Suíte Awasi Atacama

Exclusividade no Awasi Atacama

Semanas atrás fomos em três amigas comemorar em alto estilo os aniversários dos nossos sites no Chile. A viagem começou no Awasi Atacama, hospedagem que se encaixou perfeitamente no ideal desejado por cada uma. Agora imagine como é difícil agradar perfis tão diferentes como os nossos: uma ex-executiva exigente, um casal em clima romântico e a aventureira aqui ansiosa para se conectar com as rochas do deserto.

O difícil fica fácil quando a equipe esta alinhada a propor experiências customizadas aliada à excelência em hospitalidade e gastronomia já reconhecidas dos membros do Relais & Châteaux. A associação da qual Awasi é membro busca manter a essência de cada lugar através da culinária regional, conservação dos recursos naturais e relações humanas para o hóspede se sentir acolhido como se estivesse na casa de amigos. E isto é sentido desde a recepção no aeroporto até a despedida.

O trio de amigas comemorando 10, 5 e 3 anos de seus sites de viagem na Quebrada de Quezala
O trio de amigas comemorando 10, 5 e 3 anos de seus sites de viagem na Quebrada de Quezala

Chegamos tarde da noite e lá estavam os dois guias nos esperando no desembarque de Calama para nos levar até o hotel. Como reservamos duas suítes e cada uma tem seu veículo 4×4 e guia exclusivo, a partir daquele momento poderíamos escolher fazer tudo junto ou se separar sem se preocupar com o transporte. Durante uma hora de viagem até São Pedro de Atacama, Paz foi conversando comigo e Gardênia para entender nossos interesses e assim oferecer um atendimento personalizado.

 

O melhor restaurante do Atacama

Além do atendimento impecável, as comidas mais saborosas do Atacama são exclusividade para os hóspedes do Awasi. Sabendo que iríamos chegar após o horário do jantar, o pessoal da cozinha nos esperou e também já fez as perguntas para definir nossas preferencias até o final da estadia. Por exemplo, antes de pedirmos, eles lembravam e já sugeriam para cada um se a água era com ou sem gás, se o vinho era branco ou tinto e sabiam as restrições alimentares.

Boneca andina enfeita mesa do jantar e um dos pães especialidade da casa
Boneca andina enfeita mesa do jantar e um dos pães especialidade da casa

A apresentação dos pratos valoriza o momento e as receitas chilenas abusam de ingredientes locais como o chañar, rica-rica e quinoa. Mas também tinham os chás com especiarias do mundo todo. Tanto o almoço quanto o jantar são harmonizados com vinhos ou pisco sour indicados por sommelier e vem na sequência sugerida pelo chef: aperitivo, entrada, prato principal e sobremesa. E cada dia provamos um pão diferente elaborado ali mesmo.

Restaurante Awasi Atacama

Empanada chilena
Empanada chilena

Restaurante Awasi AtacamaRestaurante Awasi Atacama Restaurante Awasi Atacama

 

 

 

 

 

 

 

 

O buffet de café da manhã é praticamente orgânico com sucos naturais, mel de chañar, variedade em cerais e frutas, pães doces, frios e menu para pratos quentes. Tentamos provar todas as opções e não conseguimos eleger os melhores. Tudo perfeito para começar o dia de muito bom humor.

Buffet de café da manhã
Buffet de café da manhã

Restaurante Awasi AtacamaRestaurante Awasi AtacamaRestaurante Awasi AtacamaRestaurante Awasi Atacama Café da manhã Awasi Atacama Restaurante Awasi Atacama Restaurante Awasi Atacama Restaurante Awasi Atacama

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E a qualidade das refeições não se limita à propriedade, o coquetel ao pôr do sol e almoço servido ao ar livre durante o passeio de um dia foram perfeitos. O guia e motorista montam a estrutura na hora e a paisagem é sempre espetacular.

Nosso motorista preparando o almoço no Salar de Tara
Nosso motorista preparando o almoço no Salar de Tara

 

A suíte romântica ou Round Room

Livro de visitas
Livro de visitas

Em comentário nas redes sociais, um leitor acompanhando a nossa viagem disse ser um dos hotéis mais românticos do mundo. Realmente Thaís e Alan estavam deslumbrados, mas os espaços amplos são ótimos também para amigos e famílias como mostrava o livro de visitas desenhado por uma criança.

Quarto duplo
Quarto duplo
Suíte Awasi Atacama
Cuidados ao lado da cama

Suíte Awasi Atacama Suíte Awasi Atacama Suíte Awasi Atacama Suíte Awasi Atacama

A parte rústica se limita as áreas externas porque dentro é luxo com muito conforto. Fiquei na cabana redonda feita de adobe e teto de palha dividida em três ambientes, incluindo varanda privativa pra ver estrelas ou relaxar. Eles pensam em vários detalhes para nosso bem estar como umidificador, lanterna e garrafa d’água ao lado da cama, importantíssimo na região mais árida do planeta. Ainda tem Nespresso, cada dia um mimo diferente, televisão e a garrafa térmica personalizada com o meu nome para levar nos passeios.

Cabana round room
Cabana round room

No espaçoso banheiro o piso é aquecido, as amenidades são da Lo’ccitane e hidratantes encomendados pela Awasi especialmente para aliviar a nossa pele do clima seco. Ainda tem sais de banho disponíveis na banheira, calefação na medida certa e closet com caixa de segurança. E o sinal de wifi funcionou perfeitamente.

Amplo banheiro com duas pias
Amplo banheiro com duas pias

Awasi AtacamaSuíte Awasi AtacamaSuíte Awasi Atacama

Suíte Awasi Atacama

 

 

 

 

 

A estrutura Awasi Atacama

Fachada Awasi
Fachada Awasi

Visto de foram ninguém imagina o que se esconde por trás das portas de palha e muros de adobe. Apenas duas pequenas placas Relais & Châteaux e Awasi identificam o estilo da hospedagem, sinal de privacidade mesmo tendo localização tão perto da área mais movimentada de San Pedro de Atacama. Com a estrutura oferecida nem é necessário sair do hotel, mas é muito fácil para quem deseja caminhar até as lojas de artesanato ou entre as típicas casas de adobe. Awasi Atacama Awasi Atacama

Piscina boa para os dias quentes
Piscina boa para os dias quentes

De noite a temperatura sempre cai e as lareiras são acessas junto com a fogueira central na recepção. A piscina dá vontade de entrar quando faz calor, no entanto, é gelada e eu prefiro deixar para o verão.

 

Excursões personalizadas

Os mesmos guias responsáveis pela nossa recepção no aeroporto nos acompanharam em todos os passeios. Antes da primeira saída teve uma reunião para definirmos como seria o roteiro completo e quanto cada um de nós estava apto para aventuras. Então eles sugeriam atividades compatíveis aos interesses do grupo ou individuais.

Reunião para definir o roteiro na frente do mapa
Reunião para definir o roteiro na frente do mapa

Optamos por sairmos todos juntos naquele dia para dois passeios de meio período. O primeiro foi para nos aclimatarmos à altitude e sermos avaliados. Caminhamos sete quilômetros a 2500 metros de altura, passando por Vilama, Quebrada del Diablo, Cordillera de la Sal e Vale de Catarpe. A parte final combina com pedaladas e as bicicletas estavam no carro como havíamos solicitado junto com um lanchinho.

Vale de Catarpe de bike
Vale de Catarpe de bike

Voltamos para almoçar no hotel e seguimos para a Quebrada de Quezala, um cânion repleto de petroglifos parecendo um museu arqueológico à céu aberto. Atração pouco conhecida, pois não haviam outros turistas além de nós. E pra fechar o dia, um visual incrível ao pôr do sol regado a vinho chileno e aperitivos. Clique para ver todos os passeios feitos no Awasi.

No dia seguinte escolhemos passeios diferentes, eu e Gardênia subimos até 4800 metros de altitude para conhecer o SALAR DE TARA em passeio de um dia. E a parte mais bonita foi a caminhada pelas Catedrais de Tara, trecho geralmente fora dos pacotes convencionais foi sugerido pelos guias do Awasi. Contudo, os detalhes de todos esses tours, deixo para um próximo artigo.

Despedida dos guias no final de um dia lindo no Salar de Tara
Despedida dos guias no final de um dia lindo no Salar de Tara

Tome Nota

AWASI ATACAMA oferece seis tipos de suítes para até três pessoas em casas retangulares e redondas. Incluso na diária estão transfer ida e volta para o aeroporto de Calama, todas as refeições em sistema open bar e excursões privadas com veículo 4×4 e guia para cada habitação.

A localização é na rua Caracoles, 4, em San Pedro de Atacama.

CONSULTE VALORES 

Garrafinha personalizada com meu nome para se manter sempre hidratada no deserto
Garrafinha personalizada com meu nome para se manter sempre hidratada no deserto

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais. Fotos de Roberta Martins e Gardênia Rogatto.

#JustFunChile é um projeto de Territórios e As Peripécias de uma Flor em parceria com Guia Mundo Afora. Contamos com o apoio de hotéis e empresas locais, inclusive nesta hospedagem.

9
9
Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site e fotógrafa. Há 10 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo.

Deixe uma resposta