Bandeira do Uruguai

Chuy, a porta de compras para o litoral do Uruguai

A porta de entrada para a maioria das pessoas que vai viajar de carro pelo litoral do Uruguai é o inferno das compras nos feriados e alta temporada. Chuy é bem pequena e feia de ver, já o trânsito pode ser caótico porque os dois quilômetros da Avenida Internacional, também chamada Uruguai ou Brasil conforme a sua posição, ficam lotadas de carros sem saber se obedecem as regras brasileiras ou uruguaias. Apenas um canteiro separa a Chuí brasileira da Chuy uruguaia em uma rua cheia de comércio livre de impostos.

 

A parada é obrigatória conforme o seu próximo destino e estilo de viagem. Se for acampamento ou atividades na natureza, vai encontrar tudo o que procura por preços excelentes nas lojas e mercados. A dica vale igualmente se for inverno ou época de liquidação, roupas de lã e marcas internacionais tem para todos os gostos e tamanhos. Uma coisa boa é entrar no clima e começar a aproveitar a culinária uruguaia provando um pancho ou levando quitutes para comer na estrada.

Fronteira oficial do Brasil com Uruguay é dentro do Chuy
Fronteira oficial do Brasil com Uruguay é dentro do Chuy

Guarde a tentação consumista de comprar perfumes, eletrônicos e qualquer coisa que não seja realmente útil no roteiro para o final da viagem. Se não voltar pelo Chuy, vai encontrar praticamente as mesmas lojas em Melo, Rivera e Rio Branco. Sendo as duas últimas lugares bem mais bonitos e agradáveis.

Bizcochos e media lunas nas padarias
Bizcochos e media lunas nas padarias

Deu para perceber que Chuy não é minha cidade preferida, no entanto, tem seus atrativos históricos, gastronômicos e de azar. Pra quem gosta de jogar, já pode reservar um tempo e dinheiro para o Cassino.

Onde comer

Mesmo pequeno, o município tem bastante opções, deixo os endereços de alguns que costumo frequentar:

O que comer na fronteira com o Uruguai
O que comer na fronteira com o Uruguai
Trailer vendendo pancho tem dois bons, um na esquina da Avenida Brasil com a rua Laguna de los Patos e outro com a rua Laguna Negra. As vezes tem um menor na frente da casa de câmbio da Avenida Brasil. Para comer sentado em ambiente climatizado e ainda escolher outros pratos, o pancho do Don Quijote é muito bom e o mais caro. Na Avenida Brasil, 507.

LA QUESERIA pra comprar fiambres e temperos. Fica na Avenida Brasil, 643. Pegue a nota fiscal pra comprovar ser é um produto uruguaio ou será apreendido na próxima vigilância sanitária. Se voltar para o Brasil, pode trazer desde que seja em pouca quantidade.

PANADERIA GIANINN ou PANADERIA ZOE para comprar doces, biscoitos e as deliciosas media lunas. A primeira fica na General Artigas, esq. Guaiba e a segunda na Av. Brasil entre as ruas Arroyo San Miguel e Rio San Luis. Ainda tem outra que não lembro o nome. Fica mais adiante na Artigas, do lado direito de quem vem da Av. Internacional. É muito simples e sempre tem media luna quando as outras já venderam tudo.

Também pode atravessar para o lado brasileiro e comer pizza a metro no estilo uruguaio. IL FORTE PIZZA tem variedade em sabores, preço bom e atendimento familiar em português sem sotaque. Oferece lanches e bastante espaço na Avenida Brasil, 391.

Próximo dali tem o Forte San Miguel e o oceano atlântico. A praia com formações rochosas possuí um farol e é dividida entre os dois países da mesma forma que o município. Do lado brasileiro se chama Barra do Chuí, e do lado uruguaio Barra del Chuy. Um canal não permite a passagem pela areia, é preciso cruzar a fronteira pela estrada.

O FORTE DE SAN MIGUEL teve sua construção iniciada em 1734 pelos espanhóis, contudo, foi finalizada por portugueses. Passou séculos abandonado e foi declarado monumento nacional após sua restauração em 1937. O fosso e ponte levadiça ainda são originais, enquanto o interior foi ambientado para ter cara de museu. Hoje o Museu da História Militar. Esta situado dentro das áreas protegidas do Parque Nacional San Miguel.

Compras no Chuy

E como compras é a maior atração da cidade, separei as que frequento há décadas.

DFA tem bastante variedade em produtos e o melhor atendimento
DFA tem bastante variedade em produtos e o melhor atendimento
NEUTRAL DUTY FREE SHOP é a maior, mais bonita, tem áreas exclusivas para algumas marcas internacionais e uma adega. Tem grande variedade em produtos, muitos caixas e banheiro para clientes. Mas nem sempre é a mais barata ou tem o melhor atendimento. O endereço é na Av. Brasil 285.

DUTY FREE AMERICAN – DFA fica ao lado e funciona nos mesmos horários e estilo da Neutral. Mas com o melhor atendimento entre os grandes free shops. Te ajudam quando precisa ou te deixam à vontade.

SAINT HONORÉ FREE SHOP tem destaque maior para perfumaria, mas tem vestuário, eletrônicos e bebidas. É sempre bom dar uma olhada porque pode encontrar boas promoções. Localizada na Av. Brasil esquina General Artigas. Natural chama atenção pelos eletrônicos e produtos para casa, porém, também tem perfumaria, vestuário e bebidas. Fica na Av. Brasil, 465.

CENTER FREE SHOP tem variedade como os outras, o diferencial é um andar inteiro para pesca e camping onde sempre dou uma parada para ver as novidades. Perfeita antes do acampamento no Parque Santa Teresa. Na Avenida Brasil, 643.

TIENDAS MONTEVIDEO é a preferida da minha mãe para cama, mesa e banho. Fica na General Artigas 147.

INDIAN é lugar para comprar roupas e acessórios legais com preços excelentes, entretanto. Apenas é preciso verificar bem se a peça não está com defeito, principalmente em época de liquidação quando fazem balaios. Já trouxe blusas e vestidos que renderam elogios dos amigos. Está na Avenida Brasil, 405.

Todas oferecem guarda-volumes e não permitem entrar com sacolas. A maioria fecha às 19h e só abre aos domingos em feriados e alta temporada.

Neutral Free Shop presente em todas as fronteiras do Brasil com Uruguai
Neutral Free Shop presente em todas as fronteiras do Brasil com Uruguai

Tome Nota

FORTE DE SAN MIGUEL abre diariamente das 10h às 19h entre dezembro e março. Na baixa temporada funciona de quarta a domingo e fecha às 17h.

Muito cuidado ao usar o CELULAR, o aparelho se confunde e pode pegar o sinal do país vizinho e isto implica em roaming internacional. Melhor desligar os dados e só atender quando verificar que está marcando o sinal da sua operadora no Brasil.

Limite de compras: todo brasileiro tem um limite de compras no exterior sem pagar impostos. O limite por via terrestre é de US$ 300,00. Se ultrapassar, deve declarar no próximo posto da Receita Federal, no caminho para Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul.

Hotel no Chuy: embora a melhor opção seja escondida na Barra do Chuí (lado brasileiro), tem opções e recomendo as que meus pais e amigos gostam de ficar.

Cama no quarto compartilhado do hostel
Cama no quarto compartilhado do hostel

GUAMINÍ HOSTEL é integrado à natureza com escolha entre privativo e compartilhado. A decoração e jardim são de muito bom gosto e descontração. Oferece café da manhã em cozinha ao ar livre; áreas comuns com vídeos, jogos e wifi; e garagem coberta. Tem suíte privativa com banheiro e quartos para duas pessoas com banheiro compartilhado. O banheiro grande para atender a todos sem sufoco. É tranquilo, perto da praia e o fato de ser apenas duas camas por quarto é perfeito para quem viaja em dupla e ainda não se animou a experimentar um hostel. Fica no Balneário Puesta del Sol na Barra do Chuí, distante 7 km da fronteira. O acesso é pela RS 699 em direção ao mar. Basta cuidar a placa do hostel, dobrar a esquerda e seguir por mais 100 metros. Inscreva-se no AIRBNB NESTE LINK para ganhar R$ 100 reais em crédito na primeira reserva.

NUEVO HOTEL PLAZA fica em frente à praça principal ao lado de free-shops e terminal de ônibus. O quarto possui ar-condicionado, televisão, pouco espaço e móveis antigos. O café da manhã está incluso na diária e tem restaurante dentro do hotel. As acomodações são para três pessoas.

RESERVE AQUI

HOSTERIA FORTIN DE SAN MIGUEL tem sido a escolha de alguns amigos em viagens recentes. O forte mencionado acima adaptou uma área para hospedagem dentro da preservada construção de pedra datada de 1734. Segundo eles, é diferente, tranquilo, simples e rústico, o destaque vai para o atendimento dos funcionários e as refeições.

RESERVE AQUI ou ENCONTRE OUTRAS

Como chegar: carro ou ônibus são as únicas opções e não existe locadora de carros na cidade. Deve vir com o seu veículo ou pegar o transporte público para Punta del Este ou Montevidéu, distantes 217 km e 340 km respectivamente, se a ideia for alugar um para viajar pelo país. Reserve com nosso parceiro Rental Cars. No verão o ônibus RUTAS DEL SOL parte diariamente do Chuy para a capital com paradas em todas as cidades. Depois da Páscoa os horários são reduzidos. Quem vem de Porto Alegre ou extremo sul do Brasil pode pegar o ônibus leito que vai direto para o Chuy com mais conforto.

©Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Conheça destinos perto do Chuy:

Era uma praia de pescadores

O Parque Santa Teresa Balneários de Rocha

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site e fotógrafa. Há 11 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo.

2 comments

  1. Recomendo ir direto na DFA e esquecer as outras lojas, o único lugar com atendimento diferenciado.
    O hostel Guaimim foi uma grata surpresa. Rustico, aconchegante e charmoso. Integrado a natureza, feitos pelos próprios donos e esta riqueza de detalhes fica evidente na decoração como nos pequenos luxos como caixa de som no banheiro ☺ Sabem decorar também! Fomos bem recebidas. Voltarei com certeza.

    1. Depende do teu interesse. Gosto bastante do Center, mesmo que não seja o melhor atendimento

Deixe uma resposta