NOTÍCIAS

Como? Onde? Quando? Março traz inovação, tradição e turismo


Para alguns, o ano só começa em março, já outros preferem aproveitar o resto do verão para viajar e encontrar preços mais atraentes e destinos mais tranquilos. Conforme o levantamento da operadora CVC, viajar entre março e até meados de junho custa, em média, 30% mais em conta se comparado com a Alta Temporada. Portanto, vale muito a pena viajar em março e minha próxima viagem será Uruguai. Embora não consiga visitar todos os eventos interessantes, selecionei alguns para você aproveitar se passar por algumas dessas cidades: Bariloche e Mendoza (Argentina), Porto Alegre e Rio Grande (RS), São Paulo (SP) e Tacuarembó (Uruguai).

Festa Nacional da Vindima em Mendoza continua em março

A colheita das uvas nos vinhedos de Mendoza começou em fevereiro, com seu ápice com a Festa Nacional da Vindima para celebrar os resultados em uma das mais prestigiadas regiões vinícolas do mundo.

O que: a Festa da Vindima celebra a colheita das uvas com um grande evento cultural.
Quando: até 4 de março.
Quanto: dependo do atrativo e são vários com preços dos mais variados.
Como: são quatro dias de espetáculos que trazem apresentações de música, teatro e dança, unindo orquestras, atores, bailarinos folclóricos e de dança contemporânea. O tema desse ano será Coronados de história y futuro.
Onde: os espetáculos acontecem no Teatro Griego Frank Romero Day, mas há atividades nas vinícolas e nas praças da cidade de Mendoza, na Argentina.

Inspire-se: com nossa visita à cidade durante o mês de fevereiro.

Homem serve taças de vinho em ambiente escuro com luz direcionada
Visita a vinícola em Mendoza

Festimar

O festival que celebra o mar traz shows gratuitos como Nenhum de Nós, competições esportivas e oportunidade de experimentar tainha fresca assada inteira em praça pública.

O que: Festival do Mar com atrações musicais, esportivas, gastronômicas e divertidas.
Quando: 21 e 31 de março.
Onde: no Mercado de Rio Grande.
Quanto: gratuito.
Inspire-se: com meu artigo sobre o que ver na cidade de Rio Grande.

Tainhas no espeto de pau preparadas na brasa são servidas em março durante a Festimar.
Tainhas na brasa

South Summit Brasil

O South Summit surgiu há 11 anos em Madri, na Espanha, e se tornou um evento líder no ecossistema de inovação e empreendedorismo, sendo uma das principais conferências do Sul da Europa. Em 2022 aconteceu pela primeira vez em outro continente e o sucesso garantiu os próximos dois anos no mesmo local. Participei da primeira edição brasileira e recomendo pelo aprendizado, networking (pessoas de mais de 50 países), reencontros e abrir a mente para novas ideias ou validar alguns projetos, eu mesma sai com a cabeça borbulhando.

Pessoas assistem palestra com duas pessoas no palco verde no mês de março
Palestras lotadas no South Summit

O que: 3ª edição do evento South Summit Brasil reúne startups, investidores e entusiastas de tecnologia e inovação. São milhares de oportunidades de encontros com pessoas interessantes, palestras e atrativos culturais ao ar livre em um dos cenários mais bonitos da capital.
Quando:
nos dias 20, 21 e 22 de março. Começa pela manhã e pode terminar de madrugada se ficar para o happy hour nos bares ao redor.
Onde: no Cais Embarcadero, em Porto Alegre.
Como: compre ingressos e veja a programação no site.
Quanto: a partir de R$ 799 com desconto para grupos, confira com o SEBRAE da sua cidade valores bem melhores para empreendedores.

Feira UGART

Sendo UGART a sigla para União Gaúcha das Operadoras e Representantes de Turismo, a feira é de negócios para profissionais de turismo. Costumo participar para descobrir as novidades nos destinos participantes e fazer novos contatos.

O que: 38ª Feira UGART
Quando:
de 22 a 23 de março.
Onde: no Barra Shopping, em Porto Alegre.
Como: faça a sua inscrição pelo site https://feiraugart.com.br/inscricoes/. 

Turismo na Consolação

Pode parecer macabro para alguns, mas visitar cemitérios é um passeio super interessante para quem gosta de história, personalidades e arte cemiterial. Se já pensou em incluir os cemitérios La Recoleta, em Buenos Aires, e Père Lachaise, em Paris, não deve perder a oportunidade de fazer um tour gratuito pelo Cemitério da Consolação. A Consolare, concessionária responsável pela gestão do cemitério da Consolação, abriu ingressos para as visitas mediadas deste ano. Em 2023, mais de 1200 pessoas participaram dos encontros.

Conhecido como um museu a céu aberto, o Consolação foi inaugurado em 15 de agosto de 1858 e possui túmulos de personalidades como Tarsila do Amaral, Luís Gama, Marquesa de Santos, Ramos de Azevedo, Antoninho da Rocha Marmo, Mário e Oswald de Andrade, Monteiro Lobato, além de obras de importantes escultores, tais como Victor Brecheret, Nicola Rolo e Luigi Brizzolara.

O que: visitas mediadas por Francivaldo Gomes, conhecido como Popó, funcionário da prefeitura que realiza o tour há mais de 20 anos no Consolação, e Patrick Gomes, seu filho e funcionário da Consolare.
Quando: todas as segundas-feiras das 14h às 16h. A partir de 11 de março até final de maio.
Onde: Cemitério da Consolação na rua da Consolação, 1660, Consolação, São Paulo.
Quanto: gratuito com ingressos disponibilizados na plataforma Sympla, mas o limite é 50 participantes por encontro. Em caso de chuva, o encontro sempre é cancelado e o ingresso perde a validade.

Lollapalooza Brasil

Fundado por Perry Farrel em 1991 como um festival itinerante, o Lollapalooza inova na cultura de festivais há 30 anos. Presente no Brasil desde 2012, se tornou um dos mais relevantes festivais da América Latina e já chegou com proposta de ser um evento neutro em carbono. Com apresentações divididas entre quatro palcos simultâneos, traz artistas como Blink-182, Arcade Fire, Paramore, Limp Bizkit, Titãs, SZA e Sam Smith e muitos outros.

O que: 11ª edição do festival de música Lollapalooza Brasil.
Quando:
nos dias 22, 23 e 24 de março.
Onde: no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Como: compre ingressos no site https://www.ticketmaster.com.br/event/lollapaloozabr.
Quanto: a partir de R$ 1200, mas pode ter desconto entrada social e meia-entrada.
Dica: não deixe a hospedagem para a última hora. Veja opções agora.

Festa Nacional do Chocolate será em março

Turistas e moradores locais terão a oportunidade de participar de uma das festividades mais esperadas de Bariloche e experimentar o produto artesanal mais característico da região, o chocolate. Inclusive, essa será a primeira edição em que Bariloche se torna destino da Rota Mundial do Cacau, acordo estabelecido durante a última Feira Internacional de Turismo.

O que: um evento gastronômico tradicional na Argentina que contará com a maior barra de chocolate do mundo.
Quando: de 25 a 30 de março, durante a celebração da Páscoa.
Onde: a Rua Mitre, via principal da cidade, fica decorada durante toda a festividade, mas há atrações por toda San Carlos de Bariloche.
Como: os visitantes podem desfrutar de diversas atividades para toda a família, entre elas estão o Passeio do Chocolate, degustação às cegas, teatro e visita à Casa do Coelho. O Centro Cívico recebe o Chocolate Show, com música e luzes. Informações: @barilochebrasil.
Inspire-se: com nossa visita à cidade durante o mês de setembro.

Festa Nacional do Chocolate acontece em março, em Bariloche
Festa Nacional do Chocolate em Bariloche – Imagem: Emprotur Bariloche

Como? Onde? Quando? é um espaço para publicação de notas e novidades relacionadas aos destinos por onde já passamos e recomendamos.

Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Write A Comment