T pelo mundo na Estrada Real

Estrada Real, uma rota para vários estilos

Semana passada voltei de um dos roteiros mais diversificados do Brasil. Foram seis dias partindo de Belo Horizonte, passando por Brumal, Santuário do Caraça, Ouro Preto, Mariana, Lavras Novas, Bichinho, Tiradentes, Carrancas e São João Del-Rei, todas na rota mineira da Estrada Real.

Rua em Brumal
Rua em Brumal

Um caminho que gostaria de percorrer por completo, contudo seriam necessárias semanas para alcançar os mais de 1600 km até Paraty ou Rio de Janeiro. Isto porque são muitas atrações interessantes que pedem uma parada. Inclusive já escrevi sobre um trecho repleto de cachaças e cachoeiras.

Pelas ruas de Trindade
Pelas ruas de Trindade
Igreja em São João Del-Rei
Igreja em São João Del-Rei

Esta é uma viagem para compreender a história do Brasil, apreciar arte, fazer atividades outdoor, curtir a natureza, se deliciar na gastronomia e imergir na cultura, da popular a erudita. Ou seja, é perfeito para quem gosta de circular por vários estilos, como eu, ou escolher o seu e montar um dos roteiros temáticos.

Teatro de Bonecos em Mariana
Teatro de Bonecos em Mariana

 

 

 

Mina da Passagem em Mariana
Mina da Passagem em Mariana

Viajamos em sete blogs seguindo o roteiro organizado pelo Instituto Estrada Real, com o apoio do Dentro Do Mochilão, para promover a maior rota turística do Brasil na internet. Durante a viagem postamos dezenas de fotos e dicas nas redes sociais, que podem ser acompanhadas pela tag #BlogueirosnaER, e agora começam os posts, porque temos muito conteúdo para mostrar. Por enquanto, fique com alguns momentos em fotos, vídeo teaser e acompanhe os próximos textos.

Blogueiros
Blogueiros
Sinalização na estrada
Sinalização na estrada
Percorrendo a estrada a pé
Percorrendo a estrada a pé

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tome Nota

A ESTRADA REAL era o trajeto utilizado desde o século XVII para escoar as riquezas (ouro e diamante) de Minas Gerais até o porto para serem embarcados para Portugal.

O Instituto Estrada Real é uma entidade privada, criada há quinze anos, responsável pela manutenção, fomento e gerenciamento do produto turístico Estrada Real. Não é agência como alguns me perguntaram, mas é fonte de informação confiável para organizar esta viagem.

Leia os posts sobre Mariana e Ouro Preto, a viagem foi em 2010 e acabei de comprovar que o conteúdo continua atual.

Cachoeira da Fumaça em Carrancas
Cachoeira da Fumaça em Carrancas
A estrada em quadriciclo em Lavras Novas
A estrada em quadriciclo em Lavras Novas
Alta gastronomía no Santíssima Gula
Alta gastronomía no Santíssima Gula
Artesanato em Bichinhos
Artesanato em Bichinhos

ER_inferior_banner_blogueiros_2013-01-21

O projeto Blogueiros na Estrada Real foi patrocinado pelo Instituto Estrada Real e teve apoio da Bancobrás. Com a presença dos blogs Dentro de MochilãoPé na EstradaSegredos de ViagemTerritóriosTrilhas e AventurasViajando com Eles e Viagens Cinematográficas.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais. Fotos de divulgação Quadricross e Roberta Martins.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site e fotógrafa. Há 10 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo.

9 comments

  1. Excelente materia , parabens , vai ajudar muito para divulgação

  2. Olá pessoal!
    Eu e um amigo queremos fazer a estrada real de mountain bike por 5 dias, e gostaria de pegar umas dicas com vocês. O trecho total é muito longo então qual roteiro recomendam considerando lugares imperdíveis, distâncias entre cidades, e segurança no trajeto?
    Qualquer dica será bem vinda!
    Abs,
    Edu

    1. Oi Eduardo, quando pretende fazer essa viagem? Fiz em abril e ainda tenho muito pra escrever. Vou postando neste link http://territorios.com.br/category/brasil/minas-gerais/. Ainda não fiz toda, mas gostei bastante do trecho entre Lavras Novas, Ouro Preto e Tiradentes. Alguns trechos só de bike ou a pé e são os mais seguros. O site do Instituto Estrada Real tem toda a informação sobre distâncias e trajetos, aqui vou relatando a minha experiência, postando fotos e dando dicas.

      1. Ótimo Roberta, muito obrigado!
        O site do Instituto já ajuda bastante, e acho que iremos fazer o caminho velho saindo de Ouro Preto. Resta escolher quais cidades pra dormir e os lugares pra conhecer no caminho.

        1. Eduardo,
          estou programando a estrada real, de tirandentes a paraty em 7-8 dias. Vc acabou indo com seu amigo? as bikes aguentaram bem? tem dicas da viagem?
          Obrigada,
          Laura

  3. Realmente a Estrada Real é uma rota para vários estilos. Cada cidade tem uma peculiaridade e é impossível não querer tudo. Precisamos voltar e fazer toda a ER. hehehe

    Beijooos

  4. Gostei muito do dia que passamos em Carrancas para conhecer as cachoeiras, mas cada canto da Estrada Real foi encantador…as igrejas, a arquitetura, a história!!

    Beijos Ro

Deixe uma resposta