roupas inverno atacama

O que levar para o deserto mais alto do mundo

Os leitores que acompanharam a viagem ao Atacama deixaram comentários estranhando eu estar tomando banho de lagoa ao ar livre no inverno ou perguntavam porque eu vestia um casacão no calor do deserto. Pode parecer confuso, mas viajar para qualquer deserto exige roupas para todos os climas em qualquer estação do ano, principalmente no deserto mais alto do mundo.

No deserto funciona assim: enquanto tem sol, pode fazer muito calor e quando anoitece, as temperaturas podem alcançar valores negativos. Os lugares altos amenizam o calor, intensificam o frio e as barreiras contra o vento são quase inexistentes. Portanto, quem me viu de biquíni pode ter certeza, eu quase congelei! Não dentro d’água porque eram termais, mas sair foi um sacrifício em pleno junho. Se fosse verão e sem vento, talvez fosse mais agradável.

Parece verão, mas foi um banho em água termal no inverno
Parece verão, mas foi um banho em água termal no inverno

Este talvez é o que nos obriga a levar roupas para todas as estações do ano. Pra ajudar, listo abaixo tudo o que levei para San Pedro de Atacama no final da primavera (considerado inverno). E depois um bloco com perguntas e respostas que será atualizado conforme novas dúvidas forem chegando por aqui.

Faz calor durante as caminhadas no sol e uma camiseta por baixo do fleece é o suficiente para se sentir bem
Faz calor durante as caminhadas no sol e uma camiseta por baixo do fleece é o suficiente para se sentir bem

O que levar de roupa para o Deserto do Atacama

Em junho, peguei um frio razoável a noite e calor suportável de dia. Fez em média 18 graus no sol e -2 graus na madrugada. Nas regiões mais altas faz -5 graus mesmo com sol. É importante saber que sou gaúcha do extremo sul acostumada a lidar com temperaturas perto de zero graus, mas odeio passar frio. Por isso, levei roupa de frio feminina adequada e me hospedei em hotéis com calefação. Veja o que levei:

Vestimenta completa pra enfrentrar o vento e as temperaturas negativas do Atacama
Vestimenta completa pra enfrentrar o vento e as temperaturas negativas do Atacama

2 CAMISETAS DRY FIT

1 JAQUETA GROSSA

1 CALÇA SEGUNDA PELE

2 BLUSAS SEGUNDA PELE

1 AGASALHO FLEECE GROSSO

1 AGASALHO CORTA-VENTO COM CAPUZ

1 CALÇA-BERMUDA

1 CALÇA JEANS

1 GORRO

2 PARES DE LUVAS

2 ROUPAS DE BANHO

1 PROTETOR DE PESCOÇO

X PARES DE MEIAS (1 por dia)

1 PAR DE BOTA DE TRILHA OU TÊNIS RESISTENTE

1 PAR DE CHINELO

O que levar de equipamento para o Atacama

Transalpine 26 SL, modelo feminino da Deuter, foi a mochila de ataque. Serve para trilha, pedalar e viajar por ser cheia de espaços internos ajustáveis
Transalpine 26 SL, modelo feminino da Deuter, foi a mochila de ataque. Serve para trilha, pedalar e viajar por ser cheia de espaços internos ajustáveis

Veja o que levei:

1 MOCHILÃO (cargueira)

1 MOCHILINHA (ataque)

1 BOLSA RESERVATÓRIO DE ÁGUA

1 TOALHA DE MICROFIBRA

1 POCHETE

1 ÓCULOS DE SOL

NÉCESSAIRE (protetor solar, remédios, itens de higiene e o que mais achar necessário)

MÁQUINA FOTOGRÁFICA

Teria levado bastões de caminhada e saco de dormir se fosse ficar em hostel ou os equipamentos não estivessem disponíveis nos passeios contratados. Verifique conforme as atividades que planeja fazer no Atacama (veja todos os relatos aqui).

 

 LEMBRE DO SEGURO VIAGEM

 

Atacama perguntas e respostas

Pode ser mala de rodinha?
Pode, mas eu acho mochila muito mais prático. Utilizo o modelo feminino QUANTUM 55+10 onde as duas mochilas vem conectadas e são facilmente separadas (leia a resenha só dela).

Não estou acostumada a usar mochilão, alguma dica?
No site da Deuter vai encontrar várias dicas para tirar o máximo de proveito das suas mochilas através dos workshops realizados nas lojas vendedoras de produtos Deuter no Brasil. Inclusive pode participar da gravação na sua cidade, cadastre-se aqui.

Para que servem esses itens das listas de roupas e acessórios?
Não expliquei detalhadamente cada item para deixar o texto mais enxuto. Todos eles já foram explicados nos textos Expedição Salar Uyuni no inverno ou Expedição Monte Roraima.

Não vou no inverno, precisa tudo isso?
Para outras estações do ano, a lista do que levar não muda muito. Talvez trocar por meias mais finas, incluir mais camisetas de manga curta e não usar segunda pele ou jaqueta todos os dias.

Precisa de casacão no verão?
Pode ser um corta vento, mas a partir de 3 mil metros de altura um casaco grosso é essencial. Vista roupas em camada e vá tirando conforme o calor.

Como se vestir no inverno?
É importante manter as extremidades aquecidas, pois o corpo começa a perder temperatura nestes pontos. Ao proteger dedos dos pés e mãos, pescoço e cabeça terá uma sensação de conforto porque o sangue circula com maior facilidade e isto aumenta o calor. Prefira roupas largas para deixar o ar que o nosso próprio corpo esquenta, criar uma camada entre a pele e o casaco ou calça. E feche todas as entradas para não deixar o calor escapar.

Não deixar o calor escapar, nem o frio entrar dentro da roupa é o segredo
Não deixar o calor escapar, nem o frio entrar dentro da roupa é o segredo no deserto com altitude

Não trouxe roupa suficiente e agora?
Relaxe, o Chile é um ótimo lugar para comprar roupas de inverno. Os preços são bons e tem bastante variedade. No centro de San Pedro de Atacama vai encontrar roupas de lã super boas, eu comprei uma meia até o joelho que resolveu o frio que eu ainda sentia nos pés.

Soro fisiológico é bom levar?
Eu não preciso usar, mas quem se sente mal em ambientes secos e sente alívio com o soro, deve levar sim. Se não sabe como seu corpo se comporta, experimente viajar pra São Paulo ou Brasília em época de seca.

O que é a bolsa reservatório de água?
É um bolsa plástica pra encher de água e colocar dentro da mochila. Fica em um compartimento seguro  com um cano higiênico para beber (algumas mochilas tem este espaço). O cano fica pendurado no ombro fácil de puxar na hora da sede. Basta retirar a válvula e chupar a bebida.

No Streamer Hydration System da Deuter cabe 2 litros de água quente ou fria
No Streamer Hydration System da Deuter cabe 2 litros de água quente ou fria

©Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais. Fotos de Roberta Martins e Gardênia Rogatto.

Alguns dos produtos Deuter mencionados foram cortesia para esta viagem.

Se achou útil, Flip it! Se gostou das imagens, Pin it!

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site e fotógrafa. Há 10 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo.

1 comment

  1. Adiciono humidificador de mucosa, extremamente útil pra dormir!

Deixe uma resposta