decameron em San Andrés

Decameron em San Andrés, minha primeira experiência All Inclusive

Já me hospedei em alguns resorts pelo mundo, mas a experiência de ter uma série de atividades e refeições disponíveis, quase em tempo integral, dentro do próprio ambiente, vivi pela primeira vez em San Andrés. DECAMERON ALL INCLUSIVE RESORTS é a maior rede de hotéis do Caribe Colombiano, apenas nesta ilha são seis complexos dos quais me hospedei em dois: Isleño e Aquarium.

  • COMO FUNCIONA ALL INCLUSIVE

Basicamente o hóspede aproveita de uma estada completa sem sustos com gastos no check out. Neste sistema, o café da manhã, almoço, jantar, lanches, bebidas e uma série de atividades estão inclusos no valor da diária. No entanto, a qualidade dos serviços e produtos oferecidos depende do valor da tarifa em cada propriedade, os preços podem ser populares ou de hotel de luxo. E nem sempre tudo será uma maravilha, porém, sempre terão opções variadas para agradar diferentes estilos de viajantes.

É bom para quem gosta de se planejar financeiramente. Assim vai saber antes de chegar quanto vai gastar com hospedagem, alimentação e algumas atividades.

Ambos na região central e norte de San Andrés, localização perfeita para circular pelas praias, lojas e saídas de barco, além de ser perto do aeroporto. Ou nem precisa sair do resort para aproveitar as férias, o que eu jamais recomendo, contudo, pode ser exatamente tudo o que o viajante precisa e quer neste momento de lazer. Principalmente famílias com crianças e idosos ou grupos que nem sempre gostam de fazer as mesmas coisas. No Decameron cada um pode escolher o que fazer, comer ou beber dentro das opções oferecidas. Não são poucas e quem se hospeda em um hotel da rede pode usufruir a estrutura dos outros como os restaurantes e o Club de Playa Rocky Cay.

Mordomia pode se uma cadeira para colocar os pés de molho
Mordomia pode ser um monte de cadeiras para colocar os pés de molho

Eu gostei da mordomia de ter tudo por perto, inclusive o receptivo (Over Receptour) que cuidou dos transfers e alguns passeios, tem filiais dentro de cada propriedade. Por exemplo o meu voo de volta foi alterado e um atendente andou atrás de mim pelo hotel para avisar. Apenas lamentei o pouco tempo para desfrutar de toda esta estrutura, minha agenda estava lotada de programas e as oportunidades foram justamente quando um passeio foi cancelado pela condição do mar e quando tive o voo adiado por doze horas. Enfim, os dois são bons e atendem as necessidades de públicos diferentes. Relato as impressões de cada um:

 

ROYAL DECAMERON ISLEÑO

Meu quarto no Royal Decameron Isleño
Meu quarto no Isleño

É um ambiente novo com arquitetura alegre e excelente estrutura de lazer em frente à praia mais bonita de San Andrés (Sprat Bight lado oeste) e ao lado do aeroporto. Imagino que o arquiteto pensou primeiro nas piscinas e depois nos prédios e a estrutura ao redor. O difícil é escolher em qual ficar ou se o banho será no mar depois do portão ou na água doce dentro do resort.

Vista do meu quarto no Royal Decameron Isleño
Vista do meu quarto para algumas das piscinas e arquitetura típica da ilha

A recepção leva para um corredor enorme, de decoração moderna, composto por áreas de convivência, bares para os drinks e apresentações típicas durante a noite. Também tem sala de ginástica, spa e quiosques de lanches. O Club de Playa Rocky Cay está localizado ao lado com mais serviços dos quais não pude experimentar pelo pouco tempo, entretanto, foi bem recomendado pelos leitores, inclusive Fernanda deixou um comentário (leia aqui) citando Decameron Isleño como o melhor custo benefício por toda a estrutura da rede.

Corredor e recepção ao fundo Decameron Isleño
Corredor e recepção ao fundo
Café da manhã ouvindo o som do mar no Decameron Isleño
Café da manhã ouvindo o som do mar

Existe somente um grande restaurante buffet com muita variedade e alguns pratos mais elaborados. É o mesmo local onde são servidos café da manhã, almoço e jantar em mesas internas e outras para sentir a brisa do mar ao lado do jardim. Gostei bastante das comidas, desde o sabor até a apresentação, e em nenhum momento teve fila para se servir. Os funcionários foram sempre simpáticos e solícitos.

Banheiro clean e amplo
Banheiro clean e amplo

Todas as suítes são claras, amplas e com decoração leve. Possuem água quente (raro em San Andrés) secador de cabelo, televisão à cabo, ar condicionado e frigobar. Da varanda eu visualizava a praia, os jardins e algumas piscinas. O sinal WiFi é ótimo, livre e pega em todas as zonas do hotel, o que também  é raridade na ilha.

Achei uma excelente opção pela estrutura e, principalmente, para evitar trânsito e correria na hora de ir para o aeroporto. Pode aproveitar o resort até os últimos minutos sem preocupações.

RESERVE AQUI

Decameron Decameron Decameron Decameron Decameron Decameron Decameron Decameron

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ROYAL DECAMERON AQUARIUM

Um pedaço do oceano dentro do resort
Um pedaço do oceano dentro do resort

O complexo chama mais atenção de quem está navegando em barcos do que os passantes pela fachada, o motivo é a construção sobre o mar de Punta Hansa. As suítes ficam em prédios circulares interligados por passarelas, todas com vista para o mar (algumas não tem o horizonte, mas basta olhar pra baixo e ver a água ao redor). A estrutura em serviços se espalha entre decks sobre o oceano e amplo espaço em terra firme. São seis restaurantes, três bares, discoteca, piscina de água doce e natural de água salgada, centro de mergulho e esportes aquáticos e loja. Um painel anuncia as atividades diárias e outro exibe um mapa onde volta e meia precisava olhar pra me situar.

Prédios redondos vistos em alto mar
Prédios redondos vistos em alto mar

Em todos os quartos tem banho quente, secador de cabelo, televisão à cabo, ar condicionado e frigobar. O meu era amplo, iluminado por uma grande varanda com vista para o nascer do sol, apenas o banheiro era bem pequeno e precisava de manutenção. Estávamos em três amigas dividindo duas suítes conectadas por uma porta interna.

Suíte dupla no Decameron Aquarium
Suíte dupla no Decameron Aquarium
Macarrão com camarão no restaurante Tailandês
Macarrão com camarão no restaurante Tailandês

As comidas são simples e nada muito elaboradas nos dois restaurantes buffet, onde servem café da manhã, almoço e jantar. Tem fartura sempre e filas em determinados horários. Os outros quatro restaurantes são a la carte com pratos mais sofisticados como o Tailandês, onde o macarrão com camarões estava muito bom. No entanto, estes precisam ser reservados no início da manhã. Depois do almoço tem barraquinhas de sorvete e quando os restaurantes fecham, os bares e lanchonete permanecem abertos.

Bebida à vontade servida em copo de plástico
Bebida à vontade servida em copo de plástico

Os funcionários foram extremamente atenciosos e salvaram a minha câmera fotográfica com as imagens publicadas neste texto. De tanto circular pelas dependências sem preocupações, relaxei e deixei ela em algum lugar. Percebi horas depois e no Serviço de Atendimento ao Hóspede notificaram todos por rádio sem sucesso. Chateada, resolvi perguntar para o segurança na recepção antes de sair, ele disse que achou e lembrava de mim com ela pendurada, por isso entregou para o responsável pelo meu transporte. Inclusive o pessoal do Serviço de Atendimento foi muito gentil comigo e com cada hóspede que vinha pedir algo como adaptadores ou reservas.

Prédio circular sobre o mar
Prédio circular sobre o mar

O Royal Decameron Aquarium é bastante procurado o ano todo, para conseguir hospedagem é preciso reservar com dois a três meses de antecedência. Em novembro estava lotado e foi onde encontrei mais turistas brasileiros. Ruim é a internet ser paga, não funciona nos quartos e quando pegava, o sinal era fraco. Melhor andar poucas quadras até o calçadão para pegar o sinal rápido e aberto do governo.

RESERVE AQUI

 

Decameron Decameron Decameron Decameron Decameron Decameron Decameron Decameron Decameron Decameron Decameron Decameron

  • TOME NOTA

Só conseguimos vagas de última hora nessas duas hospedagens com o suporte da ALL REPS, operadora na Colômbia.

Para todas as informações úteis sobre esta viagem leia em Dicas aos viajantes – Caribe Colombiano

Eu, Renata e Gardênia relaxando no Decameron Aquarium
Eu, Renata e Gardênia relaxando no Decameron Aquarium

#JustFunCaribe é um projeto de Territórios e As Peripécias de uma Flor em parceria com Viajar é Tudo de Bom. Contamos com o apoio dos governos da Colômbia e San Andrés, bem como o trade local.

Estas hospedagens foram cortesias.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Veja o video e acompanhe todos os artigos sobre esta viagem

8
8
Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site e fotógrafa. Há 10 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo.

9 comments

  1. Oi Roberta!
    Estive em San Andrés em outubro/2014 e me hospedei no Decameron Marazul com a minha família. Infelizmente não posso dizer o mesmo da minha hospedagem. Lendo o seu post inclusive pensei “não pode ser a mesma rede de hotéis”…
    Achei a comida do buffet do Marazul razoável, mas difícil de tolerar por 1 semana. Claro que tinham os restaurantes para fazer reserva para o jantar, que acabaram me deixando um pouquinho mais feliz, mas ainda assim a comida não era excelente!
    Todas as vezes que precisamos de algum suporte no quarto, seja para levar uma toalha que a arrumadeira havia esquecido de colocar, ou para verificar o ar condicionado que funcionava mal, ficamos um tempão esperando e tínhamos que ligar várias vezes para cobrar.
    O ar condicionado era velho e sujo, o que deu uma alergia respiratória em mim e na minha filha (que tinha 1 ano na época).
    Ou seja, minha experiência foi bemmmm diferente! hehe
    Abraço,
    Laira

    1. Oi Laira, imagino que o serviço não seja igual a todos da rede, mas fui bem atendida nos dois dias que passei em cada hotel. Talvez em uma semana também ficaria enjoada com a comida

  2. Estive no de El Salvador, porem este parece ganhar de 10!

  3. Oi, Beta!
    Quando fui pra lá, me hospedei no Decameron Marazul e achei bem bom! O Beach Club é sensacional, passei várias tardes lá. Sobre os restaurantes, dependendo de qual hotel você estiver, poderá usufruir de outras opções nos hotéis da mesma rede. Fui em muitos e a comida geralmente era bem gostosa! O único ruim, como você comentou, é a necessidade de fazer a reserva pela manhã. No mais… Volto fácil para San Andres! Adorei o mar das sete cores! Bjs

    1. Oi Gabi! Também volto fácil para San Andrés e finalmente fiz um bom curso e aprendi a respirar com cilindro, em breve escrevo sobre o mergulho por lá. Tu deves ter feito, né? beijos

      1. Sim!!! Acredita que a minha primeira experiência foi lá?
        Fiz o batismo com uma operadora que tinha no próprio Decameron Marazul, a Seagarden. Voltei e fiz o curso. Já mergulhei um bocado depois, amo!!! Da pra fazer uma Fun Dive trip de blogueiras, kkk… Bjs

  4. Oi, Beta!
    Quando fui pra lá, me hospedei no Decameron Marazul e achei bem bom! O Beach Club é sensacional, passei várias tardes lá. Sobre os restaurantes, dependendo de qual hotel você estiver, poderá usufruir de outras opções nos hotéis da mesma rede. Fui em muitos e a comida geralmente era bem gostosa! O único ruim, como você comentou, é a necessidade de fazer a reserva pela manhã. No mais… Volto fácil para San Andres! Adorei o mar das sete cores! Bjs

Deixe uma resposta