maior moeda de ouro do mundo

Conheça a maior moeda de ouro do mundo em Perth

A maior moeda de ouro já produzida encontra-se em exposição no Perth Mint, na capital da Western Australia. O objeto é um valioso chamariz, mas a centenária refinaria tem outros atrativos relacionados ao mundo da mineração e da riqueza que valem a visita.

A mania de grandeza tem motivo, afinal as três maiores pepitas de ouro foram encontradas no país, sendo uma delas perto de Perth. E por este motivo, a história da cidade e da Perth Mint se entrelaçam. Durante a corrida do ouro do século XIX, mineradores de toda Austrália e outras partes do mundo invadiram a inóspita e isolada Western Australia. Na época não havia muita estrutura e apenas aborígenes se sentiam confortáveis em circular pelo deserto de Kalgoorie e Coolgardie, local onde se concentravam as pepitas. Inclusive, a ajuda dos locais foi essencial aos primeiros exploradores.

Mas a dificuldade em transportar o produto bruto até a refinaria mais próxima (5 mil quilômetros até Sydney), assim como a falta de dinheiro (moedas de ouro) circulando, forçou o governo britânico a criar a Perth Mint em 1899. Lembrando que Austrália era colônia da Inglaterra. Logo, depositar todos os achados em ouro cru na casa da moeda oficial era a única opção dos mineradores para ter suas riquezas refinadas e cunhadas.

Além de estar em prédio histórico, onde ocorreu o mencionado acima, quem visita Perth Mint pode comprar, vender, investir, interagir e aprender no tour guiado. Eu fiz os dois últimos e conto como foi estar na casa da moeda mais completa de todas.

 

Tour inclui demonstração ao vivo da forma de fazer barra de ouro puro
Tour inclui demonstração ao vivo da forma de fazer barra de ouro puro

O tour Guided Heritage Walk

Guia mostra réplica das maiores pepitas encontradas na Austrália
Guia mostra réplica das maiores pepitas encontradas na Austrália

A visita guiada se divide em três momentos: conversa informal, museu do ouro e apresentação ao vivo. Primeiro um guia recebe o grupo na frente do prédio e começa a contar em detalhes sobre os primórdios da corrida do ouro na Austrália e curiosidades atuais. Exibe réplicas das pepitas e traz um monte de informação sem ser cansativo.

Depois, entramos na tecnológica Gold Exhibition (sala de exibições). Onde o destaque é a moeda de ouro de 1 tonelada girando em cima da mesa fortemente protegida por aparatos de segurança. A parede vira uma tela de cinema e apresenta um vídeo bem bonito falando da criação do universo e elementos químicos que envolvem nossa vida até hoje. Na mesma sala, diversos objetos contam curiosidades sobre as pedras preciosas e alguns permitem uma divertida interação. Pode tentar levantar uma barra de ouro de verdade com a mão (não consegui) ou ver quanto seu peso vale em ouro. Se gordura fosse moeda de troca eu seria 3 milhões de dólares mais rica!

Guia exibe barra de ouro puro moldada na hora
Guia exibe barra de ouro puro moldada na minha frente
Medalhões à venda no final do tour
Medalhões à venda no final do tour

Na sequência, acontece uma apresentação mostrando como se molda barras de ouro do modo tradicional – Gold Pour. Exatamente como faziam no mesmo local décadas atrás. Também com muita segurança para todos os envolvidos porque derreter ouro puro precisa de temperaturas altíssimas.

Por fim, a oportunidade de gravar uma mensagem em um medalhão personalizado em minutos antes de seguir para a loja. O corredor tem parede de vidro mostrando a produção dos produtos criados ali como moedas colecionáveis.

 

Presentes originais na lojinha
Presentes originais na lojinha

Comprar ouro, souvenir e itens de colecionador

Definitivamente, Perth Mint não tem uma lojinha de souvenir qualquer. Está mais para um misto de joalheria com loja de presentes icônicos e casa de câmbio. Vende barras de ouro e outros metais preciosos, joias, presentes personalizados e praticamente tudo o que estiver ouro envolvido. Por exemplo o azeite com rótulo de ouro ou a embalagem de perfume com detalhes em ouro.

Azeites com preços razoáveis
Azeites trufados com preços razoáveis
Moeda de 2 mil dólares
Moeda de 2 mil dólares

Contudo, os valores são para todos os bolsos e tem itens em promoção. Eu gostei, é lugar pra comprar presentes originais ou adquirir algo especialmente personalizado.

 

Rainha Elizabeth ilustra a maior moeda de ouro do mundo
Rainha Elizabeth ilustra a maior moeda de ouro do mundo

A maior moeda de ouro do mundo

Avaliada em U$ 43,4 milhões de dólares americanos por ser 99,99% ouro puro, a moeda mais valiosa do mundo foi criada pela Perth Mint em 2011. O peso de 1 tonelada e tamanho de 80 centímetros de diâmetro e 12 de espessura renderam imediatamente um lugar no Guiness Book.

Mas a quantidade de ouro não vale todos esses dólares. Alguns podem se perguntar. A super valorização se deu na estratégia de lançamento da peça. Aproveitaram a visita da rainha da Inglaterra, cujo rosto está estampado no lado da coroa, para mostrar a ela a criação e assim atrair toda a atenção da imprensa mundial. Pronto! Com fotos mostrando a moeda ao lado da rainha Elizabeth durante visita a Austrália, o valor disparou.

 

Entrada do prédio histórico tem estátua dos primeiros mineradores
Entrada do prédio histórico tem estátua dos primeiros mineradores

Perth Mint

Perth Mint é atualmente a única refinaria de ouro da Austrália, além de ser a única casa da moeda estadual no país. As moedas oficiais de circulação da Western Australia são forjadas por eles que fazem parte do restrito grupo confiável na produção de peças em ouro, prata e platina global. Também criam objetos para a indústria em geral como os produtos exibidos na loja.

 

Réplica da pepita de ouro de 40 milhões de anos encontrada em 1995 em Kalgoorlie
Réplica da pepita de ouro de 40 milhões de anos encontrada em 1995 em Kalgoorlie exibida no museu

Tome Nota

PERTH MINT fica na 310 Hay Street e funciona diariamente das 9h às 17h30. A loja é aberta, mas o tour é pago. Para comprar ingressos e produtos visite o site. Na propriedade tem o café com pacotes promocionais para fazer o tour e lanchar no jardim antes ou depois do passeio.

A visita guiada acontece de hora em hora até o meio da tarde. Durando cerca de uma hora.

Não pode fotografar nem filmar lá dentro, eu como veículo de comunicação, consegui permissão para escrever este artigo. Mas foi burocrático, então aproveite o relato para ver imagens originais.

Perth Mint
Segurança reforçada dentro do Perth Mint

Perth MintPerth MintPerth MintPerth Mint

 

©Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

O que fazer em Perth, outros passeios:

10 dicas para aproveitar Perth

Rottnest Island de bicicleta

Elizabeth Quay

Botanical Garden

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site e fotógrafa. Há 11 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo.

Deixe uma resposta