English



Postado por Ane Damasceno

Marrakech é sensual e sedutora. Envolve, tem feitiço. Ainda que impossível seja defini-la com tão poucos adjetivos, os efeitos de sua sedução serão inegáveis e definitivos: primeiro ela atrai, em seguida seduz e, por fim, cativa. Estará sempre recorrente na memória, pronta a nos trazer de volta até ela, porque, depois da primeira vez, estaremos eternamente sob seus domínios.

Praça Djemaa el Fna pela manhã
Praça Djemaa el Fna pela manhã
Praça Djemaa el Fna no final da tarde
Praça Djemaa el Fna no final da tarde

Nenhuma viagem a Marrakech estará completa sem uma exploração dos souqs. Movimentados, labirínticos, sombrios, são os lugares mais fascinantes da cidade depois da Praça Djemaa el Fna.

Falando um pouco sobre a praça DJEMAA EL FNA saibam todos que ela funciona de dia e de noite. De dia são milhares de barracas de especiaria e, em especial, as de suco de laranja e a noite se transforma em um grande mercado de comida e espetáculos ao ar livre de músicos, videntes, encantadores de serpentes. É um programa muito além de uma simples experiência gastronômica, mas inigualável vivência social, cultural, turística, psicológica, sensorial e  emocional.

Outros lugares que também fomos conhecer: a ALI BEN YOUSSELF MADRASA e o MUSEO DE MARRAKECH ambos localizados dentro da Medina. Também vale a pena: LA MEDERSA (preço para entrar 30 DH) e LÊS PALAIS (10 DH).

Ali Ben Yousself Madrasa
Ali Ben Yousself Madrasa

Vale a pena incluir no roteiro a MESQUITA KOUTOUBIA, tem um mirante de 77 metros, é uma beleza arquitetônica e pode ser vista da praça Djeema El Fna.

Uma opção interessante e se você tiver mais tempo é andar de CALÉCHE (carruagem) pela Muralha da Medina e seus Portões. A muralha da Medina tem 12 quilômetros de extensão, 2 metros de espessura, 9 de altura, 19 portões monumentais e várias torres de observação formam este círculo protetor ao redor da Medina. O passeio demora cerca de 2 horas.

Também incluímos no nosso roteiro conhecer a parte nova chamada de VILLE NOUVELLE onde pegamos o ônibus turístico (Marrakech Tour) que tem duração de 1h30min que inclui no seu roteiro, aproximadamente, 25 atrações, entre elas o Jardim de La Menara, a Avenida Mohamed VI e o Palácio dos Congrès. 

Na praça pela manhã
Na praça pela manhã

Depois de circulamos por boa parte dos souqs fizemos uma parada para almoço e é claro na Medina. A culinária marroquina sem duvida não deixa a desejar pode-se comer desde um espetinho a um sanduíche de carnes grelhadas, de uma tigela de sopa harira por cerca de cerca de DH 10 a uma refeição completa de três pratos: salada, pão, entrada, prato principal e chá, por DH 100.  E diante da diversidade saiba que você vai encontrar até cabeça de cordeiro, dizem que é delicioso, mas não tive coragem.

A noite em Marrakech: na Medina limita-se aos arredores da Praça Djeema El Fna, além das atrações culinárias da própria praça, tem vários restaurantes ao redor. É proibida a venda de bebida alcoólica no interior da Medina. Já fora, mas especificamente no bairro Guéliz é possível encontrar todo o tipo de bebida e festa, principalmente, voltadas ao turismo.

TOME NOTA
Um bom tajine
Um bom tajine
Não deixe de experimentar o suco de laranja – em qualquer banquinha o copo de suco custa DH 3.
Indico CAFÉ DE FRANCE ou CAFÉ ÁRABE para um chá na praça Djeema el Fna. E o MARRAKECH BAR na região de Guéliz
Lorea com um típico prato marroquinho
Lorea com um típico prato
marroquinho


Almoço num restaurante típico - TOUKBAL - localizado na Praça Djemaa El Fna. E o que escolher? A dica foi de um francês, gentil e acostumado com o lugar, ele sugeriu que escolhêssemos o tajine (é um prato cozido numa panela especial cônica e de cerâmica), assim pedimos uma sopa de entrada e depois fizemos a escolha de um tajine e de um couscous de legumes, outro prato típico da culinária marroquina – magnífica as escolhas! Todos muito bem servidos e a um preço bem modesto.
Anelise Damasceno, advogada, fascinada por viagens e apreciadora de novas culturas.
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Próximo  >>
<< Anterior 
Gostou do texto? Compartilhe!
 
Comentários
Segunda-feira, 23 de Abril, 2012 15:03
Olá Ana Catarina

Eu também não tive a melhor das impressões em Marrakesh, mas gostaria de voltar e conhecer melhor o país. A única certeza depois dessa viagem é que jamais vou para países islâmicos sem a companhia de um homem fingindo ser meu marido. Fui tratada com falta de respeito algumas vezes, principalmente no Alto Atlas.
Ane Damasceno
Segunda-feira, 23 de Abril, 2012 13:29
Olá Ana

Pois é Marrakech me surpreendeu talvez por uma identificação familiar. E acho que o fato de cada um dar uma opinião sobre determinado lugar é o que faz termos curiosidade de conhecê-lo. Abraços
Domingo, 22 de Abril, 2012 01:40
Gostaria muito de ter sentido tudo isso por Marrakesh, mas definitivamente não é um lugar que eu pretenda voltar alguma vez na vida. Tinha muitas espectativas antes de chegar lá, mas foram quase todas por água abaixo. É de fato um lugar curioso, diferente, com um artesanato lindo, mas não posso dizer que tenha achado um lugar bonito. A região do Atlas, eu gostei bastante, mas a cidade em si, não. Acho curioso alguém gostar tanto. Mas isso é interessante: as diferentes opiniões e gostos sobre um mesmo lugar. Abraços
Ane Damasceno
Terça-feira, 17 de Maio, 2011 14:21
Soares,

Como colaboradora do blog, por ter responsabilidade e comprometimento com tal função, não poderia deixar de responder ao caro leitor(a). Meu papel aqui é, tão somente, contribuir para que as pessoas tenham acesso às impressões das regiões que visito, falando com total propriedade do assunto, pois cada viagem que realizo é fruto de estudo e aprofundamento de novas culturas, além de hobby e lazer.

Marrakesh é uma das mais prestigiosas e emblemáticas capitais do Antigo Império Marroquino. Esta é a cidade das mil e uma noites como citastes, um lugar mítico e místico, um ponto de encontro de exploradores de sensações insólitas e deslumbrantes. É impossível tecer qualquer tipo de comentário em contraponto, sem ao menos tê-la visitado, portando fica a dica.

Quanto aos apontamentos sobre o papel da mulher na sociedade, faz- se necessário uma revisão dos teus conceitos, pois a descrição desse quesito está totalmente desatualizada mais me parece um rancor ideológico, diga-se de passegem, ultrapassado. Mais uma vez, o meu papel aqui é atentá-lo, para que daqui por diante você tenha a real noção da cultura marroquina dos dias de hoje e suas fundamentais reformas políticas.

Apesar das mudanças ainda serem consideradas tímidas por uma cultura como a nossa por exemplo, é um grande avanço para o Marrocos.

As reformas que ocorreram em 2004 foram transformações assimiladas pela sociedade como um todo e principalmente às mulheres.

Por fim, já dizia, Fernando Pessoa no seu caderno de viagens, como a impressão que teve de Marrakech: "Primeiro estranha-se, depois entranha-se". Uma vez entranhada, pode respirar o seu ar de surpresas, repleto de sabores intensos, cores frenéticas e sons vibrantes. Marrakech é realmente camaleônica, ao estilo das grandes metrópoles cosmopolitas, como Nova Iorque ou Paris. Vale a pena, acredite!
soares
Segunda-feira, 16 de Maio, 2011 12:55
Não vi nada de sensual nessas fotos e creio que não veria se visitasse esse país. Países muçulmanos não têm nada de sensualidade, nem em suas arquiteturas e nem em seus estilos de vida. Como haver sensualidade se essas características humanas são combatidas e proibidas em países islãmicos? Só o Ocidente manifesta essa característica em sua cultura e nas artes. Aliás a blogueira me surpreende, como mulher e visitando esse país; deveria conhecer mais dessa cultura, pois nesses países a mulher é super-desvalorizada e castrada moral e fisicamente se tiver estilo de vida sensual. No século XXI e os ocidentais ainda não saíram da fábula das 1001 noites. Haja contos da caroxinha!!!
Segunda-feira, 16 de Maio, 2011 00:00
Muito bom seu post! Divulgue também no Nada Sério!
Segunda-feira, 16 de Maio, 2011 00:00
Arquitetura muito bonita...
Deixe seu comentário!
 
- Os Itens com asterisco ( * ) são campos de preenchimento obrigatório.
- Todos os links inseridos nos comentários possuem o atributo rel="nofollow" para impedir com que user agents (como os mecanismos de busca) sigam os links inseridos para desestimular spammers.
- Todos devem se identificar através de e-mail válido. Os e-mails dos usuários não serão divulgados no site.
Nome*
E-mail*
Site
Comentário*

Desejo acompanhar comentários deste post
Desejo receber novidades e os novos posts do Territórios








Egali
Busca por Hotéis

Destino

Data de Entrada

Data de Saída

Todas as Viagens
 
 
 
ver mais
ver mais
ver mais
 
ver mais
ver mais
ver mais
ver mais
ver mais
 
 
ver mais
ver mais
ver mais
ver mais
 
 
ver mais
 
 
ver mais
ver mais
ver mais
ver mais
 
 
 
ver mais
ver mais
 
 
 
 
ver mais
ver mais




Busca


Adventure Bloggers
Foto da Semana
ver mais
Lugares recentes
Mais comentados
Tags
Flickr
 
Colaboradores
Sobre o Territórios
Blog sobre destinos, o mundo dos viajantes e dicas preciosas descobertas durante viagens. Feito para quem planeja as próximas férias, quer recordar bons momentos ou gosta de viajar lendo histórias reais que por vezes até parecem ficçao.
http://www.rbbv.com.br
http://www.blogturfoz.com.br
http://www.almapaulista.com.br
LeGroup
SportsMag
Links
TRAVELING AROUND THE WORLD IN SEARCH OF INSPIRATION...
Ano
8
Continentes
5
Países
41
Cidades
256
Posts
480
Comentários
2545
2013 JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
2012 JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
2011 JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
2010 JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
2009 JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
2008 JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
2007 JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
2006 JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
CONTATO   |    ANUNCIE AQUI   |    SAIU NA MÍDIA   |    EQUIPE   |    TERMO DE COMPROMISSO   
© 2006 - 2012 Territórios - Todos os direitos reservados.
É vedada cópia ou reprodução de qualquer material ou conteúdo do site para fins comerciais sem a prévia autorização por escrito da equipe Territórios.



Meu Perfil no Google