DOM PEDRITO

Almoço harmonizado na Guatambu


Tomar um bom vinho já um prazer e se for na terra onde ele é produzido melhor ainda. Agora imagina incluir neste contexto um churrasco típico em cenário de fazenda, uma estância do vinho e um dia ensolarado… Quem viaja para o Pampa Gaúcho pode aproveitar tudo isto e mais um tour, na vinícola que vem recebendo muitos elogios, durante o almoço harmonizado na Guatambu.

O texto continua após os serviços recomendados.

Leia todos os artigos sobre o Rio Grande do Sul

Ingressos e passeios na Serra Gaúcha e outros destinos

Alugue um carro e rode pelas estradas gaúchas com maior liberdade

Visita guiada na Guatambu

Era uma manhã de sábado, no início do outono, quando cheguei a vinícola para uma visita guiada antes do esperado almoço. Começou com caminhada nas vinhas ouvindo uma introdução aos tipos de uva e plantação até se juntar a outros grupos para percorrer todo o processo de produção dos vinhos e espumantes produzidos pela Guatambu. Dois especialistas respondem perguntas e vão contando curiosidades por mais de uma hora até alcançarmos o restaurante.

Restaurante no interior da Guatambu
Restaurante no interior da Guatambu
quero dicas do Brasil

O almoço harmonizado na Guatambu

Um amplo espaço tinha as mesas organizadas pelo nome da reserva e ao fundo um argentino preparava a parrilla auxiliado por ninguém menos que o proprietário da vinícola. Um dos diferencias do Pampa Gaúcho é ter o privilégio de falar com os donos e ver a satisfação que eles tem no seu trabalho. Esposa e filha também estavam envolvidas no evento e esbanjavam simpatia e elegância conversando com todos os presentes.

O público predominante era gaúcho da região e da capital, mas encontrei famílias de mineiros e paulistas encantados pelo lugar e ansiosos para provar a culinária gaúcha. E como eu já esperava, a qualidade dos alimentos estava impecável. Isto porque tudo vem da região, carnes, legumes e vegetais frescos acompanhados por vinhos finos.

A entrada tinha os pimentões que eu adoro
A entrada tinha os pimentões que eu adoro

Cada prato e bebida foram apresentados no seu tempo com recomendações para saborear da melhor maneira. E isto fez diferença quando provei o vinho Épico e não achei tão bom em um primeiro momento. Então disseram para mastigar o cordeiro antes de beber, fiz e a sensação foi muito melhor, um realçou o sabor do outro e caiu perfeito no meu paladar.

Churrasco na brasa+ Sabe quais são as comidas típicas do RS?

O menu

Guatambu Rosè Brut
Guatambu Rosè Brut

CHECK IN

Temper cheese de ervas finas e galletas

Espumante Poesia do Pampa Brut

ENTRADA

Linguicinha parrillera com pimentões grelhados recheados com queijo provolone

Rastros do Pampa Cabernet Sauvignon 2013

PRATO PRINCIPAL

Cortes de cordeiro e entrecot de carne hereford na parrilla

Arroz com amêndoas e espumante Poesia do Pampa Brut

Batata doré, feijão campeiro e saladas

Rastros do Pampa Tannat 2014

Épico (vinho alta gama – uvas Tannat, Cabernet Sauvignon, Merlot e Tempranillo)

SOBREMESA

Sorvete de creme com calda de vinho Rastros do Pampa Cabernet Sauvignon

Guatambu Rosé Brut

Produtos à venda
Produtos à venda

Depois da refeição, a maioria se dirige para a loja e aproveita os bons preços e produtos exclusivos com a marca da vinícola. Outros vão para rua curtir o sol, a paisagem ou um passeio de charrete. Nos dias mais frios, o churrasco é feito no tradicional fogo de chão ao ar livre que deve aquecer até a alma dos visitantes.

E depois de lagartear um pouco no sol, lá pelas das 3 horas da tarde, peguei o carro para continuar o meu roteiro pelo pampa Gaúcho.

CURIOSIDADE
Desde a última segunda-feira, Guatambu se tornou a primeira vinícola brasileira a utilizar somente energia limpa fornecida pelos painéis solares localizados na propriedade.

Jardim ao redor da casa
Jardim ao redor da casa

Se gostou da ideia, apenas é preciso se programar porque este é um evento mensal que exige reserva e planejamento na logística pra chegar até lá. Localizada no município de Dom Pedrito, 446 quilômetros de Porto Alegre ou 258 quilômetros do aeroporto mais próximo, a Vinícola Guatambu é a mais preparada de toda a região dos Vinhos da Campanha para receber turistas e apreciadores. Além destes eventos especiais, a loja fica aberta ao público diariamente e o tour ou degustação com tábuas de frio acontece sob agendamento.

Esta cidade é um dos destinos da Rota Farroupilha. Se prefere ter todo o conteúdo sobre este itinerário para consultar durante a viagem e ainda ter sugestão de roteiros com mapa interativo detalhado, adquira o guia Guia RS Rota Farroupilha >>

Guia RS pra levar na viagem e ler em qualquer aparelho

Tome Nota Guatambu

A Vinícola Guatambu Fica 15 km distante de Dom Pedrito. A agenda de eventos, bem como valores e contato para reserva, são informados pelo site.

A visita guiada é opcional e tem custo adicional.

Como chegar: é preciso estar de carro ou contratar agências de Pelotas, Bagé ou Porto Alegre que organizam excursões para visitar as vinícolas e incluem esta atração. A estância aparece na beira da estrada BR-293, entrada à esquerda de quem vem de Dom Pedrito no Km 265.

Aproveite que RS é um excelente destino para viagens de carro e alugue o seu no site da Rental Cars.

Onde dormir: recomendo a hospedagem no Hotel Alexandre, em Dom Pedrito. Fica em um prédio com mais de 100 anos de história que acabou de ser reformado e tem um café da manhã delicioso. Na rua Barão do Upacarai 1055.

Touca e blusa de proteção na visita guiada

Programação Vindima 2023 na Campanha Gaúcha

Lembre de levar repelente, protetor solar, óculos e se vestir de forma confortável para andar em terreno irregular.

Guatambu Estância do Vinho

Visitantes poderão participar da colheita da uva somente no dia 28 de janeiro de 2023.

Para valores e mais informações escreva contate pelo perfil no Instagram.

O almoço foi cortesia.

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » BRASIL » RIO GRANDE DO SUL » DOM PEDRITO » Almoço harmonizado na Guatambu
quero dicas do Brasil

Cidades e parques visitados no RS:

Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

4 Comments

  1. Paulo Afonso Reply

    Existe um calendário dos almoços harmonizados para o primeiro trimestre de 2024?

    • Roberta Martins Reply

      Ainda não, geralmente anunciam com 3-4 meses de antecedência.

      Costumo enviar agenda de eventos do RS para inscritos na nossa newsletter, basta colocar alguma cidade do Rio Grande do Sul como próxima viagem ao se cadastrar https://territorios.com.br/dicas-pais/

    • Roberta Martins Reply

      Degustação tem sempre, almoço somente em ocasiões especiais que são divulgadas no site da Guatambu. Veja o link acima.

Write A Comment