Quando se caminha pelas ruas da Cidade de Quebec (localizado na província de mesmo nome), a impressão que se tem é que você não está no Canadá ou na América do Norte, mas em alguma parte da França e até da Europa Medieval.

Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

AGILIZE SUA VIAGEM
Saiba quanto custa o seguro viagem para o Canadá

Viaje com Internet desde o Brasil, escolha a melhor forma

Vai alugar um carro? Veja na Rental Cars

Quer agendar passeios e transfer agora no Canadá? Use a Get Your Guide ou saiba como funciona

As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça a autora ou deixe um comentário.

Acesso rápido: Relato | O que fazer | Tours | Onde dormir | Como chegar | Quando ir | Por onde começar

Parte das muralhas
Parte das muralhas

Na sua parte mais antiga, há carruagens circulando, muralhas, prédios mais parecidos com castelos, ruas estreitas e igrejas imponentes. As raízes com o país colonizador continuam fortes e são anualmente festejadas em calendários de eventos. Cheguei justamente numa dessas celebrações, a Saq New France Festival, onde os moradores revivem costumes dos séculos 17 e 18, vestem-se à caráter, produzem produtos típicos, cantam e dançam as influências francesas recebidas, na região conhecida como Velha Quebec.

Encenação do Festival New France
Encenação do Festival New France
Prédio do Parlamento ao fundo com fonte
Prédio do Parlamento ao fundo com fonte

É exatamente junto a essa área onde se concentram os principais pontos turísticos da cidade, que podem ser deliciosamente aproveitados a pé. Comece o tour desbravando as Muralhas da Cidade (Citadelle), ainda em funcionamento e uma das mais antigas das Américas. Oferecendo uma vista espetacular da cidade e do Rio São Lourenço, com mais de quatro quilômetros de extensão, é possível acompanhar a troca da guarda, que ocorre diariamente às 10h da manhã.

Do lado, fica localizado um dos parques preferidos dos quebecois, o Parc des Champs de Bataille, nas Planícies de Abraham. Com mais de cem anos, o parque está num dos locais onde ocorreram algumas das batalhas entre ingleses e franceses. Se o passado era de guerra, os tempos atuais ficam marcados por inúmeras práticas esportivas e paisagens bucólicas. O parque tornou-se tão importante para a cidade que foi palco para receber os astros Paul Mccartney e Celine Dion por ocasião da comemoração de 400 anos de fundação da cidade, evento ainda hoje lembrado pelos moradores, quatro anos depois de ocorrido.

A Velha Quebec

Parc des Champs de Bataille
Parc des Champs de Bataille

Outro passeio imperdível está em circular a pé ou de carruagem pelas ruas estreitas e charmosas da Velha Quebec. Indo até as proximidades do Chatêau Frontenac, um hotel que mais parece com um castelo e tornou-se, por isso, ponto turístico. Junto dele, que fica no alto da cidade, é possível acessar uma escada que leva para o porto e mais ruas e ruas estreitas e charmosas. Uma das minhas preferidas é a rua Sous-Le Fourt, cheia de lojas de produtos e artesanatos locais. Se você puder, recomendo um passeio de barco saindo desse mesmo porto. Oferece um outro ponto de vista da cidade. Faça no pôr do sol. É imperdível.

Vista do Rio São Lourencço para a cidade e Chateau de Frontenac
Vista do Rio São Lourencço para a cidade e Chateau de Frontenac
Na porta para a Velha Quebec
Na porta para a Velha Quebec

Outros pontos turísticos:

Prédio do Parlamento
Localizado em frente ao acesso que leva à Velha Quebec.

Parque Jacque-Cartier
Fica 20 minutos distante da cidade e oferece além de lindas paisagens, estrutura para a prática de esportes como canoagem, trekking, entre outros.

Cachoeira Montmorency
Existem diversos passeios para visitar a queda d’água de 86 metros de altura, mas já aviso que o impacto não é o mesmo que visitar Niagara.

Castelo em Quebec
Parecem castelos em Quebec

Clique aqui se as imagens não aparecem no seu celular. Será direcionado para site parceiro do Territórios.

Tome Nota Quebec

Tente ficar hospedado em uma Bed and Breakfast. Você terá a oportunidade de conhecer melhor a cultura quebecois. Eu fiquei hospedada na Villa Montcalm, que fica perto dos pontos turísticos e tem um serviço muito hospitaleiro e um café da manha especial. Outra opção é o albergue Hostelling Quebec.

Tente chegar ou sair de Quebec utilizando a famosa linha de trem. Vale a pena conferir as lindas paisagens dessa região e ainda ter todo o conforto que esse meio de transporte oferece.

Melhor época do ano para ir: Quebec oferece atrações em todas as estações, mas convém lembrar que o inverno é rigoroso e somos pouco acostumados.

Lá não existe a estrutura que se encontra em outras cidades, como Montreal ou Toronto. Por isso, talvez seja melhor ir nas estações mais quentes. A partir de julho, há diversas comemorações acontecendo, como dia 3 (fundação da cidade).

A SAQ que citei na matéria ocorre entre os dias 3 e 7 de agosto.

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Por onde começar a planejar a viagem

  1. Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
  2. Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
    2.1 Avalie levar dados de internet e vá comprando a moeda aos poucos.
  3. Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.
  4. Sem tempo para pesquisar? Clica no botão e preencha o formulário para entrarmos em contato com uma solução para você.
Inscrição para participar da viagem

A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.

^ Voltar início ^

Territórios é afiliado e ganha comissão por reserva consolidada. Mas você não paga nada a mais por isso e ainda colabora com o nosso trabalho de curadoria de conteúdo. 

Você está em INICIAL » CANADÁ » QUEBEC » Cidade de Quebec: orgulho de ser francesa
Autor Carol Leal

Jornalista, doutora em Ciências Sociais pela PUC-RS. Não se considera uma mochileira, mas nem tão pouco uma "piriguete dos embarques"... podemos dizer que planejamento e pechincha em viagens é com ela mesmo. Seis meses antes já tem tudo programado: da passagem reservada ao mergulho cultural para não fazer feio nas interações. Claro que isso não evitou uma série de "pagações de mico" e outras histórias hilárias, o que deu um tempero extra às diversas aventuras. Para Carol, viajar é como uma terapia... é um encontro com o auto-conhecimento, de vislumbrar novas sensações, experiências e amizades para toda a vida.

1 Comment

Write A Comment