Bandeira do Uruguai

Chuy, a porta de compras para o litoral do Uruguai

A porta de entrada para a maioria das pessoas que vai viajar de carro pelo litoral do Uruguai é o inferno das compras nos feriados e alta temporada. Chuy é bem pequena e feia de ver, já o trânsito pode ser caótico porque os dois quilômetros da Avenida Internacional, também chamada Uruguai ou Brasil conforme a sua posição, ficam lotadas de carros sem saber se obedecem as regras brasileiras ou uruguaias. Apenas um canteiro separa a Chuí brasileira da Chuy uruguaia em uma rua cheia de comércio livre de impostos.

A parada é obrigatória conforme o seu próximo destino e estilo de viagem. Se for acampamento ou atividades na natureza, vai encontrar tudo o que procura por preços excelentes nas lojas e mercados. A dica vale igualmente se for inverno ou época de liquidação, roupas de lã e marcas internacionais tem para todos os gostos e tamanhos. Uma coisa boa é entrar no clima e começar a aproveitar a culinária uruguaia provando um pancho ou levando quitutes para comer na estrada.

Fronteira oficial do Brasil com Uruguay é dentro do Chuy
Fronteira oficial do Brasil com Uruguay é dentro do Chuy

Guarde a tentação consumista de comprar perfumes, eletrônicos e qualquer coisa que não seja realmente útil no roteiro para o final da viagem. Se não voltar pelo Chuy, vai encontrar praticamente as mesmas lojas em Melo, Rivera e Rio Branco. Sendo as duas últimas lugares bem mais bonitos e agradáveis.

 

Bizcochos e media lunas nas padarias
Bizcochos e media lunas nas padarias

Deu para perceber que Chuy não é minha cidade preferida, no entanto, tem seus atrativos históricos, gastronômicos e de azar. Pra quem gosta de jogar, já pode reservar um tempo e dinheiro para o Cassino.

Onde comer

Mesmo pequeno, o município tem bastante opções, deixo os endereços de alguns que costumo frequentar:

Trailer vendendo PANCHO tem dois bons, um na esquina da Avenida Brasil com a rua Laguna de los Patos e outro com a rua Laguna Negra. As vezes tem um menor na frente da casa de câmbio da Avenida Brasil.

LA QUESERIA pra comprar fiambres e temperos. Fica na Avenida Brasil, 643. Pegue a nota fiscal pra comprovar ser é um produto uruguaio ou será apreendido na próxima vigilância sanitária. Se voltar para o Brasil, pode trazer desde que seja em pouca quantidade.

PANADERIA GIANINN ou PANADERIA ZOE para comprar doces, biscoitos e as deliciosas media lunas. A primeira fica na General Artigas, esq. Guaiba e a segunda na Av. Brasil entre as ruas Arroyo San Miguel e Rio San Luis. Ainda tem outra que não lembro o nome. Fica mais adiante na Artigas, do lado direito de quem vem da Av. Internacional. É muito simples e sempre tem media luna quando as outras já venderam tudo.

 

Próximo dali tem o Forte San Miguel e o oceano atlântico. A praia com formações rochosas possuí um farol e é dividida entre os dois países da mesma forma que o município. Do lado brasileiro se chama Barra do Chuí, e do lado uruguaio Barra del Chuy. Um canal não permite a passagem pela areia, é preciso cruzar a fronteira pela estrada.

O FORTE DE SAN MIGUEL teve sua construção iniciada em 1734 pelos espanhóis, contudo, foi finalizada por portugueses. Passou séculos abandonado e foi declarado monumento nacional após sua restauração em 1937. O fosso e ponte levadiça ainda são originais, enquanto o interior foi ambientado para ter cara de museu. Hoje o Museu da História Militar. Esta situado dentro das áreas protegidas do Parque Nacional San Miguel.

Compras no Chuy

E como compras é a maior atração da cidade, separei as que frequento há décadas.

NEUTRAL DUTY FREE SHOP é a maior, mais bonita, tem áreas exclusivas para algumas marcas internacionais e uma adega. Tem grande variedade em produtos, muitos caixas e banheiro para clientes. Mas nem sempre é a mais barata ou tem o melhor atendimento. O endereço é na Av. Brasil 285.

SAINT HONORÉ FREE SHOP tem destaque maior para perfumaria, mas tem vestuário, eletrônicos e bebidas. É sempre bom dar uma olhada porque pode encontrar boas promoções. Localizada na Av. Brasil esquina General Artigas.

Natural chama atenção pelos eletrônicos e produtos para casa, porém, também tem perfumaria, vestuário e bebidas. Fica na Av. Brasil, 465.

CENTER FREE SHOP tem variedade como os outras, o diferencial é um andar inteiro para pesca e camping onde sempre dou uma parada para ver as novidades. Perfeita antes do acampamento no Parque Santa Teresa. Na Avenida Brasil, 643.

TIENDAS MONTEVIDEO é a preferida da minha mãe para cama, mesa e banho. Fica na General Artigas 147.

INDIAN é lugar para comprar roupas e acessórios legais com preços excelentes, entretanto. Apenas é preciso verificar bem se a peça não está com defeito, principalmente em época de liquidação quando fazem balaios. Já trouxe blusas e vestidos que renderam elogios dos amigos. Está na Avenida Brasil, 405.

Todas oferecem guarda-volumes e não permitem entrar com sacolas. A maioria fecha às 19h e só abre aos domingos em feriados e alta temporada.

Tome Nota

FORTE DE SAN MIGUEL abre diariamente das 10h às 19h entre dezembro e março. Na baixa temporada funciona de quarta a domingo e fecha às 17h.

Muito cuidado ao usar o celular, o aparelho se confunde e pode pegar o sinal do país vizinho e isto implica em roaming internacional. Melhor desligar os dados e só atender quando verificar que está marcando o sinal da sua operadora no Brasil.

Limite de compras: todo brasileiro tem um limite de compras no exterior sem pagar impostos. O limite por via terrestre é de US$ 300,00. Se ultrapassar, deve declarar no próximo posto da Receita Federal, no caminho para Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul.

Hotel no Chuy: embora a melhor opção seja viajar mais 26 quilômetros pra ficar em La Coronilla ou em Punta del Diablo, tem algumas opções e recomendo as que meus pais e amigos gostam de ficar.

NUEVO HOTEL PLAZA fica em frente à praça principal ao lado de free-shops e terminal de ônibus. O quarto possui ar-condicionado, televisão, pouco espaço e móveis antigos. O café da manhã está incluso na diária e tem restaurante dentro do hotel. As acomodações são para três pessoas.

RESERVE AQUI

HOSTERIA FORTIN DE SAN MIGUEL tem sido a escolha de alguns amigos em viagens recentes. O forte mencionado acima adaptou uma área para hospedagem dentro da preservada construção de pedra datada de 1734. Segundo eles, é diferente, tranquilo, simples e rústico, o destaque vai para o atendimento dos funcionários e as refeições.

RESERVE AQUI ou ENCONTRE OUTRAS

Como chegar: carro ou ônibus são as únicas opções e não existe locadora de carros na cidade. Deve vir com o seu veículo ou pegar o transporte público para Punta del Este ou Montevidéu, distantes 217 km e 340 km respectivamente, se a ideia for alugar um para viajar pelo país. Reserve com nosso parceiro Rental Cars.

No verão o ônibus RUTAS DEL SOL parte diariamente do Chuy para a capital com paradas em todas as cidades. Depois da Páscoa os horários são reduzidos. Quem vem de Porto Alegre ou extremo sul do Brasil pode pegar o ônibus leito que vai direto para o Chuy com mais conforto.

©Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Conheça destinos perto do Chuy:

Era uma praia de pescadores 

O Parque Santa Teresa

Balneários de Rocha

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site e fotógrafa. Há 10 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo.

Deixe uma resposta