre 14 e 79 anos, antes a faixa era menor. Deve prestar atenção quem programou a viagem e tem entre 14 e 15 anos ou idosos acima dos 66 anos.

 

Reciprocidade na validade do visto

Mais alterações podem ocorrer a qualquer momento, no entanto, o decreto do Presidente Trump explica que a validade para cada país será avaliada conforme a reciprocidade na emissão de visto para americanos. Ou seja, se o Brasil facilitar a entrada de cidadãos americanos aqui, será considerado como fator positivo na decisão deles por lá.

Leia o decreto no site da Embaixada e Consulado dos EUA Brasil

 

Saída para os gaúchos ou quem está de férias no Uruguai

Já preparei um passo a passo contando como tirei o meu visto em Montevidéu e como foi muito mais rápido do que fazer no Brasil. Foi em 2015, mas os comentários no artigo confirmam que a dica segue atual e até melhor, pode levar 2 dias entre a entrevista e sair com passaporte pronto.

Olhei o site da Embaixada americana no Uruguai e encontrei apenas o decreto para os países muçulmanos, nada sobre mudança no visto americano. Logo, estas novas regras podem não ser válidas para quem tira o visto em Montevidéu. Mas é bom ficar de olho no site da Embaixada e estar preparado se o seu caso estiver dentro destas novas regras.

Se ainda não tirou o passaporte, comece lendo este texto

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site e fotógrafa. Há 10 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo.

Deixe uma resposta