Localizada em uma região árida da África do Sul, Johanesburgo é a grande metrópole do sul do continente africano, representando uma espécie de eldorado para todos os povos da região, assim como acontece com São Paulo. Palco principal da segregação racial e dos confrontos da época do Apartheid, Johanesburgo, ou melhor, Jo’burg, como dizem os locais, se converteu hoje em uma metrópole cosmopolita e repleta de povos oriundos de todos os cantos da África.

Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

Leia todos os artigos sobre a África do Sul

Veja quanto custa o seguro viagem no orçamento gerado em segundos

Viaje com Internet desde o Brasil, escolha a melhor forma

Encara dirigir na mão esquerda? Pegue as dicas para alugar um carro no exterior

Centro de Johanesburgo
Centro de Johanesburgo

Living Room

+ Leia textos mais rescentes sobre Jo’burg

As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça o autor ou deixe um comentário.

Acesso rápido: Impressões | O que beber | Como chegar | Fotos | Por onde começar

Nelson Mandela Square
Nelson Mandela Square

É comum conversar com pessoas que falam vários idiomas e dialetos tribais de diversas regiões do pais e dos países vizinhos. A África do Sul é considerada como um pais desenvolvido para os demais povos do continente e, por esse motivo, muitos emigram para lá a procura de novas oportunidades. Mesmo que terminem vivendo em subúrbios pobres e sem saneamento básico, estão em melhores condições do que antes. Igualzinho ocorre na América Latina só que com a diferença de que lá os imigrantes ilegais têm que entrar clandestinos, atravessando parques nacionais repletos de leões, girafas e zebras!

Downtown Johannesburg
Downtown Johannesburg
Central Business District
Central Business District

O problema é que, algumas vezes, os ilegais são atacados pelos leões, pois estão invadindo seu território, e, em função disso, o parque é obrigado a sacrificá-los, pois estes aprendem a ser predadores de seres humanos dessa forma e não tem volta… Ou seja, não tente entrar ilegal na África do Sul, opte por um voo da South African, que sai de São Paulo varias vezes por semana!

Voltando a falar desta capital, vale dizer que ela destoa um pouco do pais inteiro.

A África do Sul é famosa por diversos pontos turísticos e lugares maravilhosos para conhecer, como Cape Town, os vinhedos e os safaris, mas Jo’burg não tem nada a ver com isso. É apenas uma cidade grande, com relevo suave, clima seco, diversos shopping centers e um centro que já foi considerado a “Manhattam” da África, mas durante a viagem ainda era apenas um punhado de edifícios precários e sem manutenção (era assim, hoje existe Maboneng). No entanto, é a maior cidade do país, onde estão concentradas as sedes de diversas empresas, tornando-se o grande centro econômico da região.

Rua no Downtown
Rua no Downtown
Um dos tantos Shopping Centers
Um dos tantos Shopping Centers

Por esse motivo, estive por lá duas vezes. Tinha clientes e fui visitá-los.  Entre uma reunião e outra, o que mais gostei foi fazer compras no supermercado. Por incrível que pareça, uma atividade tão banal foi super interessante e pude comprar um monte de curiosidades. A África do Sul tem uma indústria alimentícia e de cosméticos forte. Além de livros legais, encontram-se temperos, chás, sabonetes, souvenirs e bebidas muito curiosas e interessantes. Deu vontade até de abrir uma loja de importados africanos em São Paulo.

Feira em Rosebank
Feira em Rosebank
O taxista e a direção inglesa
O taxista e a direção inglesa

Como sou muito curioso, não deixei de conhecer o Downtown. Peguei um taxi e fui para lá. Infelizmente, o taxista me aconselhou a não descer do carro. Eu queria que ele me deixasse e me pegasse depois, mas ele disse que é perigoso, especialmente se você for branco. Então só fiz um tour e conheci a ex-Manhattam da África de dentro do carro mesmo. Os edifícios e arranha-céus são lindos. A maioria dos anos 60 e 70, mas e visível o alto grau de abandono. Há uma torre alta muito bonita que antes era um restaurante giratório e agora é utilizada apenas como uma antena de TV e telefonia. Uma pena, porque ali estaria o ponto mais turístico de Jo’burg se não houvesse decaído tanto.

Sandton
Sandton

Outro passeio que vale a pena é conhecer o Bairro de Sandton, onde está a estátua do Nelson Mandela.  Além de diversos hotéis luxuosos, cassinos e centros comerciais com restaurantes e lojas ao ar livre muito sofisticados. Ali por perto, há uma feira com artesanato africano, muita coisa feita em madeira ébano e estátuas de elefantes e girafas, lugar perfeito para comprar presentes e lembranças locais.

Como toda grande cidade de país emergente, Jo’burg tem os mesmos problemas do Rio de Janeiro, Bogotá ou Nova Deli. Alguns bairros se parecem aos lugares bonitos de São Paulo, NYC ou Dallas, mas, nas favelas, você presencia a miséria africana e o subdesenvolvimento típico de qualquer nação pobre só que com um agravante: o racismo.

Com o fim do Apartheid, a África do Sul não melhorou sua condição econômica. Dá a impressão de ser justamente ao contrario. A corrupção assusta e parece haver uma revanche dos negros contra os brancos agora, uma espécie de Apartheid às avessas. Agora são os negros que não dão oportunidades aos brancos e a corrupção assola o pais. Ainda ficaram muitas sequelas da época da segregação e parece que ainda vai demorar muito para eles superarem isso. A parte que mais chama a atenção é quando você lê os jornais locais. Todas as matérias são descritas mencionando a raça dos personagens envolvidos. Além de idade, nome e profissão, adicionam sempre se o indivíduo é negro, asiático, branco ou indiano…Enfim, é no que se transformou a África do Sul pós-Apartheid, menos pior do que era antes, mas longe de estar bem resolvido.

Tome Nota 

Melhor chá: além dos vinhos Shiraz e licor de Amarula maravilhosos, compre em algum supermercado caixas de chá de Rooibos. Esta planta exótica sul-africana proporciona um chá laranja avermelhado delicioso, sem cafeína e com sabor e aroma incríveis. Ótima lembrança para trazer para amigos e colegas de escritório.

Leia as dicas para quem viaja para a África do Sul.

Como chegar: a South African tem diversos voos saindo de Guarulhos com destino a quase todas as capitais da África. Todos estes voos fazem conexão em Jo’burg e, muitas vezes, tem que passar uma noite por lá. Recomendo parar duas noites para matar a curiosidade e conhecer a cidade. Ou então, fique mais dias, pegue algum dos voos internos ou alugue um carro e vá conhecer as paisagens espetaculares que estão pelo interior do país.

Veja mais fotos de Johanesburgo:

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Por onde começar a planejar a viagem

  1. Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
  2. Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
    2.1 Avalie levar dados de internet e vá comprando a moeda aos poucos.
  3. Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.
  4. Sem tempo para pesquisar? Clica no botão e preencha o formulário para entrarmos em contato com uma solução para você.
Inscrição para participar da viagem

A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.

^ Voltar início ^

Você está em INICIAL » ÁFRICA DO SUL » JOANESBURGO » Johanesburgo pós-apartheid
Autor Augustin Tomas o'Brien Caceres

Criado em uma família onde se falava espanhol, português, portunhol, italiolo e algo de inglês. Sempre se interessou por outros idiomas e hoje mora nos Estados Unidos e trabalha com comércio internacional na LE Group Industries. Siga no Linkedin

3 Comments

  1. Oi Agustin. Me diz em quais anos fostes para Johanesburgo? Li o teu texto agora e vou escrever uma versão atual da cidade porque parece que encontrei outra cidade, mas não fui no centro. Conheci um bairro bem legal e jantei num restaurante em frente e na altura da torre de tv com baita vista.

  2. Andrea Tozzi Mannarelli Reply

    Conheci o blog de vocês através de um comentário feito pela Roberta Martins no grupo Trip Tips do Face. Adorei!!! Parabéns!!! Abraços Andréa

Write A Comment